Home » Perda Auditiva » O que fazer quando o tímpano é perfurado?

O que fazer quando o tímpano é perfurado?

O que fazer quando o tímpano é perfurado?

 

Normalmente as pessoas acreditam que o tímpano é a parte responsável pela audição no ouvido interno, mas essa informação é totalmente incorreta. O tímpano é uma membrana fina na porção terminal do conduto auditivo, que separa o ouvido externo do ouvido médio. Quando o som chega ao tímpano, o tímpano aciona os ossículos (ouvido médio) que transmite o som para a cóclea (ouvido interno).

 

Alguns casos de perfuração de tímpano:

 

- A inserção de um objeto, como um cotonete.
- Um ruído muito alto.
- Um traumatismo craniano
- Um golpe aplicado no região do ouvido
- Uma lesão no ouvido causada por alterações súbitas na pressão atmosférica (barotraumas). Ex: mergulho no mar ou voo de avião

 

Dicas de tratamento

 

Quando o tímpano é perfurado,  o  ouvido interno e o ouvido externo ficam sem proteção e consequentemente tem grande possibilidade de ter uma infecção.  É importante manter ouvido seco e proteger com com algodão embebido numa solução oleosa ou com tampões especiais para evitar a infecção. Nos casos de uma simples infecção, podem ser tratadas com gotas óticas com antibiótico. Normalmente, em perfurações simples , o tímpano pode ser curado sem tratamento e em algumas semanas a pessoa já poderá sentir a melhora, mas se for uma perfuração mais profunda será  necessário que a pessoa recorra à um cirurgião (timpanoplastia).

 

Diagnóstico

 

O médico normalmente faz um exame no interior do seu ouvido com um aparelho chamado otoscópio para verificar a perfuração do tímpano. Se não conseguir certificar com o otoscópio o médico confirmará o diagnóstico injetando uma pequena quantidade de ar comprimido utilizando um aparelho designado para isso.

 

A tecnologia que está disponível nesse momento pode cuidar do caso como perfuração de tímpano em questão de semanas mas a recomendação é que se previnam com as dicas mencionadas acima porque a audição é uma das parte mais sensíveis do nosso corpo humano.

 

Fontes:
http://hmsportugal.wordpress.com/2011/05/06/perfuracao-do-timpano-2/
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?323
http://pt.wikipedia.org/wiki/Membrana_timp%C3%A2nica

 

zv7qrnb


Comentários

  1. irani silva disse:

    tenho este problema a mais de anos,já fiz varios axames de audição.mais me disseram que preciso usar aparelhos.não tenho condição pra a compras do aparelhos,e continuo assim com uma pessoa normal. o que ficar dificil é arruma um emprego.

    1. admin disse:

      Sim, muitas pessoas foram prejudicadas porque não sabiam o que fazer quando tiveram seus tímpanos perfurados.
      Com essas informações, a chance de pessoa ser melhorada é muito melhor. Foi por isso que resolvemos pesquisar e escrever um artigo sobre a perfuração de tímpano.

  2. ana costa disse:

    Informações interessantes!

  3. Danubio disse:

    Olá! Tive uma perfuração no tímpano em função de um trauma em 1 dos ouvido (tapa), já fui ao Otorrino e realizei a audiometria e timpanometria sendo esta somente no ouvido sadio, pois referí dor ao início da pressurização. Isso ocorreu no último domingo dia 21/07, tenho um vôo marcado pra próximo dia 03/08, a pegunta é? Existe possibilidade de aumentar o dano ou algum outro prejuízo em voar com esta perfuração ainda latente?
    Muito obrigado.

    1. admin disse:

      Boa noite Danubio, Nós gostaríamos de te ajudar mas acreditamos que o seu otorrino possa te dar informações mais precisas em relação ao seu voo.

  4. Ana Paula disse:

    Tenho os timpanos perfurados devido eu axo q musicas altas, e os dois estao perfurados e tenho zumbidos constantes, nao aguento mais, pois tenho q estar ouvindo som para n escutar esse barulho …..nao tenho coragem de fazer essa cirurgia q leva anestesia geral, e pode acontecer de perder total da audicao…..me ajudem por favor, as vezes meu ouvido parece q esta com um tampao

  5. Vitor Costa disse:

    Olá! Tive uma perfuração no tímpano, acho que perfurou, porque entrou o contonete com tudo, e fiquei surdo, tenho chance de ouvir ?
    -Agradeço desde já.

    1. admin disse:

      Olá Vitor,
      É difícil sabermos somente com essa descrição. Recomendamos que procure um especialista para verificar o seu problema.

  6. João alves disse:

    Meu timpano ta furado oque devo fazer ? Ele foi furado hoje de manhã.
    Responda-me o mais rápido possível obrigado.

    1. admin disse:

      Olá João! Você seguiu as instruções que estão no texto? Esses são as melhores recomendações que achamos pesquisando na internet. Tem alguma dúvida em particular?

  7. Afonso Costa disse:

    Já existe um novo procedimento para reparar o tímpano sem que haja necessidade de cirurgia, ė algo novo (curativo) que e feito em um centro cirúrgico e leva apenas 15:00. No meu caso foi feito pelo Otorrino Fabio Coelho no Hospital das clínicas onde o mesmo e professor.

    1. admin disse:

      Agradecemos o seu comentário Afonso! Vamos pesquisar sobre esse assunto e colocaremos no nosso blog.

    2. cristina abreu disse:

      Gostaria de saber se esse otorrino Fabio Coelho é de Recife. Só encontrei lá. Poderia me dar maiores informações?

      1. admin disse:

        Olá Cristina! Esse foi um comentário deixado pelo leitor mas nós sabemos que a Hospital das Clínicas está localizada na cidade de São Paulo.

  8. Claudio de Sales Andrade disse:

    Já perfurei o tímpano a muito, entretanto cicatrizou, mas quando faço mergulho apneia
    sinto muita dificuldade para equalização e quando equalização, já na subida, escuto muito barulho como se fosse deslocamento de ar por restrição nesse ouvido,
    o que me incomoda muito, e que inclusive dói,
    me fazendo desistir do mergulho, peço que me expliquem por que isso acontece e como resolver.
    Fico Grato.

  9. Claudio de Sales Andrade disse:

    Já perfurei o tímpano a muito, entretanto cicatrizou, mas quando faço mergulho (apneia)
    sinto muita dificuldade para equalização e quando consigo a equalização, já na subida para respirar, escuto muito barulho como se fosse deslocamento de ar por restrição nesse ouvido,
    o que me incomoda muito, e que inclusive dói,
    me fazendo desistir do mergulho, peço que me expliquem por que isso acontece e como resolver.
    Fico Grato.

    1. admin disse:

      Dependendo do nível de profundidade o nível de pressão é maior e provavelmente o seu instrutor de mergulho deve ter te dado instruções para evitar a causa. Se você seguiu as instruções e ainda sofre do problema, acreditamos que um otorrino possa avaliar melhor a sua condição e te dar informações mais precisas ao respeito do seu problema.

  10. Henrique disse:

    Tenho os dois timpanos furados, gostaria de informaçoes sobre a cirurgia de reparaçao do timpano como preço e que realiza a mesma? moro em Salvador BA

    1. admin disse:

      OLá Henrique!

      Em Salvador, conhecemos a doutora Clarice Saba mas ela é especializada em zumbido e não temos certeza se ela trata os problemas de tímpano. O contato dela é Fone:(71) 3358-7544

  11. GERSON SARAIVA disse:

    Posted on 28/12/2013
    Já existe um novo procedimento para reparar o tímpano sem que haja necessidade de cirurgia, ė algo novo (curativo) que e feito em um centro cirúrgico e leva apenas 15:00. No meu caso foi feito pelo Otorrino Fabio Coelho no Hospital das clínicas onde o mesmo e professor….

    VOCê SABE ONDE TRABALHA ESSE MÉDICO???

  12. Stephany disse:

    É normal a diminuição da audição quando o tímpano é perfurado?

    1. admin disse:

      Sim! É possível! Porque o tímpano faz a função de transmitir o som do ar aos ossículos no ouvido médio, e, em seguida, para a cóclea.

  13. Nelson disse:

    Ola
    eu furei um dos tímpanos dia 6/5 estava a ouvir musica muito alta já fui a um medico Otorrino mais mesmo assim o ouvido não para de doer e dói muito me ajudem por favor.

    1. admin disse:

      Olá Nelson! Acreditamos que o seu médico esteja vigiando a evolução do seu tratamento. É importante você esteja tomando antibióticos para evitar qualquer tipo de infecção, não permitir a entrada de água no ouvido afectado, e evitar assoar o nariz para não causar alteração na pressão do ar no ouvido que poderá interromper a cicatrização. Por favor entre em contato com o seu médico para maiores detalhes.

  14. guilherme disse:

    ola,eu perfurei meu timpano com o cabo de um pente fino sangrou um pouco doeu na hora,mas eu me deitei e dormi por uns 10 minutos e n doi mais mais ainda ocorre sangramento,ainda n tive perda de audição,oque devo fazer??? (obs:tenho 14 anos faço natação no dia n fui a natação)

    1. admin disse:

      Olá Guilherme! Procure um médico o mais rápido possível para avaliar a sua situação.

  15. Cyndhe Laurah disse:

    Olá boa noite eu estou com um problema Serio de infecção no ouvido externo(Otite Externa)Sinto muita dor e coça muito meu ouvido.Queria saber se esse problema pode causar o rompimento da membrana timpânica?…Desde já agradeço

    1. admin disse:

      Olá Cyndhe! É díficil te dizer sem ter uma avaliação do seu problema. Acreditamos que um otorrino poderá avaliar melhor o seu problema e te dizer instruções mais precisas.

  16. Raquel Faria Vilarinho disse:

    Olá, boa noite!
    Nasci com os dois tímpanos perfurados e passei maus bocados durante um bom tempo de vida com o cheiro de pus.
    Anos e anos a fazer tratamento e afins.
    Nas audiometrias, claro, aponta-se o problema de perda de audição.
    Como passei em um concurso público, estou bem preocupada com os resultados: IRF OD: MONO 100% 90 DB
    OE: MONO 100% 60 DB
    SRT OD: 50 DB e OE: 20 DB
    Otoscopia: normal para ambos
    Tímpano: perfurado.
    Será considerado reprovado:
    a)perda auditiva maior que 25 decibéis nas frequências de 500, 1000 e 2000HZ (hertz)
    b)perda auditiva maior que 30 decibéis isoladamente nas frequências de 500, 1000 e 2000Hz (hertz).
    Por favor, se possível,após análise: será que serei reprovada para assumir cargo de professora do estado?
    Obrigada

    1. admin disse:

      Olá Raquel!

      Parabéns pela aprovação!!! Já que você passou no concurso, acreditamos que seja melhor você visitar um doutor para avaliar a sua condição geral. Eles poderão te dar todas as informações que você precisa. Procure sobre especialista em audiometria ocupacional. Qualquer dúvida pergunte-nos novamente.

  17. André Ricardo disse:

    Olá boa tarde, sei que no próprio texto acima há varias explicações e detalhes sobre a perfuração do tímpano, porem gostaria de falar aqui sobre o meu caso e pedir a sua opinião do que fazer.

    Furei meu tímpano inserindo a ponta de uma tampa de caneta para coça-lo (PURA ESTUPIDEZ), mas então, após isso comecei a ter dores constantes, fui ao medico e ele me falou que realmente meu tímpano estava furado. Me receitou CLAVULIN, tomei por 3 semanas, mesmo tomando o remédio junto a um anti-inflamatório, continuei tendo dores INSUPORTAVEIS, que hora melhorava, hora piorava, como se alguém estivesse me dando facadas no ouvido, tanto que o medico me receitou Tramal pra comprar de tanta dor que eu sentia, isso sem contar o pus que saia constantemente em grande quantidade. Fui em outra media e esta me receitou CYPRO XR, tomei por 7 dias e melhoraram as dores, o pus parou e o ouvido secou, porem eu continuava ouvindo como se meu tímpano abrisse e fechasse com alguma pressão que eu fizesse, tipo um espirro, tosse ou assoar de nariz. Depois que o CYPRO acabou as dores voltaram pouco a pouco mesmo com o ouvido seco, ate que depois de 3 dias as dores pioraram MUITO, peguei um resto de Clavulin que meu pai tinha, uns 7 comprimidos e voltei a tomar, agora após o 4º comprimido as dores melhoraram porem o pus voltou a sair novamente. Não tenho convenio, fora eu voltar a algum medico, tem algo que eu possa fazer?

    Desde já agradeço…

    1. admin disse:

      Olá André! Pela sua descrição, o seu ouvido não está curando como deveria. Pelo pus podemos ver que a sua audição está infectada. Você precisa procurar um otorrino o mais rápido possível.

  18. Analine Lima disse:

    Olá, boa tarde!
    Eu levei um tapa super forte no ouvido, e agora nao estou escultando direito, ficam uns barulhos, como se tivesse água no meu ouvido, o que pode ter acontecido?
    Aguardo resposta obrigada.

    1. admin disse:

      Olá Aneline! Normalmente esses problemas passam depois de alguns dias mas caso não passe procure um especialista para avaliar a sua audição. Não deixe para depois.

  19. João Pedro disse:

    Olá, estava em minha sala de aula ontem quando um engraçadinho estourou um balão de ar ao lado de meu ouvido, e agora estou escutando muito mal, com um zumbido continuo, e barulhos altos doem. Já faz quase 48 horas, isso seria um caso de rompimento do tímpano?

    1. Hellen Fernanda da Silva disse:

      Olá João,
      sabemos que a pressão causada pelo estouro de um balão pode acometer o tímpano, porém nesse momento orientamos que faça uma avaliação com um médico otorrinolaringologista.

  20. Carvalho disse:

    Ola, eu fui coçar o ouvido com o dedo mindinho , e sem querer fiz um vácuo dentro do ouvido e quando tirei o dedo , senti um estalo e uma dor bem pequena, acredito q por causa do vácuo criado. a dor ficou apenas por uns 5 min, mas agora eu estou com aquela sensação de quando estamos subindo a serra, pressão no ouvido, também a audição deste ouvido diminuiu bastante. Não houve sangramento.
    A audição deste ouvido vai voltar ao normal, quanto tempo????
    qual remédio devo pingar no meu ouvido?
    Não tenho $ para ir ao médico.
    Obrigado.

    1. Hellen Fernanda da Silva disse:

      Olá Gilberto,
      Sabemos que a perfuração pode ser causada por uma pressão contra a membrana, porém para que você tenha um diagnóstico preciso e um tratamento adequado é necessário que faça uma consulta com um médico otorrinolaringologista. Como citou a questão financeira, sugiro que procure um hospital público, como a Santa Casa de São Paulo, Hospital das Clínicas, dentre outros.

  21. Andrea Oliveira disse:

    Olá, sofri um trauma com bombas de fogos de artificios que bateram no meu ouvido, sangrou e fui atendida por um desavisado que fez lavagem e pingou remedio,e a coisa piorou, enfim, em 15 dias meu ouvido estava´com ótima melhora, so com proteçao e em casa, comcei a trabalhar,esta semana fui ao médico,fez 6 semanas do dia do trauma, continuo surda, e ele fez cara de preocupado disse que caso regrediu e ja esta falando em cirurgia, mandou pingar um remédio que chama GARASONE por 15dias, cuja bula diz contra-indicado para tímpano perfurado, ainda não pinguei, estou receosa de que este remédio acabe de vez com minha esperança de reconstrução timpânica natural, que devo fazer, procurar outro médico ou ele está agindo certo?

  22. Marisete Madalena disse:

    PELO QUE LÍ NAS PERGUNTAS E RESPOSTAS ACIMA EU ESTOU COM OS TÍMPANOS ESTOURADOS. EU ESTAVA COM ZUMBIDOS NOS OUVIDOS E ESCUTANDO POUCO AI PROCUREI UMA FONO E ELE ME INDICOU UM OTORRINO EM CARUARU.FUI P/ O CENTRO SAÚDE AUDITIVA PASSEI PELO OTORRINO,ACHEI MUITO ESTRANHO O QUE ELE FEZ.COLOCOU UMA COIZA DE PONTA EM MEUS OUVIDOS SENTI QUE FUROU AO ME MEXER DE DOR ELE DISSE QUE ESTAVA LIMPANDO P/ VER. AI DEPOIS QUE ELE COLOCOU A LANTERNIHNA. ELE PEDIU QUE EU RETORNASSE P/ FAZER A AUDIOMETRIA DEPOIS DE UNS 3 MESES,DESDE DO DIA QUE ELE (LIMPOU) TENHO PERDIDO MINHA AUDIÇAO MAIS E MAIS E AINDA ESCUTO CHIADO DE PANELA DE PRESSÃO MUITO ALTO. POR FAVOR ME AJUDE DIGA O QUE DEVO FAZER.

  23. Mara disse:

    Bom dia
    Meu irmão tem o tímpano perfurado há mais de 10 anos e teve infecções muitas vezes, agora o otorrino disse que ele tem que fazer a cirurgia, com risco de se não fazer desenvolver uma meningite. Mas o médico também disse que a cirurgia tem risco de ele não voltar a ser uma pessoa normal, já que mexe com o ouvido que é uma área muito delicada. Eu queria indicação de um médico especialista nesse tipo de cirurgia (médico ou hospital) para que nós tivéssemos uma segunda opinião. Obrigada.

  24. Tellavive disse:

    Estou com rinite alergica e estou tdndo bastante secreção no nariz as vezes ate entope e eu nao consigo respirar. De uns dias pra ca sinto meu ouvido tampado como se tivesse com pressão mas essa sensação nao sai o clinico que me avaliou disse q o tímpano ta ok mas nao disse se tem secreção ou o que tem . Nao aguento mais essa sensação. Alguém sabe o que fazer pra passar?