17 Alimentos Poderosos e Dicas Caseiras que Aumentam a Imunidade

O verão é a época do ano que mais expõe as pessoas a micoses, alergias de pele, herpes, diarreias e outras infecções bacterianas. A aproximação das estações frias dá um alívio em todos esses problemas, mas ainda assim o sistema imunológico não ganha descanso. Por isso, é preciso fortalecer sua imunidade.

Se instalam junto do frio alguns outros perigos: as infecções virais, como gripes, sinusites, pneumonias e as doenças alérgicas, como rinite e asma. Portanto, quando o assunto é imunidade, não dá para vacilar durante as quatro estações do ano.

O sistema imune – conhecido pelo nome de sistema imunitário ou sistema imunológico – é o conjunto de estruturas e de processos biológicos de um organismo capaz de proteger das doenças, pelo fato de conseguir identificar e eliminar as células patogênicas. Essa imunidade consegue-se graças à ação de linfócitos, leucócitos, anticorpos e outros componentes.

Infelizmente, é impossível ficar totalmente livre de doenças. No entanto, com mudanças de comportamento e alguns cuidados básicos, dá sim para deixar seu sistema imunológico trabalhando com força total.

I) Conheça um pouco mais sobre os 17 alimentos que aumentam a sua imunidade:

Existem vários métodos que ajudam a prevenir gripes e resfriados, mas não há nada melhor para do que uma boa alimentação para aumentar a imunidade.

Pessoas que não sabem exatamente o que estão comendo, tendem a ter um estilo de vida pobre e adoecem mais rapidamente. Por isso nós preparamos quais são estes alimentos ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que podem fortalecer a imunidade só de consumir e não deixar qualquer doença chegar perto de você.

17 Alimentos Poderosos e Dicas Caseiras que Aumentam a Imunidade

1) Alho

Uma das propriedades do alho é a sua alta quantidade de vitaminas A e C, nutrientes que auxiliam no bom funcionamento do sistema imunológico, além dessas vitaminas o alho também possui uma grande quantidade de outros elementos antioxidante como selênio, alicina e quercetina, que ajudam na proteção de danos relacionados a infecções e ao envelhecimento. Uma pesquisa foi feita em países do Sul da Europa e descobriu-se uma ligação entre a quantidade de ingestão de alho e uma redução do risco de desenvolvimento de certos tipos de câncer.

Receita de chá de alho com limão e mel para aumentar o consumo de alho em sua dieta.

A) Ingredientes:

  • 1 limão;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 copo de água (cerca de 250 ml);
  • Mel a gosto.

B) Preparo:

Separe o limão em partes e coloque para ferver junto com a água e os dois dentes de alho descascados. Aguarde o chá esfriar e coe, em seguida adoce com mel a gosto.

2) Batata Doce

A batata doce contém uma grande quantidade de beta-careteno, um antioxidante que atua no corpo para evitar diversos problemas inflamatórios, já que ele se transforma em vitamina A e é usado para produzir o tecido conjuntivo. A batata doce possui diversas outras propriedades que auxiliam na saúde geral do corpo, por isso que esse é um dos alimentos preferidos de quem deseja levar uma vida saudável.

Existem várias receitas para introduzir a batata doce do cardápio, desde brigadeiros até sopas e chips. Esse é um alimento que, além de saudável pode ser muito gostoso.

3) Iogurtes

Alguns iogurtes estimulam o sistema imunológico, mas para isso eles precisam possuir a bactéria Lactobacillus reuteri, um pro biótico específico que estimula as células brancas do sangue. Todos possuem esse pro biótico, porém em menores quantidades. Os iogurtes também ajudam a flora intestinal.

Você encontra no mercado uma infinidade de iogurtes, porém tente sempre escolher pelos caseiros.

4) Frutas cítricas

Já é conhecido que as frutas cítricas são fundamentais para melhorar a imunidade do nosso corpo, isso por que elas são ricas em vitaminas que agem diretamente em nosso sistema imunológico, como as vitaminas C e E. As principais frutas cítricas são a laranja, acerola, morango e kiwi.

Uma salada de frutas é uma deliciosa sobremesa para você e para o seu sistema imunológico.

5) Tomate

O tomate possui uma substância chamada licopeno que tem ação antioxidante, ajudando a diminuir a produção dos radicais livres. Por conta dessa substância, muitos nutricionistas recomendam o tomate para prevenir alguns tipos de câncer, como o de próstata.

O tomate deve ser ingerido diariamente, o seu consumo em forma de molhos aumenta a concentração do licopeno, principalmente se for molho caseiro, pois nesse preparo a substância sai do tomate e fica retida no óleo.

6) Gengibre

O gengibre conta com importante ação bactericida, e boa quantidade de vitamina B6 e C, o que faz dele um expectorante natural, auxiliando a reduzir inflamações e a dor.

O melhor do gengibre é ele ser um alimento muito versátil, podendo ser utilizado como tempero, ou ser inserido em chás.

7) Peixes

Alimentos que contém ômega 3, em geral, auxiliam que artérias não fiquem inflamadas ou desenvolvam algum grupo de inflamação, aumentando assim a sua imunidade. Os ácidos graxos também são encontrados em certos peixes, essas substâncias não podem ser produzidas pelo corpo humano, por isso devem ser ingeridas por meio da alimentação, tais substâncias contém grande poder anti-inflamatório, sendo essenciais para a manutenção do nosso sistema imunológico.

Há diversas receitas para se incluir o peixe em nossa alimentação, comidas orientais também são uma ótima escolha, já que são a base de peixes.

8) Vegetais Verdes

Os vegetais de cor verde escura como brócolis, couve, espinafre possuem vários nutrientes que auxiliam na prevenção de algumas doenças, por exemplo, a sua grande quantidade de ácido fólico, principal componente para produção de glóbulos brancos, os quais impedem agentes invasores. Os compostos sulfídricos presente nesses vegetais ajudam da desintoxicação hepática.

9) Cogumelos

Alguns cogumelos contêm uma alta quantidade de ácido fólico, que ajuda na produção dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do corpo, melhorando assim a imunidade. Outro nutriente encontrado em vários cogumelos é o selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres.

Cogumelos como o shitake e shimeji são muito utilizados em comidas japoneses, então essa é uma ótima opção para você que quer cuidar da sua imunidade e ainda comer uma comida saborosa.

10) Nozes, castanhas e amêndoas

As oleaginosas são ricas em vitamina E, o que ajuda no combate da baixa imunidade. Também são ricas em fontes de minerais, fibras, gorduras saudáveis e ácidos graxos. Ótima opção para refeições rápidas.

É importante tomar cuidado na quantidade consumida, pois esses alimentos não deixam de ser calóricos, por exemplo, a castanha do Pará tem como recomendação diária apenas duas unidades.

Para possuir um sistema imunológico resistente basta ter uma alimentação diária balanceada e rica em nutrientes. É importante lembrar que quantidade não é importante, escolhe sempre por comidas variadas, assim você ajudará o seu sistema imunológico prevenindo diversas doenças, e ainda se alimentará bem.

11) Cúrcuma

A cúrcuma é uma grande fonte de antioxidantes e contém propriedades anti-inflamatórias. A curcumina que é um dos ingredientes existentes na cúrcuma é antiviral, antifúngico e protege contrar o câncer.

12)  Açaí

É rico em antioxidantes que podem ajudar o organismo a combater o envelhecimento, além de várias doenças.

13) Melancia

Ela possui um potente antioxidante chamado de glutationa, grande aliada no fortalecimento do sistema imunológico combatendo diversas infecções.

14) Pimentão

A pimenta é fonte de betacaroneto, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções.

15) Chá

Podem ser com ou sem cafeína, verde ou preto. Todos estes possuem polifenóis e flavonóides que ajudam a combater diversas doenças.

16) Alimentos ricos em zinco

Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.

17) Alimentos fonte de ômega-3

O ômega-3 presente, por exemplo, no azeite e no salmão, auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo.

II) Veja Abaixo as 10 Dicas Eficientes para Fortalecer a sua Imunidade:

17 Alimentos Poderosos e Dicas Caseiras que Aumentam a Imunidade

1) Alimente-se bem

O sistema imune é composto por células e anticorpos que estão em constante renovação e as proteínas, carboidratos e lipídeos são fundamentais para a formação desses componentes.

Tenha uma dieta balanceada que englobe os diversos nutrientes. Troque o açúcar pelo mel e evite comer muito sal. Tente ingerir uma média de 5 porções de frutas, verduras e legumes por dia.

2) Beba muita água

Além dela ajudar na renovação celular, a água lubrifica as vias aéreas e evita que infecções e alergias atinjam o corpo. Tente consumir pelo menos 2 litros de água por dia.

3) Evite o estresse

Ficar nervoso e ansioso faz com que nosso organismo libere hormônios, os corticosteróides, que são conhecidos por sua atividade imunossupressora. Tente relaxar e encarar as situações difíceis de uma forma menos estressante.

4) Pratique atividades físicas regularmente

A sensação de bem-estar produzida pela atividade física regular pode fortalecer sua imunidade, além de reduzir os níveis de estresse e melhorar a saúde global do organismo.

5) Durma bem

O sono é um dos fatores mais importantes para a saúde do organismo. Noites mal dormidas ou poucas horas de sono normalmente aumentam o nível de estresse do organismo e reduzem a imunidade. Tente dormir de 7 a 8 horas por noite.

6) Evite uso desnecessário de medicamentos

Muitos medicamentos, como os corticosteróides, são imunossupressores e reduzem a produção de células do sistema imune e também de anticorpos. O uso de antibióticos sem necessidade também é prejudicial, pois pode aumentar a resistência de bactérias.

7) Mantenha bons hábitos de higiene

Lave sempre as mãos antes das refeições ou após o uso do banheiro, escove sempre os dentes e tome banhos regularmente. Estar sempre limpo afasta diversas doenças e infecções.

8) Evite exageros de qualquer forma

Isso inclui exageros alimentares (consumo excessivo de gordura, etc), consumo de álcool, drogas, cigarro, exercícios físicos extenuantes ou noites sem dormir. Fortalecer sua imunidade não combina com exageros, que podem fazer com que a imunidade reduza.

9) Tome banho de sol pela manhã

Essa prática fortalece sua imunidade, pois ajuda o organismo a ativar a vitamina D que sinaliza uma resposta antimicrobiana à bactéria responsável pela tuberculose.

10) Faça check up uma vez ao ano

É bom que você esteja ciente do estado corporal. Faça um check up geral do seu corpo uma vez ao ano e você terá mais chance de viver uma vida saudável para o resto da sua vida.

Fontes:

http://www.health.harvard.edu/staying-healthy/how-to-boost-your-immune-system

http://www.healthline.com/health/food-nutrition/foods-that-boost-the-immune-system


Equipe Biosom

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