10 Benefícios Surpreendentes de Abobrinha para Saúde

abobrinha

A abobrinha faz parte dos alimentos mais nutritivos e benéficos da terra. Seus maiores atributos são a presença de vitaminas e antioxidantes que nos protegem contra doenças do coração, doenças intestinais e, além de tudo, ainda ajuda na perda de peso.

Uma grande vantagem de abobrinha sobre os outros alimentos é que todas as suas partes: casca, poupa, sementes e flores são totalmente comestíveis e geram deliciosas receita.

A diferença desse fruto para as abóboras comuns é que ela é colhida antes da poupa endurecer e suas melhores plantações são nos meses de agosto a janeiro, podendo ser corretamente chamada de fruto do verão.

Tipos mais comuns de abobrinhas no Brasil

  • Italiana: sua aparência é num formato alongado, de cor verde. Prefira os meses de agosto a novembro para comprar no mercado.
  • Brasileira: Também conhecida como menina, tem um formato meio arredondado e cor verde escuro. A época ideal para o consumo é nos meses de outubro a janeiro.

I) Veja a seguir detalhadamente os 10 benefícios da abobrinha:

10 Benefícios Surpreendentes de Abobrinha para Saúde

1. Ajuda na digestão

Muitos não sabem, mas a abobrinha é rica em vitaminas do complexo B, uma dessas vitaminas, é a B3, também conhecida como niacina, que ajuda a promover o bom funcionamento do sistema digestivo e ainda colabora na remoção de substâncias tóxicas do corpo.

2. Colabora para o emagrecimento saudável

Além de ser boa fonte de vitaminas do complexo B, em sua composição há mais de 70% de água e seu valor nutritivo conta com vitamina A, D, C, cálcio e ferro. Além disso, acredita que 100 gramas de abobrinha possuem em torno de apenas 17 calorias. O colesterol ainda é zero! É um ótimo motivo para introduzir o alimento na dieta sem se preocupar muito com as calorias.

Acabar com o zumbido no ouvido

3. Estimula a memória

A vitamina B1, também conhecida como tiamina, está presente na abobrinha. Ela é importante para um bom funcionamento do sistema nervoso e auxilia no estimulo de uma boa memória, contribuindo também para a concentração e raciocínio.

4. Previne doenças cardíacas

A abobrinha é um alimento aliado do coração, por contra de seus nutrientes, principalmente a vitamina B3, que ajuda a abaixar o colesterol, que quando está presente em um alto nível no organismo, aumenta a chance de doenças no coração aparecerem, como o AVC (Acidente vascular cerebral).

Além disso, o potássio, também presente na abobrinha, pode ter um papel importante na prevenção de doenças cardiovasculares, pois ele ajuda a equilibrar o sódio no organismo.

5. Combate os radicais livres

O betacaroteno e o licopeno são substâncias carotenóides, presentes na abobrinha, que ajudam a impedir a grande formação de radicais livres no organismo e reparar seus danos. Os radicais livres podem danificar células sadias do nosso corpo, o excesso deles no organismo, pode ser um dano a saúde. Então, por mais que nosso organismo tenha formas de se proteger, é importante ter uma alimentação saudável e balanceada para evitar que a saúde fique comprometida ao longo do tempo.

6. Diminui o nível de glicose

A vitamina B3 colabora na manutenção de níveis adequados de glicose no sangue. Lembrando que, quando os níveis de glicose estão altos, complicações de saúde podem ocorrer, como por exemplo a diabetes.

7. Contribui com a saúde ocular

A abobrinha possui vitamina A, que conta com propriedades benéficas para a saúde ocular, proporcionando uma visão melhor e saudável, que é essencial para diversas pessoas, até mesmo para prevenir doenças. Lembrando que a deficiência dessa vitamina, pode causar doenças que comprometem os olhos e até mesmo a produção de lágrimas.

8. Combate a prisão de ventre

Por ser uma ótima fonte natural de fibras, vitaminas e minerais, a abobrinha auxilia no bom funcionamento do intestino e, ainda, contém um leve efeito laxante. Além disso, é um alimento muito nutritivo de fácil digestão.

9. Fortalece os dentes e os ossos

O fósforo, cálcio e potássio presentes nas abobrinhas, contribuem para o fortalecimento de dentes e ossos. Vale ressaltar que a deficiência tanto das vitaminas presentes na abobrinha, quanto do fósforo, cálcio e potássio, podem levar a ocorrência de doenças, como por exemplo, a deficiência de cálcio pode levar a osteoporose, já que ele é um mineral essencial na formação dos ossos.

10. Melhora o sistema imunológico

A abobrinha contém um rico valor nutritivo, que tem como resultado de seus benefícios, o fortalecimento do sistema imunológico, já que em sua composição, conta com um conjunto de vitaminas e minerais, com ações muito benéficas, antioxidantes, anti-inflamatórias e que, como pode ser notado nos itens anteriores, contribuem para diversos casos na saúde.

Acabar com o zumbido no ouvido

Lembre-se que cozinhar a abobrinha por muito tempo e tirar sua casca, pode diminuir notavelmente algumas de suas propriedades. A casca é rica em fibras e elas são muito finas, o recomendado é no máximo raspá-la.

II) Como escolher no mercado?

10 Benefícios Surpreendentes de Abobrinha para Saúde

Na hora de ir às compras sempre há dicas importantes para a escolha e armazenamento correto dos alimentos. Veja a seguir:

  • Procure pelas abobrinhas de tamanho médio, que estejam com casca brilhante.
  • Evite as que estiverem machucadas, ou com textura esponjosa e podre.

Quando chegar em casa tome os seguintes cuidados:

  • Lave-as corretamente, em água abundante.
  • Guarde na geladeira para maior conservação, geralmente duram de 2 a 3 dias.

Veja a seguir um vídeo sobre os benefícios da abobrinha (4:41):


Equipe Biosom

contato@biosom.com.br