10 Benefícios da Vitamina B12 para Saúde

vitamina B12

As vitaminas do complexo B são classificadas em 8 categorias, B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12, sendo está última, a mais “famosa”, as vitaminas B1, B2, B3, B5 e B6 contém funções parecidas e precisam uma da outra para que realizem suas funções no organismo, já a B12 e a B9 não precisam de outras para desempenhar suas funções.

Essas vitaminas são importantíssimas para o nosso organismo, elas convertem os alimentos em “energia” que nos permite ficar energizados o dia todo, também fazem com que a pele e cabelo fiquem saudáveis e impedem a perda da memória e as enxaquecas.

Veja agora os benefícios da vitamina B12 para o organismo

b 12 4

1 – Ajuda na formação e reparo das células

A vitamina B12 participa da formação e manutenção dos glóbulos vermelhos, ela beneficia a formação do DNA durante a divisão celular evitando deformações nos glóbulos vermelhos, elas ajudam a reparar e formar as células no organismo, para as células do sistema nervoso também são muito importantes, pois as mantém saudáveis e eficientes.

2 – Previne a anemia

Ao proteger as células e os glóbulos vermelhos previne diversos tipos de anemia, a anemia comum, causada por falta de vitaminas e nutrientes e  as anemias causadas por mutações genéticas, como a anemia falciforme e a anemia megaloblástica, por isso é muito importante manter os níveis dessa vitamina em crianças e adolescentes.

3 – Protege o sistema nervoso

A cobalamina que é o componente da vitamina B12 protege o sistema nervoso dos efeitos negativos causados pelo  estresse, também ajuda a reduzir o encolhimento do cérebro ao longo do envelhecimento e reduz o risco de depressão. Trabalha a favor da correta  mielinização dos neurônios influenciando na saúde e na performance do sistema nervoso de um modo geral melhorando as funções de memória, de concentração e de raciocínio se dão de modo mais eficaz.

Acabar com o zumbido no ouvido

4 – Fornece força, resistência e energia

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Mantendo  os glóbulos vermelhos em níveis saudáveis, os músculos recebem a oxigenação necessária auxiliando na transformação dos carboidratos em glicose, fazendo com que os músculos sejam supridos com a quantidade necessária de energia aliviando ou evitando  a sensação de fadiga e estresse. A vitamina B12 fornece uma sensação de energia e vitalidade ao corpo fazendo-o  suportar grandes esforços físicos ou mentais, além de estresse e pressão diária.

5 – Previne o Câncer

A deficiência de cobalamina pode desencadear o câncer de mama nas mulheres com predisposição á doença. Câncer de pulmão, de cólon e de próstata podem ser prevenidos se os níveis de vitamina B12 forem adequados.

6 – Controla Colesterol e Triglicerídeos

Como já vimos a vitamina B12 é benéfica para os glóbulos vermelhos, sendo assim previne ou ao menos alivia significativamente a hipertensão arterial e o processo de arteriosclerose. Promove a manutenção de níveis baixos de colesterol, controla os triglicerídeos fazendo com que aumente o colesterol bom no organismo o HDL.

7 – Renova as células da pele, unhas e cabelos

Promove a constante renovação das células da pele, do cabelo e das unhas. Ela garante uma rápida recuperação de quaisquer danos à pele gerando tecidos mais saudáveis e de melhor aparência. Unhas quebradiças, com manchas e lascadas são sinais de falta de vitamina B12 no organismo comer alimentos ricos nessa vitamina corrige rapidamente esses problemas.

8 – Auxilia na fertilidade masculina

A infertilidade masculina é um grande problema para alguns homens, a cobalamina pode ajudar a resolver esse problema pois ela aumenta  o número de espermatozoides no sêmen. Em muitos casos pode ser tratada através da normalização dos níveis de vitamina B12.

9 – Acelera o metabolismo

A vitamina em si não faz com que a pessoa emagreça o que acontece é que essa vitamina é capaz de estimular o metabolismo a funcionar mais rapidamente aumentando o fornecimento de energia ao corpo fazendo com que a pessoa tenha mais disposição para a pratica de exercícios físicos consequentemente levando a perda de peso, portanto manter os bons níveis de vitamina B12 apenas auxiliam no emagrecimento, que é produzido pela dieta e pelos exercícios físicos.

Acabar com o zumbido no ouvido

10 – Ganho de Massa Muscular

Por seus benefícios ao sistema nervoso a cobalamina promove a conexão entre este sistema e os músculos, tornando-os mais eficaz e fazendo com que os movimentos de contração muscular sejam melhores executados, resultando num treino de melhor qualidade, promove também o metabolismo correto dos carboidratos o que garante um maior fornecimento de energia aos músculos e pós treino estimula uma rápida e eficiente recuperação dos músculos.

Problemas causados pela falta de vitamina B12 (Cobalamina)

A deficiência dessa vitamina causa sintomas como:

  • Formigamento nas pernas
  • Queimação na sola dos pés, dificuldade para andar e incontinência urinária,
  • Anemia megaloblástica
  • Depressão.
  • Fadiga
  • Falta de energia ou tontura ao se levantar ou fazer esforço
  • Falta de concentração, falhas na memória, paranoia e alucinações
  • Pele amarelada (icterícia),
  • Língua inchada e inflamada.

Onde Encontrar Vitamina B12

vitamina B12

A vitamina B12 está presente em boas quantidades nos alimentos de origem animal, especialmente nos peixes, como salmão, truta e atum, pode ser encontrada também na carne bovina, fígado, carne de porco, leite e derivados, ovos e ostras.

Os vegetarianos também podem se beneficiar da vitamina B12 consumindo grãos e cereais fortificados com vitamina B12, como nozes, amaranto, quinoa, arroz e entre outros.