10 Benefícios Incríveis das Fibras para a Saúde

É importante ter a noção de que as alimentares estão presentes em muitos tipos de alimentos de origem vegetal, por exemplo, frutas, alimentos integrais, e hortaliças. Existem dois tipos de fibras, as solúveis e as insolúveis, as do primeiro tipo, dissolvem em e são consideradas mais “macias” como a farinha de e permanecem mais tempo no estômago, já as insolúveis, possuem estruturas mais duras, como grãos integrais e ervilha.

Além disso, são reconhecidas como resistentes ao processo de digestão, por conta de não serem componentes digeridos pelo organismo é basicamente, como se passassem quase intactas pelo sistema digestivo. Ainda assim, elas podem oferecer benefícios à saúde!

I) Veja a seguir 10 benefícios das fibras alimentares:

fibras

1. Ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares

Acredita-se que as fibras solúveis, como a , colaboram para reduzir os níveis de total e o LDL, que é considerado o colesterol ruim para o coração. Naturalmente, manter níveis saudáveis de colesterol, ajuda na prevenção de , até por evitar que depósitos de gordura se acumulem nas artérias.

2. Auxiliam no tratamento de diabetes

Os portadores de podem contar com o auxilio das fibras alimentares no controle da dieta. Pode até mesmo ser uma medida preventiva para a doença. Já que a fibra alimentar contribui para a diminuição da absorção de .

Quando falamos de diabetes, naturalmente, envolvemos os níveis glicêmicos e as fibras alimentares, colaboram para estabilizá-los. Além disso, estudos apontam uma relação da ingestão de ambos os tipos de fibras, com a diminuição do risco da tipo 2.

3. Proporcionam mais sucesso na dieta

As fibras alimentares tem grande relação com o aumento da sensação de saciedade e dependendo do alimento a ser consumido, o benefício pode ser maior ainda, tendo baixa densidade calórica, ou seja, incluir as fibras alimentares no dia a dia, com porções adequadas, pode contribuir para a manutenção do peso corporal.

4. Benéficas para o trânsito intestinal

As fibras são consideradas verdadeiras “vassouras” em relação ao intestino, pois elas colaboram empurrando os resíduos por ele, ou seja, basicamente auxilia numa formação do volume do bolo fecal e a sua excreção.

Principalmente a fibra insolúvel, pode ser uma grande aliada na prevenção da obstipação ou tratamento da . Esse benefício pode ser ainda maior, se a ingestão de água diária for adequada.

5. Ajudam a prevenir a diverticulose

A falta de fibra em geral, pode contribuir para a ocorrência da diverticulose, que é uma doença que atinge a parede intestinal, com pequenas bolsas, que podem inflamar e favorecer, dependendo  do caso, a formação de colônias de bactérias.  Por isso é importante manter uma dieta rica em fibras, já que elas colaboram para o bom funcionamento do intestino.

6. Previnem a hipertensão arterial

A ingestão desses nutrientes na dieta, pode levar à diminuição dos níveis de pressão arterial, por isso, ela colabora na prevenção da doença, que é caracterizada pelos elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias. Além disso, a contribuição das fibras alimentares para o controle do colesterol, também ajuda a prevenir a doença, já que esse é um dos fatores de risco.

7. Reduzem o risco do câncer de intestino

O consumo de fibras alimentares, pode diminuir o risco do de intestino e coloretal ocorrer, principalmente as insolúveis. Isso porque, elas colaboram na inibição do crescimento de células cancerígenas.

Só que é importante lembrar, que depositar a responsabilidade de prevenção somente a alimentos que contém fibras não é correto, já que o quadro de prevenção a doenças envolvem também hábitos diários como não fumar, fazer exercícios físicos, controlar o consumo de álcool e etc.

8. Podem ser aliadas na gravidez

Com a gestação, alguns fatores desconfortáveis  em relação ao intestino podem surgir. Normalmente, os alimentos ricos em fibras, como algumas frutas  e verduras, carregam outros diversos benefícios para a saúde. Então, para não só enriquecer a alimentação, mas como também evitar a prisão de ventre e má digestão durante a gravidez, é importante ficar de olho no consumo de fibras e como dito anteriormente, no consumo de água.

Não esqueça de consultar um médico a respeito de hábitos alimentares para tomar as medidas mais indicadas para a sua saúde e a do bebê.

9. Ajudam a dormir melhor

De acordo com um estudo publicado pela revista científica Journal of Clinical Sleep Medicine, as fibras colaboram com a qualidade do sono, contando com o tempo demorado para começar a dormir e o período dormindo.

Assim como os hábitos alimentares possuem papéis importantes para a pele, cabelo e outras questões, eles também desempenham uma influência no sono e no caso desses nutrientes, é positiva.

10. Colaboram com o sistema imunológico

Além de contribuir para prevenção e tratamento de algumas doenças, como a diabetes e doenças cardiovasculares, esses nutrientes contribuem para melhorar o sistema imunológico, principalmente as solúveis, contribuindo para diminuir o risco de infecções e inflamações.

II) Quais são alguns dos alimentos ricos em fibras?

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Grão-de-bico, aveia, abacate, amendoim, , soja, arroz integral, banana, laranja, , abóbora, feijão, castanhas, nozes, maçã, pera,, milho e batata doce. Veja a lista neste artigo »» 10 Principais Alimentos Ricos em Fibras

III) Dicas:

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É indicado ingerir de 25 a 30 gramas de fibras diariamente. Não esqueça de beber uma boa quantidade de água todos os dias, pois assim, além de manter o corpo hidratado, você consegue potencializar os efeitos benéficos das fibras alimentares no organismo.

Lembrando que, a água associada às fibras, é muito benéfica, da mesma forma que, ingerir fibras e esquecer de tomar água, pode ser prejudicial ao bem estar e a saúde.

Veja o resumo deste artigo no nosso infográfico:

10 benefícios de fibras para a saúde - infográfico

Veja a seguir um vídeo sobre os benefícios das fibras (4:03):

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