10 Benefícios Incríveis de Berinjela para a Saúde

berinjela

Apesar da ser suave e saborosa, na Índia, ela era chamada de “baingan” o que significa “sem mérito”. Por muito tempo, esta verdura tem sido mal interpretada como um alimento não-nutritivo. Mas os estudos dizem o contrário. A berinjela é um vegetal com uma gama de benefícios incríveis que fortalece os ossos, previne a osteoporose, reduz os sintomas de anemia, aumenta a função cognitiva, melhora a saúde cardiovascular, protege o sistema digestivo, ajuda a perder peso , controla o , reduz o estresse, protege os bebês de defeitos de nascimento e até previne o .

Além disso, a berinjela também contém flavonóides que neutralizam as toxinas produzidas pelos radicais livres no nosso corpo.

Uma xícara ou 82 gramas de berinjela é composta por:

  • 11% de (para uma boa digestão)
  • 10% de manganês (bom desenvolvimento dos ossos)
  • 5,4% de molibdênio (ajuda no metabolismo de proteínas)
  • 5,3% de (bom funcionamento dos músculos)
  • 4,5% de (evita anemia)
  • 3,5% de (bom para a coagulação do sangue)
  • 3,5% de cobre (bom para cicatrização de feridas)
  • 63,5% de (bom para tratar zumbido no ouvido)
  • 3,1% de triptofano (traz sensação de bem-estar)
  • 3% de (bom para tratar inflamações)
  • 2,8% de magnésio (ajuda no sono).

Veja Abaixo os 10 Benefícios de Berinjela para a Saúde

berinjela

1- Controla o diabetes:

As berinjelas são uma fonte muito rica de fibras, regulando os níveis de açúcar no sangue e controlando a absorção de ou açúcar no sangue.

2- Reduz o risco de doenças cardíacas:

Por não ter gorduras saturadas e , a berinjela controla os níveis de colesterol e ajuda a regular a pressão sanguínea. Ela libera as paredes das artérias de qualquer obstrução (coágulos), aumentando o fluxo sanguíneo e evitando a formação de placas e a oxidação do colesterol, além de reduzir a probabilidade dele ser absorvido pelo intestino.  Tudo isto, por sua vez, reduz o risco de doenças cardíacas. O corpo também fica bem hidratado devido ao  potássio, presente na berinjela fazendo com que não haja retenção de fluidos,o que previne doenças cardíacas.

3- Ajuda no funcionamento do cérebro:

Berinjela contém nasunin que mantêm as membranas das células protegidas de qualquer tipo de danos e facilita a transferência de mensagens de um lado para outro, preservando a memória. E nasunin que está presente na berinjela ajuda a remover o excesso de ferro do corpo.

4- Ajuda a emagrecer:

A berinjela possui saponina, uma substância que realiza uma “lavagem” no organismo, quebrando gorduras prejudiciais e impedindo sua absorção pelo sangue. Além disso, as fibras deste legume funcionam como lubrificante que prolonga a sensação de saciedade, deixando a pessoa satisfeita por mais tempo e evitando a ingestão de uma quantidade maior de comida. Assim, acelera o metabolismo, facilitando o emagrecimento. Tomar diariamente três copos de berinjela e limão ajuda a emagrecer.

5- Ajuda na digestão:

A berinjela é um alimento rico em fibras. Elas trabalham como filtro, aliviando problemas do trato gastrointestinal, como prisão de ventre e diarréia, e limpando o organismo de toxinas. Dessa forma, regula o funcionamento intestinal e desincha a barriga, evitando a retenção líquida e ajudando o metabolismo.

6- Ajuda a parar de fumar:

Berinjela tem uma pequena quantidade de nicotina, o que ajuda aqueles que querem parar de fumar aos poucos.

7- Embeleza a pele

Berinjelas são muito ricas em minerais e vitaminas. Isto ajuda a manter o organismo limpo por dentro, o que resulta em uma pele impecável, macia e suave.

8- Retarda o envelhecimento:

Por ser fonte de antioxidantes e C, a berinjela rejuvenece a pele, livrando-a dos radicais livres que causam o envelhecimento, rugas e imperfeições. Assim, a pele fica mais limpa, lisa e macia ao consumir esta verdura. Procure ingeri-la diariamente em jejum pela manhã e sinta os benefícios em sua pele.

9- Previne o câncer de pele:

Um fitoquímico encontrado em especial na berinjela, o BEC5, ajuda a prevenir o câncer de pele, matando as células cancerosas sem afetar as saudáveis.

10- Fortalece os cabelos:

O alto teor de , vitaminas e minerais encontrado na berinjela nutre a raiz do cabelo, o que ajuda a manter o seu cabelo mais forte.

Extra:

11- Diminui os níveis do colesterol ruim (LDL)

A quantidade de fibras presentes na funciona como um filtro no organismo, levando as gorduras ruins (LDL) à sua eliminação, evitando que sejam absorvidas. Os antioxidantes também existentes combatem os radicais livres. Mas não adianta ingerir alimentos gordurosos e pensar que a água de berinjela fará milagres. É preciso ter uma alimentação balanceada.

12- Abaixa a pressão arterial

A geralmente é causada pela ação de uma enzima chamada angiotensina. A água de berinjela possui fenóis que impedem esta ação, baixando a pressão arterial. Além disso, contém vitamina K que evita a formação de coágulos no sangue, ou seja, bloqueios nas artérias, levando à boa circulação sanguínea.

13- Reduz a celulite

A celulite é uma inflamação das células, causada pelo acúmulo de gorduras, retenção líquida e excesso de toxinas, deixando a pele com aspecto de casca de laranja, ou seja, o local apresenta nódulos e ondulações. A água de berinjela funciona como um antiinflamatório que elimina toxinas e reduz a celulite.

14- Melhora a memória

Os antioxidantes presentes na água de berinjela, que já sabemos que combatem os radicais livres do organismo, realizam uma proteção das células nervosas, juntamente com a vitamina B, que livra o cérebro do cansaço, relaxando-o, preservando suas atividades e até mesmo interferindo no em nosso estado de humor.

15- Previne doenças como o câncer

Como a berinjela elimina danos dos radicais livres devido à presença de fibras e antioxidantes, impede que células mutantes e disfuncionais cresçam e se multipliquem. Assim, qualquer ameaça às células são evitadas principalmente pelo ácido clorogênico e antioxidantes como os flavonóides, tripsina e antocianinas, protegendo o organismo de doenças como o câncer, diabetes, AVC, entre outras.

16- Regula os níveis de glicose no sangue

Os fenóis presentes na água de berinjela regulam os níveis de glicose no sangue, uma vez que atrasa a velocidade da digestão, controlando a glicemia e as possibilidades de desenvolver diabetes. Além disso, as fibras criam uma proteção que envolve os alimentos ingeridos, levando-os à sua correta digestão e impedindo que o açúcar seja absorvido no sangue.

Como selecionar:

  • Procure berinjelas com pele lisa e brilhante.
  • A fruta deve ser pesada e firme.
  • Certifique-se de que não há manchas na pele.
  • A pele deve ser fina.
  • Se ele está enrugado tem um sabor amargo.

Como armazenar:

  • É melhor utilizar berinjelas o mais breve possível, porque elas estragam muito rápido.
  • Berinjelas são sensíveis ao calor e frio extremos.Elas tendem a perecer mais rapidamente nessas condições.
  • Nunca corte e armazene as berinjelas.Começam a estragar no momento em que a pele é cortada e exposta ao ar.
  • Enrole berinjela em um saco plástico e guarde na geladeira.
  • Cortar berinjela no tamanho e na forma desejada. Coloque um pouco de sal e deixe durante pelo menos 30 minutos.Isso ajudará a  absorver menos óleo durante o cozimento.

Fontes:

http://www.medicalnewstoday.com/articles/279359.php

http://www.stylecraze.com/articles/amazing-benefits-of-eggplantbrinjal/

http://www.whfoods.com/genpage.php?dbid=22&tname=foodspice

Equipe Biosom

contato@biosom.com.br