Ervilha já fez parte da sua infância? Afinal, quem nunca colocou uma ervilha de baixo do colchão, só pra se tornar uma princesa? (baseado no conto de Hans Christian Andersen: A princesa e a ervilha). Mesmo que você nunca tenha feito isso, provavelmente, já fez muita cara feia na hora de comer ervilhas. Mas o que muita gente não sabe é que elas são muito benéficas, principalmente para a saúde dos olhos, controle da obesidade e até para o meio ambiente- é pode acreditar!!!
Esse legume antigo, consumido fartamente pelo povo egípcio foi originalmente cultivado na Turquia, Jordânia e Síria. São cientificamente chamadas como Pisum sativum, elas necessitam de clima fresco e solo bem drenado com umidade adequada, para sobreviver.
Podemos dizer que elas são versáteis, pois podem ser servidas como prato principal ou como complemento. A maior parte da produção é congelada ou enlatada e cozinhar as torna mais doce.
Curiosidades:
- Uma porção de 100 calorias de ervilhas (três quartos de uma xícara) contém mais proteína do que um ovo inteiro ou 1 colher de sopa de manteiga de amendoim.
- Eles também têm quantidades insignificantes de sódio (sal), que é o seu outro ponto positivo para quem tem pressão alta.
Outros benefícios da ervilha para a saúde:
- Mantém o sistema digestivo saudável
- Previne coágulos sanguíneos, uma vez que melhora a circulação sanguínea.
- Ferva as ervilhas e moa até formar uma pasta. Aplique no rosto e corpo. Esfregue bem para uma pele brilhante.
Devemos consumir ervilhas porque é baixa em calorias, rica em nutrientes, acessível ao seu bolso além de ser uma alimentação saudável.
Veja os 10 Benefícios de Ervilha para Saúde
1- Aumenta os níveis de energia no corpo
Comer ervilhas vai aumentar seus níveis de energia por causa de sua fartura em ferro. Perda de ferro no organismo provoca cansaço e incapacidade de se concentrar. Se comer alimentos ricos em ferro, você será capaz de aumentar seus níveis de energia e proteger-se contra riscos de infecção. É muito importante consumir alimentos ricos em ferro diariamente.
O que fazer: Depois de cozinhar, misture as ervilhas no purê de batatas para torná-las mais fáceis de consumir.
2- Melhora a visão
Além de luteína, ervilhas também estão concentradas com a vitamina A, que trabalham juntas para o maior benefício dos olhos. A luteína protege os olhos em um nível celular através da prevenção da oxidação que pode levar à catarata. A vitamina A mantém sua visão clara por mais tempo. Se você deseja ter os olhos saudáveis à medida que envelhecem, consumir ervilhas em sua dieta será de grande ajuda.
3- Funciona como anti-inflamatório natural
Os antioxidantes presentes nas ervilhas são capazes de parar a inflamação e os seus maus efeitos. Ervilhas contêm flavonóides, carotenóides, ácidos fenólicos e polifenóis que são propriedades anti-inflamatórias e anti-oxidantes. A inflamação é a principal causa de doenças do coração, artrite e mesmo câncer.
4- Regula o açúcar no sangue
Ervilhas têm boas quantidades de proteína e fibra, devido ao fato de que a digestão é lenta ajudando a manter os níveis de açúcar no sangue estável.
Elas também contêm vitamina E, zinco e Pisumsaponins I e II e pisomosides A e B, que estão exclusivamente presentes em ervilhas. Ambas ajudam a prevenir a inflamação crônica e estresse oxidativo, dois sinais bem conhecidos do diabetes do tipo 2. Ervilhas, assim, reduz o risco de diabetes tipo 2.
5- Controla a obesidade

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo
Consumo de ervilhas ajuda no controle de peso. Elas têm colesterol zero e tem uma boa quantidade de proteínas e fibras. Comer ervilhas irá saciá-lo por horas, reduzindo ainda mais a ingestão de alimentos. Os bons níveis de zinco também melhoram o metabolismo auxiliando na manutenção do peso.
6- Ajudam o Meio Ambiente
As ervilhas trabalham com bactérias que “consertam” o nitrogênio do ar e o fixam no solo. À medida que aumentam o teor de azoto no solo, a necessidade de pesticidas artificiais é reduzida. Elas também precisam de muito pouca água para o crescimento e assim, ajudam a manter o meio ambiente mais verde.
7- Contribui para a saúde do coração
Ervilha é fonte de licopeno. O licopeno é um poderoso antioxidante que previne danos nas células do coração.
Altos níveis de vitamina K e o teor de colina em ervilhas também reduzem o risco de doença cardiovascular, enquanto que o elevado teor de fibra mantém os níveis de colesterol controlados evitando a obstrução das artérias e um possível infarto.
8- Alivia a constipação intestinal
Quando se tem prisão de ventre, é importante consumir alimentos ricos em fibras para melhorar o metabolismo. Isso contribui para uma melhor digestão. Comer ervilhas pode ajudá-lo a aliviar a constipação.
9- Combate a depressão
Além disso, é aconselhado comer alimentos ricos em antioxidantes porque ajudam a combater a depressão. Ervilhas têm muitos antioxidantes e estão facilmente disponíveis.
O que fazer: merenda de ervilhas cozidas é uma ótima ideia para lidar com mudanças de humor.
10- Acaba com a fadiga
Isto acontece porque ervilhas contêm ferro, um mineral que pode prevenir a fadiga, especialmente em mulheres. Além disso, o alto teor de vitaminas neste vegetal garante que você não se sinta fadigado depois de um dia cansativo.
Veja essa reportagem sobre os benefícios da ervilha
Fontes:
http://servingjoy.com/health-benefits-of-peas/
http://hubpages.com/health/Health-Benefits-Of-Peas-Green-Peas
http://www.thehealthsite.com/fitness/give-peas-a-chance-10-health-benefits-of-this-small-wonder/