10 Benefícios de Ervilha para Saúde

Ervilha já fez parte da sua infância? Afinal, quem nunca colocou uma ervilha de baixo do colchão, só pra se tornar uma princesa? (baseado no conto de Hans Christian Andersen: A princesa e a ervilha). Mesmo que você nunca tenha feito isso, provavelmente, já fez muita cara feia na hora de comer ervilhas. Mas o que muita gente não sabe é que elas são muito benéficas, principalmente para a saúde dos olhos, controle da obesidade e até para o meio ambiente- é pode acreditar!!!

Esse legume antigo, consumido fartamente pelo povo egípcio foi originalmente cultivado na Turquia, Jordânia e Síria. São cientificamente chamadas como Pisum sativum, elas necessitam de clima fresco e solo bem drenado com umidade adequada, para sobreviver.

Podemos dizer que elas são versáteis, pois podem ser servidas como prato principal ou como complemento. A maior parte da produção é congelada ou enlatada e cozinhar as torna mais doce.

Curiosidades:

  • Uma porção de 100 calorias de ervilhas (três quartos de uma xícara) contém mais proteína do que um ovo inteiro ou 1 colher de sopa de manteiga de amendoim.
  • Eles também têm quantidades insignificantes de sódio (sal), que é o seu outro ponto positivo para quem tem pressão alta.

Outros benefícios da ervilha para a saúde:

  • Mantém o sistema digestivo saudável
  • Previne coágulos sanguíneos, uma vez que melhora a circulação sanguínea.
  • Ferva as ervilhas e moa até formar uma pasta. Aplique no rosto e corpo. Esfregue bem para uma pele brilhante.

Devemos consumir ervilhas porque é baixa em calorias, rica em nutrientes, acessível ao seu bolso além de ser uma alimentação saudável.

Veja os 10 Benefícios de Ervilha para Saúde

ervilha

1- Aumenta os níveis de energia no corpo

Comer ervilhas vai aumentar seus níveis de energia por causa de sua fartura em ferro. Perda de ferro no organismo provoca cansaço e incapacidade de se concentrar. Se comer alimentos ricos em ferro, você será capaz de aumentar seus níveis de energia e proteger-se contra riscos de infecção. É muito importante consumir alimentos ricos em ferro diariamente.

O que fazer: Depois de cozinhar, misture as ervilhas no purê de batatas para torná-las mais fáceis de consumir.

2- Melhora a visão

Além de luteína, ervilhas também estão concentradas com a vitamina A, que trabalham juntas para o maior benefício dos olhos. A luteína protege os olhos em um nível celular através da prevenção da oxidação que pode levar à catarata. A vitamina A mantém sua visão clara por mais tempo. Se você deseja ter os olhos saudáveis ​​à medida que envelhecem, consumir ervilhas em sua dieta será de grande ajuda.

3- Funciona como anti-inflamatório natural

Os antioxidantes presentes nas ervilhas são capazes de parar a inflamação e os seus maus efeitos. Ervilhas contêm flavonóides, carotenóides, ácidos fenólicos e polifenóis que são propriedades anti-inflamatórias e anti-oxidantes. A inflamação é a principal causa de doenças do coração, artrite e mesmo câncer.

4- Regula o açúcar no sangue

Ervilhas têm boas quantidades de proteína e fibra, devido ao fato de que a digestão é lenta ajudando a manter os níveis de açúcar no sangue estável.

Elas também contêm vitamina E, zinco e Pisumsaponins I e II e pisomosides A e B, que estão exclusivamente presentes em ervilhas. Ambas ajudam a prevenir a inflamação crônica e estresse oxidativo, dois sinais bem conhecidos do diabetes do tipo 2. Ervilhas, assim, reduz o risco de diabetes tipo 2.

5- Controla a obesidade

Consumo de ervilhas ajuda no controle de peso. Elas têm colesterol zero e tem uma boa quantidade de proteínas e fibras. Comer ervilhas irá saciá-lo por horas, reduzindo ainda mais a ingestão de alimentos. Os bons níveis de zinco também melhoram o metabolismo auxiliando na manutenção do peso.

6- Ajudam o Meio Ambiente

As ervilhas trabalham com bactérias que “consertam” o nitrogênio do ar e o fixam no solo. À medida que aumentam o teor de azoto no solo, a necessidade de pesticidas artificiais é reduzida. Elas também precisam de muito pouca água para o crescimento e assim, ajudam a manter o meio ambiente mais verde.

7- Contribui para a saúde do coração

Ervilha é fonte de licopeno. O licopeno é um poderoso antioxidante que previne danos nas células do coração.

Altos níveis de vitamina K e o teor de colina em ervilhas também reduzem o risco de doença cardiovascular, enquanto que o elevado teor de fibra mantém os níveis de colesterol controlados evitando a obstrução das artérias e um possível infarto.

8- Alivia a constipação intestinal

Quando se tem prisão de ventre, é importante consumir alimentos ricos em fibras para melhorar o metabolismo. Isso contribui para uma melhor digestão. Comer ervilhas pode ajudá-lo a aliviar a constipação.

9- Combate a depressão

Além disso, é aconselhado comer alimentos ricos em antioxidantes porque ajudam a combater a depressão. Ervilhas têm muitos antioxidantes e estão facilmente disponíveis.

O que fazer: merenda de ervilhas cozidas é uma ótima ideia para lidar com mudanças de humor.

10- Acaba com a fadiga

Isto acontece porque ervilhas contêm ferro, um mineral que pode prevenir a fadiga, especialmente em mulheres. Além disso, o alto teor de vitaminas neste vegetal garante que você não se sinta fadigado depois de um dia cansativo.

Veja essa reportagem sobre os benefícios da ervilha

 

Fontes:

http://servingjoy.com/health-benefits-of-peas/

http://hubpages.com/health/Health-Benefits-Of-Peas-Green-Peas

http://www.thehealthsite.com/fitness/give-peas-a-chance-10-health-benefits-of-this-small-wonder/

 

 

 

 

 

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