10 Benefícios de Óleo de Peixe para a Saúde

benefícios do óleo de peixe

Fonte de ômega 3, o óleo de peixe, é um dos suplementos favoritos da atualidade por conta dos inúmeros benefícios, sendo muitos dos quais comprovados em estudos científicos.

Considerado um ‘faz-tudo’, já que ele é uma ótima fonte de obtenção de ômega 3 ácido graxo essencial e não produzido pelo corpo humano, o óleo de peixe vem sendo o favorito na rotina de quem deseja se alimentar bem.

Na alimentação dos brasileiros, há uma preocupação que prioriza muito mais o consumo de ômega 6 do que de ômega 3, mas isso pode causar diversos distúrbios e malefícios a saúde, dentre eles a diabetes, a obesidade, além de doenças crônicas e do coração.

Embora o ômega 6 e o ômega 3 sejam essenciais, é preciso ter equilíbrio na proporção entre eles, já que a ingestão excessiva de ômega 6 provoca desequilíbrio de ômega 3 no organismo.

I) O que é o ômega 3?

O ômega 3 é um conjunto de gorduras, dos quais fazem parte o EPA (ácido eicosapentaenóico) e o DHA (ácido docosahexaenoico) considerados ácidos graxos poli-insaturado e que por sua vez, são encontrados em maior quantidade em alimentos como peixes, frutos do mar e óleo de peixe.

O EPA é importante por sua ação anti-inflamatória, pois atua na produção de substâncias anti-inflamatórias chamadas prostaglandinas E3, apresentando benefícios cardiovasculares e a circulatórios, impedindo que as plaquetas se unam formando trombos (coágulos) que podem causar trombose e derrame cerebral (AVC).

O DHA (docosahexaenoico) é considerado um ótimo alimento para o cérebro e memória, já que grande parte do cérebro é composto por gorduras.

Em relação aos benefícios, o DHA contém propriedade antioxidante e está envolvido com diversos processos cognitivos, além da correta sinalização entre os neurônios.

Há estudos que afirmam que o DHA pode aumentar a produção de substâncias anti-inflamatórias e neuroprotetoras, tendo efeito positivo contra doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. O DHA também tem papel importante no desenvolvimento fetal, além de fazer parte da retina dos olhos.

Acabar com o zumbido no ouvido

II) A partir do exposto acima, destacamos 10 benefícios do óleo de peixe para a saúde:

óleo de peixe capa 2

1 – Melhora a saúde dos olhos

Por manter altos níveis de ômega-3 e ácidos graxos essenciais, o óleo de peixe oferecem um proteção substancial contra a degeneração macular (DMRI) dos olhos, uma condição na qual a visão fina se deteriora, resultando em perda da visão central e é a principal causa de cegueira em pessoas mais de 50 anos. Além de reduzir o risco da síndrome do olho seco.

2 – Previne diversas doenças

Ele diminui os fatores de risco associados com doenças inflamatórias, a aterosclerose, angina, doença coronária, ataque cardíaco, derrame, insuficiência cardíaca congestiva e diabetes.

3 – Diminui a pressão arterial

Fazendo aumentar a vasodilatação, reduzindo a inflamação vascular
e a inibindo um constritor do vaso sanguíneo (o tromboxano), tudo por conta do DHA presente em sua composição;

4. Aumenta a energia do corpo

O óleo de peixe também é fonte de energia, pelo aumento na utilização dos depósitos de gordura. Isso significa que ele torna possível, por diversos processos, o aumento da conversão de calorias em energia.

5 – Melhora a memória

Em decorrência da presença de DHA, importante para as membranas do cérebro, memória e função cognitiva, os pesquisadores da Sociedade Radiológica da reunião anual da América do Norte descobriram que as pessoas que comem peixes (sejam assados ou grelhados e não fritos) tinham cérebros maiores e células maiores nas áreas do cérebro responsável pela memória e aprendizado, tinham maior massa cinzenta.

Eles acreditam que o volume cerebral maior pode ajudar a diminuir o risco de declínio cognitivo presentes na doença de Alzheimer.

6 – Aumenta os níveis de serotonina

Considerado o neurotransmissor da “felicidade” que irão diminuir a incidência de depressão, ansiedade, ataques de pânico. Em estudo realizado com 52 gestantes, os médicos descobriram que uma cápsula de 300 mg de ômega-3 durante a gravidez reduziu de modo significativo o risco destas de terem depressão pós-parto.

7 – Beneficia as funções cardiovasculares

Diminui o LDL (colesterol ruim), triglicérides e aumenta os níveis de HDL (colesterol bom) diminuindo os riscos de AVC.
O ômega-3 presente no óleo de peixe tem ação protetora do coração, das artérias e das veias.

As chamadas ‘gorduras boas’ ajudam na redução do colesterol, diminuem a coagulação, relaxando e diminuindo a inflamação nos vasos sanguíneos.

Acabar com o zumbido no ouvido

8 – Combate o estresse

A suplementação com ômega 3 inibe a ativação adrenal de aldosterona, adrenalina e noradrenalina (catecolaminas) provocadas pelo estresse mental.

9. Retarda o envelhecimento

Na Grã-Bretanha, na Universidade de Aberdeen, pesquisadores comprovaram a eficácia da ingestão diária de ácidos graxos provenientes de óleos de peixe numa associação combinada a exercícios físicos no combate ao envelhecimento.

10. Mantém a pele e cabelo saudável

Ajuda a formar os tecidos, a prevenir doenças ósseas e a combater a anemia, isto por causa da riqueza em ômega 3, proteínas, vitamina D, cálcio, ferro e vitamina B12.

O ômega-3 do peixe é exatamente o tipo de gordura saudável, ajuda a manter a pele, os olhos, os cabelos brilhantes e, além do que são coadjuvante no tratamento de doenças da pele, como a psoríase e as dermatites.

Assim mesmo, se você ainda não estiver convencido dos benefícios na ingestão do óleo de peixe feito por cientistas, estudiosos, pesquisadores, deixe, então, tudo de lado e lembre-se do que diziam as avós: Quem come peixe tem bonitos dentes!

Fonte

http://www.webmd.com/hypertension-high-blood-pressure/guide/omega-3-fish-oil-supplements-for-high-blood-pressure


Equipe Biosom

contato@biosom.com.br