10 Benefícios Incríveis de Potássio para Saúde

10 Benefícios de Potássio para Saúde

O tem uma grande importância nutricional para o nosso corpo e é fundamental para um bom funcionamento dos músculos e das células nervosas. Ele pode ser encontrado em diversos alimentos, como legumes, verduras e frutas. Manter níveis adequados desse nutriente, beneficia não só a saúde, como também ajudam a prevenir doenças.

Veja a seguir os 10 principais benefícios de potássio:

1- Controle da pressão arterial

O sódio é um agente de risco para o aumento da pressão arterial e, felizmente, o potássio equilibra o sódio no organismo e previne a . Sendo assim, quando ingerido em quantidades adequadas, ele é um ótimo fator na hora de regular a pressão arterial. Esse é um dos principais efeitos benéficos do potássio e muitos estudos a respeito desse fato já foram realizados e continuam surgindo, ressaltando que o aumento da ingestão de potássio pode estar relacionado com a diminuição da pressão arterial e naturalmente, com a prevenção do , que é o próximo item da lista.

2- Prevenção de doenças cardiovasculares

Muitos não sabem, mas o potássio tem função vasodilatadora, de modo que a prevenção de , é uma consequência também do item anterior a respeito do controle da pressão arterial. Porque dessa forma, além de prevenir a pressão alta, ajuda a reduzir também o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral. Ou seja, cuidando da pressão sanguínea, o sistema cardiovascular pode ter suas funções melhoradas.

3- Controle do açúcar no sangue

Na falta de potássio, os níveis de açúcar no sangue, podem ser desregulados e isso pode gerar problemas de saúde, tanto se estiverem baixos demais ou altos. Como ou a piora de casos já existentes de doenças.

4- Ganho de Massa Muscular

O potássio tem um importante papel na resistência muscular, pois ele contribui para a contração e relaxamento dos músculos, ele também é indicado para evitar câimbras. Além disso, o mineral pode colaborar para o  aumento de , já que proporciona um equilíbrio maior do cortisol, que quando presente em alta quantidade no sangue, pode causar perda dessa massa.

5- Colabora com o cálcio e a saúde óssea

O atua na manutenção e construção dos ossos, ou seja, é muito importante que ele esteja presente em quantidades adequadas no nosso organismo.

Estudos sobre a relação do potássio com a saúde óssea apontam uma associação positiva da ingestão do nutriente com a melhora na saúde óssea de pessoas de todas as idades. Apesar de ainda causar discussões entre os estudiosos em relação a isso, o  potássio pode contribuir com a presença do cálcio no corpo, já que reduz a excreção dele na urina e contribui com a sua retenção.

6- Funciona na prevenção das pedras nos rins

Quando a quantidade de cálcio na urina é elevada, ocorre o risco de desenvolver . Por isso, por reduzir a excreção desse mineral na urina, o potássio é indicado para evitar problemas maiores.

7- Auxílio na perda de peso

O potássio não acelera o metabolismo de forma direta, porém, ele colabora para mantê-lo regulado, isso é ótimo para quem deseja perder peso. Além disso, o mineral evita os picos de açúcar no sangue e colabora para evitar a retenção de pelo organismo, o que pode ajudar a desinchar o corpo.

8- Favorecimento nas atividades física

Como o potássio pode favorecer as atividades físicas? Bom, primeiro é possível citar um ponto já mostrado na lista, que aborda o favorecimento do ganho de massa muscular e de sua resistência. Além disso, ele contribui para um bom controle hidroeletrolítico no corpo, reduzindo também a fadiga.

9- Equilíbrio da água no organismo

É importante ressaltar que o potássio atua no balanço e distribuição da água no organismo. Por causa disso, cada órgão do corpo pode funcionar de forma melhor, com a concentração ideal de água.

10- Alivia as dores

A deficiência desse potássio pode ser um agente de risco para dores, principalmente as dores de cabeça.  A , por exemplo, é rica em potássio e , por isso, ela pode ajudar a diminuir as câimbras e pode aliviar dores, como a dor de cabeça.

Incluir o potássio no cardápio não é difícil, pois alguns dos alimentos podem ser facilmente encontrados e inclusos na dieta diária, como por exemplo:

  • banana-nanica
  • mandioquinha cozida
  • milho
  • extrato de tomate
  • mamão papaia
  • melancia
  • abacate.

Aproveite para cuidar melhor da sua saúde e proporcionar um funcionamento melhor do seu corpo.

Lembre-se  que a dose ideal diária do potássio muda de pessoa para pessoa. É imprescindível ter noção desse fato, porque um nível muito alto ou muito baixo de potássio, pode causar problemas de saúde. Veja a seguir duas doenças causadas pelo desequilíbrio do potássio no organismo:

  • Hipercalemia: Um nível muito alto pode caracterizar essa doença, identificada por um exame de sangue e pode ou não significar problemas nos rins, nesse tipo de doença, o paciente pode ter insuficiência renal aguda ou crônica, além de outras complicações.
  • Hipocalemia: É o caso do nível muito baixo de potássio no organismo, que pode ter várias causas e os pacientes podem ter em seu quadro de sintomas fadiga, espasmos musculares, ou fraqueza. Por isso, é ideal manter uma dieta equilibrada e buscar incluir os nutrientes essenciais para manter-se saudável.

Fontes:

http://bembu.com/potassium-benefits

http://www.stylecraze.com/articles/top-10-benefits-of-potassium/

Equipe Biosom

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