10 Benefícios Incríveis de Potássio e Principais Alimentos

10 Benefícios Incríveis de Potássio e Principais Alimentos

O potássio tem uma grande importância nutricional para o nosso corpo e é fundamental para um bom funcionamento dos músculos e das células nervosas. Ele pode ser encontrado em diversos alimentos, como legumes, verduras e frutas. Manter níveis adequados desse nutriente, beneficia não só a saúde, como também ajudam a prevenir doenças.

I) Veja a seguir os 10 principais benefícios de potássio:

10 Benefícios Incríveis de Potássio e Principais Alimentos

1- Controle da pressão arterial

O sódio é um agente de risco para o aumento da pressão arterial e, felizmente, o potássio equilibra o sódio no organismo e previne a pressão alta. Sendo assim, quando ingerido em quantidades adequadas, ele é um ótimo fator na hora de regular a pressão arterial. Esse é um dos principais efeitos benéficos do potássio e muitos estudos a respeito desse fato já foram realizados e continuam surgindo, ressaltando que o aumento da ingestão de potássio pode estar relacionado com a diminuição da pressão arterial e naturalmente, com a prevenção do AVC, que é o próximo item da lista.

2- Prevenção de doenças cardiovasculares

Muitos não sabem, mas o potássio tem função vasodilatadora, de modo que a prevenção de doenças cardiovasculares, é uma consequência também do item anterior a respeito do controle da pressão arterial. Porque dessa forma, além de prevenir a pressão alta, ajuda a reduzir também o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral. Ou seja, cuidando da pressão sanguínea, o sistema cardiovascular pode ter suas funções melhoradas.

3- Controle do açúcar no sangue

Na falta de potássio, os níveis de açúcar no sangue, podem ser desregulados e isso pode gerar problemas de saúde, tanto se estiverem baixos demais ou altos. Como diabetes ou a piora de casos já existentes de doenças.

4- Ganho de Massa Muscular

O potássio tem um importante papel na resistência muscular, pois ele contribui para a contração e relaxamento dos músculos, ele também é indicado para evitar câimbras. Além disso, o mineral pode colaborar para o  aumento de massa muscular, já que proporciona um equilíbrio maior do cortisol, que quando presente em alta quantidade no sangue, pode causar perda dessa massa.

5- Colabora com o cálcio e a saúde óssea

O cálcio atua na manutenção e construção dos ossos, ou seja, é muito importante que ele esteja presente em quantidades adequadas no nosso organismo.

Estudos sobre a relação do potássio com a saúde óssea apontam uma associação positiva da ingestão do nutriente com a melhora na saúde óssea de pessoas de todas as idades. Apesar de ainda causar discussões entre os estudiosos em relação a isso, o  potássio pode contribuir com a presença do cálcio no corpo, já que reduz a excreção dele na urina e contribui com a sua retenção.

6- Funciona na prevenção das pedras nos rins

Quando a quantidade de cálcio na urina é elevada, ocorre o risco de desenvolver pedras nos rins. Por isso, por reduzir a excreção desse mineral na urina, o potássio é indicado para evitar problemas maiores.

7- Auxílio na perda de peso

O potássio não acelera o metabolismo de forma direta, porém, ele colabora para mantê-lo regulado, isso é ótimo para quem deseja perder peso. Além disso, o mineral evita os picos de açúcar no sangue e colabora para evitar a retenção de água pelo organismo, o que pode ajudar a desinchar o corpo.

8- Favorecimento nas atividades física

Como o potássio pode favorecer as atividades físicas? Bom, primeiro é possível citar um ponto já mostrado na lista, que aborda o favorecimento do ganho de massa muscular e de sua resistência. Além disso, ele contribui para um bom controle hidroeletrolítico no corpo, reduzindo também a fadiga.

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9- Equilíbrio da água no organismo

É importante ressaltar que o potássio atua no balanço e distribuição da água no organismo. Por causa disso, cada órgão do corpo pode funcionar de forma melhor, com a concentração ideal de água.

10- Alivia as dores

A deficiência desse potássio pode ser um agente de risco para dores, principalmente as dores de cabeça.  A banana, por exemplo, é rica em potássio e magnésio, por isso, ela pode ajudar a diminuir as câimbras e pode aliviar dores, como a dor de cabeça.

Incluir o potássio no cardápio não é difícil, pois alguns dos alimentos podem ser facilmente encontrados e inclusos na dieta diária, como por exemplo:

  • banana-nanica
  • mandioquinha cozida
  • milho
  • extrato de tomate
  • mamão papaia
  • melancia
  • abacate.

Aproveite para cuidar melhor da sua saúde e proporcionar um funcionamento melhor do seu corpo.

Lembre-se  que a dose ideal diária do potássio muda de pessoa para pessoa. É imprescindível ter noção desse fato, porque um nível muito alto ou muito baixo de potássio, pode causar problemas de saúde. Veja a seguir duas doenças causadas pelo desequilíbrio do potássio no organismo:

  • Hipercalemia: Um nível muito alto pode caracterizar essa doença, identificada por um exame de sangue e pode ou não significar problemas nos rins, nesse tipo de doença, o paciente pode ter insuficiência renal aguda ou crônica, além de outras complicações.
  • Hipocalemia: É o caso do nível muito baixo de potássio no organismo, que pode ter várias causas e os pacientes podem ter em seu quadro de sintomas fadiga, espasmos musculares, constipação ou fraqueza. Por isso, é ideal manter uma dieta equilibrada e buscar incluir os nutrientes essenciais para manter-se saudável.

II) A Seguir os 20 Alimentos Ricos em Potássio:

10 Benefícios Incríveis de Potássio e Principais Alimentos

1) Abóbora

É uma fonte de potássio que contém altos níveis de antioxidantes. Mais impressionantes são os carotenoides contidos em apenas uma porção de abóbora. Este tipo de antioxidante ajuda a prevenir e combater vários tipos de câncer, incluindo de pele, mama, pulmão e próstata.

2) Espinafres

Há uma razão pela qual o espinafre foi o escolhido do personagem Popeye. Ele é um alimento rico em potássio e ao comer espinafre você quer optar pelo orgânico. É uma boa ideia adicionar espinafres ao seu prato, pois não é apenas alto em potássio, mas também rico em ferro bem como uma variedade de outras vitaminas e minerais. O espinafre é o ingrediente padrão em um smoothie verde.

3) Batata doce

As batatas doces são um alimento rico em potássio que contém mais nutrientes do que as batatas comuns. As batatas doces também são altas em betacaroteno, vitamina C e vitamina B6.

4) Salmão

Além de potássio, o salmão contém ômega-3 cujos benefícios incluem diminuir o risco de doenças cardíacas, AVC, depressão, transtorno de déficit de atenção, hiperatividade, dor nas articulações e o eczema. Você vai querer ser exigente sobre a qualidade do salmão que está comendo, pois não são todos criados igualmente. Evite o salmão criado por fazenda, pois contém produtos químicos suficientes que tiram qualquer benefício que você tenha obtido. O salmão é mais frequentemente consumido como o principal prato de uma refeição, em forma de filé. Você pode tentar fazer seu próprio sushi usando salmão, pois isso adiciona um pouco de novidade e não é tão difícil quanto parece.

5) Damascos

As pessoas que consomem damasco tendem a ter dietas mais saudáveis ​​em geral com mais nutrientes, bem como um menor peso corporal. Com moderação, o damasco é saudável e uma ótima uma escolha de lanche rico em potássio.

6) Melaço

O melaço tem potássio e contém 293 mg de potássio por 1 colher de sopa.

7) Romã

As sementes de romã são excelentes fontes de potássio e tem a sua capacidade de reduzir os níveis de cortisol no organismo.

8) Água de coco

Se você está a procura de um alimento rico em potássio que vêm em forma líquida, a água de coco entra nesta lista. E ela já foi usada em situações de emergência como um fluido de hidratação.

9) Feijões Brancos

Não só os feijões brancos contêm uma dose significativa de potássio por porção, mas também são ricos em fibras. Consumir alimentos ricos em fibras, como feijões brancos, ajuda a diminuir o risco de diabetes.

10) Banana

A banana é bem conhecida por ser uma fonte de potássio, mas também são relativamente altas em açúcar. Bananas são recomendadas como uma fonte rápida de energia antes de um treino ou um pós-treino porque equilibra a retenção de água.

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11) Abacate

Uma característica do abacate que muitas vezes é negligenciada é o quanto de potássio que ele tem. Os abacates são bastante versáteis; você pode simplesmente comê-los inteiros ou misturá-los em um smoothie. E guacamole é um excelente petisco a qualquer hora.

12) Cogumelos

Os cogumelos têm a mesma quantidade de potássio que uma banana. Os cogumelos Shiitake são maravilhosos e podem ser adicionados a qualquer entrada para aumentar o seu sabor e teor de potássio. Eles podem ser uma cobertura de pizza e se você optar por um cogumelo Portobello, pode fazer uma substituição da carne por causa de seu peso e textura.

13) Brócolis

Sempre coma brócolis orgânico fresco ou congelado e cozinhe até ficar macio, mas tente não cozinhá-lo demais. O brócolis também é uma excelente fonte de vitamina C e uma dose de 100 g de brócolis não só lhe fornecerá 9% do seu valor diário de potássio, mas também lhe dá um dia inteiro de vitamina C.

14) Beterraba

Beterraba é uma fonte rica em potássio e é um vegetal que é mais consumido durante os meses de inverno. Embora possa ser um pouco amarga, se você colocá-la em um smoothie ou uma salada lhe fornecerá mais potássio do que qualquer coisa nesta lista. Nunca compre beterraba em conserva, pois você não receberá todas as coisas boas que a beterraba fornece. Opte por beterrabas cruas e assadas no forno. Você ficará surpreso com a diferença do sabor.

15) Cantaloupe ou Melão

Aqui está uma maneira deliciosa de obter mais potássio. Esta popular fruta do verão tem muito potássio bem como outros antioxidantes. É uma fonte de potássio que é um prazer comer, graças ao seu sabor doce e suculento. Ela também lhe dará vitamina A que ajudarão seu corpo a combater o dano dos radicais livres que ocorre diariamente. Cantaloupe faz uma ótima adição a um smoothie de frutas no verão. Tente misturá-la com mel e melancia.

16) Tomates

Os tomates têm muito a oferecer e sua quantidade de potássio apenas aumenta a quantidade de razões pelas quais você deveria estar comendo. É melhor comprar tomates orgânicos, pois estes fornecerão todos os benefícios e nenhuma das desvantagens associadas aos contaminados por agrotóxicos. Certifique-se de cozinhar os tomates para liberar o máximo de licopeno possível. Os tomates podem ser adicionados a uma salada ou usá-los em sopas.

17) Espargos

Os espargos são um vegetal que fornecem bastante potássio e também combina bem com outros alimentos com alto teor de potássio. Por exemplo, você verá um pouco de aspargos com um filé de salmão e adicione uma batata doce cozida para completar a refeição. Há uma abundância de pratos que você pode fazer que inclua espargo.

18) Repolho

Sabe-se que o repolho é um alimento saudável, mas ser rico em potássio é um aspecto pouco conhecido. O repolho também é uma fonte de fibra e muitas vezes é tido como um alimento que é útil com a perda de peso, pois ajuda a regular o sistema digestivo e aumentar o metabolismo. A sopa de repolho é a melhor maneira de obter mais desse vegetal.

19) Iogurte

O iogurte é um exemplo de um produto lácteo que contém potássio. O iogurte é feito através da introdução de bactérias no leite, mas que são úteis para o corpo e podem ajudar na digestão. Ele pode ser consumido no lanche.

20) Couve

A couve tem muito potássio e é uma boa fonte de cálcio, magnésio e proteína. Existem muitos tipos diferentes de couve, então se certifique de experimentar vários tipos para que você saiba quais são os melhores.

Não há dúvida de que o potássio é uma parte absolutamente essencial de uma dieta saudável. Felizmente, essa lista de alimentos ricos em potássio irá ajudá-lo a ver que as bananas não são sua única opção quando se trata de obter sua dose diária de potássio.


Equipe Biosom

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