10 Surpreendentes Benefícios de Selênio e os Principais Alimentos

Selênio é um mineral, um elemento muito importante que o nosso corpo precisa, pois ele tem uma alta quantidade de antioxidante, assim, podendo ajudar em algumas situações do nosso corpo, como no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do câncer, entre outros. O selênio serve para proteger o organismo, formação da tireoide, manter os vasos sanguíneos saudáveis e melhorar a circulação do sangue.

O selênio dos alimentos depende do solo, de onde o animal ou onde a planta estiver sendo cultivada. Os alimentos mais ricos são: carnes, cereais, frutos do mar e grãos. Os animais que cultivam alimentos, como galinhas, porcos e vacas, geralmente, seguem uma dieta que há o selênio, o que pode deixar os alimentos, que nós humanos ingerimos mais consistentes. Portanto, nosso corpo consome o selênio com mais facilidade, quando ingerimos vegetais, do que carne animal.

I) Abaixo veremos 10 Benefícios de Selênio para Saúde:

10 Surpreendentes Benefícios de Selênio para a Saúde e os Principais Alimentos

1) Ajuda a melhorar o metabolismo da tireoide:

O selênio é fundamental para o metabolismo da tireoide, pois a falta deste elemento pode afetar no desenvolvimento T3 e T4, hormônios que são responsáveis para regular o funcionamento do metabolismo e podendo afetar o funcionamento de outros órgãos.

2) Combate aos radicais livres:

O selênio pode agir diretamente ou indiretamente no corpo, diretamente, é devido a sua alta quantidade de antioxidante, combate várias tipos de doenças inflamatórias. Já indiretamente, por ter antioxidantes também, ele protege o corpo para que não haja desenvolvimento de tumores.

3) Desintoxicação:

Devido a presença de antioxidantes, o selênio também ajuda desintoxicar metal pesado e toxinas, como mercúrio e cádmio.

4) Maior imunidade:

É um ótimo elemento para ajudar no fortalecimento do corpo, principalmente no sistema imunológico. Ele é um ótimo benefício, pois ajuda a prevenir as doenças inflamatórias, doenças comuns.

5) Ganho de massa muscular:

Como já dito, o selênio tem muito antioxidante, e isso ajuda nos radicais livres, o que são liberados após os treinos musculares e a resistência. Os músculos são beneficiados pelo selênio e quando ingerido, após o treino, a recuperação torna-se mais rápida.

Isso também ajuda nas fadigas que surgem, após o treino de resistência muscular, assim diminuindo, e deixando-as menos intensa.

6) Prevenção contra o câncer:

O selênio é muito importante, em questão das células, pois ele ajuda na manutenção do ciclo da célula, o que torna-se muito importante, pois ajuda na prevenção do câncer. Ele fortalece a morte natural e programada das células. Se o desenvolvimento do selênio não for processado corretamente, as chances do câncer aparecer, aumentam demais.

7) Prevenção de doenças cardiovasculares:

Protege o sistema circulatório, ele protege o corpo contra coágulos, graças ao da-sua função anticoagulante, e também ajuda a combater o colesterol LDL (colesterol ruim), por ter a função antioxidante.

Acabar com o zumbido no ouvido

8) Perda de Peso:

O emagrecimento vária do hormônio, isso acontece devido a glândula da tireoide, se a glândula tiver um bom funcionamento, o metabolismo funciona com mais rapidez. Até sem fazer exercícios e de repouso, o corpo queima calorias.

9) Regulação do Sistema Endócrino:

Pode ser um ótimo estímulo para o sistema endócrino, ele ajuda a regular o metabolismo e o funcionamento de outros componentes do sistema. Através do selênio esses componentes funcionam com mais eficácia e rapidez.

10) Retarda o envelhecimento:

O selênio tem efeitos antioxidantes, por isso, ajuda a retardar o envelhecimento.

II) Vejamos os principais alimentos em selênio que você pode achar na sua cozinha

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Os alimentos que vamos listar a seguir oferecem uma quantidade rica e suficiente de selênio para o corpo. Use com sabedoria, e você terá benefícios incríveis, como eliminar os radicais livres que levam ao câncer, aumento na resistência a doenças, e ganho de massa muscular.

10 Surpreendentes Benefícios de Selênio para a Saúde e os Principais Alimentos

1 – Castanha-do-Pará

As oleaginosas são conhecidas por terem as quantidades mais concentradas de nutrientes. No caso da castanha-do-pará não só oferece uma boa quantidade de selênio, como de magnésio e potássio também.

2 – Arroz

Um dos motivos de nossa alimentação ser tão bem valorizada em nutrientes, é pela variedade de nutrientes. O arroz contém diversos nutrientes em seu preparo, incluindo uma quantidade modesta de selênio.

3 – Frango

A principal peça de frango nesse sentido é o peito. Quando cozido, ele consegue preservar seus principais nutrientes. 100 g de peito de frango são o suficientes para seu organismo.

4 – Farinha de Trigo

Presente majoritariamente em bolos e pães, a farinha de trigo é uma grande fonte de selênio. E com seu uso mais moderado, é uma fonte perfeita e situacional.

5 – Repolho

O repolho é uma das fontes mais mínimas de selênio na natureza. Você pode achar pouco, mas para quem está com esse nutriente em excesso, e precisa maneirar sem perder seus benefícios, o repolho oferece o essencial para sua dieta.

6 – Feijão

Junto ao arroz, é uma das fontes mais ricas de selênio existentes na natureza. O feijão preto é o mais indicado nesses casos. se tornando a base de sua dieta, quando esta for necessária.

7 – Carne Bovina

Tão rica quanto o frango, a carne bovina como um todo é uma grande fonte de nutrientes como o selênio e proteínas em geral. Exemplos de cortes interessantes para quem busca o selênio são o Patinho, acém e a costela.

8 – Queijo

O queijo é uma das fontes mais ricas de selênio. E ao contrário das carnes, há pouca variação na quantidade do nutriente entre os tipos de queijo. Contudo, para quem busca uma alimentação mais saudável, é interessante buscar versões menos gordurosas, como o queijo branco, ou o brie, por exemplo.

9 – Atum

Os peixes, de forma geral, possuem uma boa quantidade de selênio para o nosso corpo, variando bastante entre as espécies. O atum é um dos que mais concentram o nutriente, principalmente em sua versão cozida.

10 – Pão Integral

Enquanto o pão branco tem uma quantidade praticamente irrisória de selênio, vinda da farinha de trigo, o pão integral é uma fonte muito mais rica do elemento, além das fibras vegetais que ele possui. Duas fatias de pão integral são o suficiente.

Acabar com o zumbido no ouvido

11 – Ovo

O ovo é um alimento versátil para quem deseja consumir selênio de forma mais direta. Isso porque a gema e a clara possuem suas quantidades respectivas do nutriente, sendo a gema mais concentrada.

12 – Aveia

Os grãos, como um todo, são excelentes para conseguir selênio em quantidades adequadas. Um dos mais interessantes nesse sentido é a aveia, Nesse caso em específico, a farinha de aveia é a melhor forma de adquirir o selênio.

13 – Sementes de Girassol

As sementes de girassol são uma das fontes mais ricas de nutrientes como um todo. Além do selênio, ele também possui magnésio, Vitamina B e fósforo, entre outros. As infusões com as sementes são ótimas.

14 – Salmão

O salmão é um alimento rico em muitos nutrientes, e isso inclui o selênio. A quantidade é um pouco menor do que o atum, o que pode ser interessante para quem busca variações para suas fontes, e de quebra completar com outros alimentos.

15 – Semente de Chia

As sementes são muito ricas em fontes minerais. Além do girassol, outra grande fonte para os mais interessados é a semente de chia, que pode ser muito bem absorvido através de infusões.

16 – Cogumelos

Os cogumelos comestíveis são uma das grandes fontes de selênio no organismo. Contudo, são as que exigem mais preparo, para que tanto seus nutrientes sejam bem absorvidos, como mantém o sabor.

17 – Arenque

De todos os peixes listados aqui, o arenque é o que possui a menor quantidade de selênio. Mas para quem busca um porta de entrada acessível ao mineral, bem como buscar alguns pratos interessantes, é uma excelente opção.

18 – Nozes

As oleaginosas, como um todo, possuem minerais dos mais variados tipos. E um deles com certeza são as nozes. E assim como outros alimentos dessa categoria, seu uso com esse objetivo devem ser cauteloso, pelo excesso não apenas do próprio selênio, como de outros nutrientes.

19 – Milho

Possui uma quantidade muito menor de selênio comparado a outros alimentos da mesma categoria, como é o caso do repolho e da aveia. O que torna uma boa opção para quem está com níveis altos do mineral e precisa maneirar.

20 – Fígado de Porco

Este é um alimento pouco convencional comparado a outras carnes, ou mesmo outros cortes de porco. Quando cozido, é uma grande fonte de selênio, muito importante para quem busca emagrecer.

Com uma variedade tão grande de alimentos ricos em selênio disponíveis, você pode montar toda uma dieta variada e interessante para diversos fins. Não deixe de cuidar da sua saúde, o selênio pode ajudar muito em seus cuidados. Até a próxima

21 – Outros Alimentos Ricos em Selênio

  • Cogumelos Porcini (secos)
  • Coco
  • Pistaches
  • Toucinho (de porco)
  • Alho
  • Trigo
  • Peixe