10 Benefícios de Tofu para a Saúde

Produzido por meio da coalhada da soja prensada em blocos, o tofu possui um processo de produção parecido com o da fabricação de queijo. É considerado uma grande fonte de proteína e é muito utilizado na culinária japonesa e por pessoas que fazem uso da dieta vegetariana. Listamos os dez benefícios do tofu para saúde que o farão querer consumir hoje! Veja:

10 Benefícios de Tofu para a Saúde

benefíciso de tofu para a saúde

1 – Previne doenças cardíacas

As pessoas que fazem o uso regular do tofu possuem uma diminuição considerável nas chances de desenvolver doenças cardíacas, pois ele reduz os níveis de lipoproteína de baixa densidade, considerado o colesterol ruim.

2 – Combate o envelhecimento

Ajuda a combater o processo de envelhecimento, já que mantém a elasticidade da pele. Além disso, ele tonifica os músculos faciais, o que faz com que o aparecimento de rugas não ocorra.

3 – Grande quantidade de cálcio

Por possuir um alto teor de cálcio, o tofu proporciona às pessoas que o consomem dentes e ossos fortes e saudáveis. Pela grande quantidade de cálcio, ele também auxilia na prevenção de artrite reumatoide e outras doenças ósseas.

4 – Previne diversos tipos de câncer

Grande fonte de selênio – mineral considerado antioxidante -, o tofu traz um bom funcionamento do corpo, prevenindo contra diversos tipos de câncer. Dentre os principais tipos de câncer que ele ajuda na prevenção está o câncer de mama, cólon e câncer de próstata.

5 – Ajuda na saúde do fígado

De acordo com especialistas, o consumo diário do tofu ajuda na redução de doenças do cérebro, que normalmente ocorrem com a idade. Além disso, seu consumo regular reduz danos no fígado e também ajdua com problemas cardiovasculares. De acordo com estudiosos, a ingestão regular da proteína de soja diminui os níveis de colesterol total até 30% e reduz os níveis de LDL (considerado o mau colesterol) em até 35-40%.

6 – Alivia os sintomas da menopausa

O consumo regular de tofu estabiliza os níveis de estrogênio e, por isso, previne os sintomas desconfortáveis que acompanham o período da menopausa, como por exemplos, as ondas de calor comum do período.

7 – Previne queda de cabelo

Quer uma aparência mais saudável para o seu cabelo? O consumo regular do tofu proporciona esta sensação, já que impede a queda excessiva dos fios, por meio da proteína que possui e que é convertida em queratina.

8 – Fornece energia ao corpo

É considerado uma excelente fonte de energia, já que 113 g proporcionam 33,8% do valor diário de ferro. É com o ferro, encontrado principalmente na hemoglobina, e considerada a molécula essencial para a produção de energia, já que realiza o transporte e fornecimento de oxigênio ao organismo, que o tofu se transforma em um dos principais alimentos energéticos.

9 – Rico em proteína

Assim como no caso do ferro, em 113 g de tofu é possível fornecer 9,2 g de proteína, o equivalente a 18,3% do valor diário de proteína. Há também outra vantagem: é livre de gordura saturada e possui 86 calorias.

10 – Ajuda na saúde dos rins

Além de prevenir as doenças cardíacas, o consumo do tofu é extremamente importante para a saúde doenças hepáticas e doenças renais, já que diminui a quantidade de proteínas que os pacientes diabéticos normalmente eliminam pela urina.

Confira também: 8 Principais Benefícios da Proteína de Soja para a Saúde

Veja aqui uma ótima receita de tofu grelhado (2:31)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *