benefícios do azeite infográfico

O Azeite de Oliva, extraído das azeitonas, é encontrado em medicamentos, produtos de beleza e é muito utilizado para temperar os alimentos. Uma colher de sopa tem cerca de 110 calorias e possui nutrientes que servem de inúmeros benefícios para a saúde.

Conheça os 10 Benefícios do Azeite de Oliva para Saúde

azeite de oliva

1. Previne o Câncer

Por ser rico em antioxidantes e vitaminas, além de Omega-3, o Azeite de Oliva diminui a taxa de crescimento de células cancerígenas no corpo e suas mutações, que também evita o ataque de radicais livres ao DNA, diminuindo os riscos de câncer.

2. Pode Impedir Um AVC

Um novo estudo divulgado na revista eletrônica Neurology mostrou que idosos que consomem o azeite de oliva diariamente são capazes de se proteger de um acidente celular cerebral (AVC). A pesquisa que reuniu 7.625 indivíduos com mais de 65 anos comprovou que as chances de ter um AVC para quem consome o azeite é 41% inferior em comparação com aqueles que não consomem.

3. Combate à Osteoporose

Na osteoporose acontece uma diminuição da massa óssea, o que leva a uma menor resistência dos ossos os tornando mais sensíveis e vulneráveis as fraturas. Os locais mais atingidos pela doença são as vértebras, o fêmur e o punho.

Na suplementação do azeite foram encontrados alguns nutrientes que ajudam na luta contra a doença. As pesquisas e os futuros tratamentos em relação ao uso do azeite seguem crescendo na área medicinal.

Acabar com o zumbido no ouvido

4. Reduz o Risco de Alzheimer

O azeite de oliva, mais precisamente o extravirgem, possui em sua composição o Oleocanthal que tem agentes potenciais que podem reduzir o risco da doença de Alzheimer.

O oleocanthal possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a reverter o dano oxidativo que ocorre quando se está envelhecendo e quando há um quadro de Alzheimer.

5. Benefícios para a Pele

Já foi comprovado que ele possui nutriente (antioxidantes, Vitamina A e Vitamina E) que ajudam na luta contra os radicais livres, que danificam as células da pele. Além disso, pelas propriedades anti-inflamatórias, ele reduz as rugas e o envelhecimento precoce da pele.

Ele possui hidrófilas que podem ser usadas como hidratantes e protetores de pele, o que a deixa mais lisa e brilhante.

6. Proteger da Depressão

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Navarra e Las Palmas de Gran Canaria na Espanha, uma dieta composta por azeite de oliva ajuda a proteger sua saúde mental e te proteger de doenças desses tipos.

Os pesquisadores descobriram que o risco de depressão pode cair com o consumo de azeite, assim como as doenças cardiovasculares.

7. Melhora a Memória

O azeite de oliva possui em sua composição gorduras monoinsaturadas que ajudam a diminuir as chances de déficit cognitivo, que está inteiramente ligado à memória. O recomendado pelos especialistas é que se consumam três colheres de sopa de Azeite de Oliva por dia.

8. Protege Contra o Diabetes

Por ser rico em antioxidantes, vitaminas e ferro, o azeite contribui para a prevenção de diabetes. As gorduras presentes no azeite estimulam a produção de glucagon (um hormônio), que aumenta a taxa de secreção de insulina no pâncreas, diminuindo o risco da doença. O azeite extravirgem também ajuda a reduzir o nível de açúcar no sangue.

Acabar com o zumbido no ouvido

9. Crescimentos dos Cabelos

O azeite de oliva traz muitos benéficos para o crescimento dos cabelo. Ele é muito aplicado nos cabelos secos e em tratamentos do couro cabeludo, além de ser eficaz com as pontas duplas e a caspa. A massagem com óleo acelera o crescimento dos fios, os deixando mais brilhantes e macios.

10. Diminui a Pressão Arterial

Quem sofre com pressão alta ou hipertensão arterial pode recorrer ao azeite de oliva. A diminuição acontece porque combinado com vegetais e folhas verdes é gerado um tipo de ácido-graxo que tende a diminuir a pressão.

O estudo feito com ratos de laboratório mostrou que esse ácido-graxo pode inibir uma enzima conhecida como epóxido hidrolase solúvel, que é um dos reguladores da pressão arterial.

Veja também esse vídeo sobre os benefícios do abacate

Fontes:

http://www.oliveoiltimes.com/olive-oil-health-benefits


Equipe Biosom

contato@biosom.com.br