10 Benefícios Incríveis da Couve-flor para a Saúde

10 benefícios de couve-flor para a saúde - infográfico

Na culinária, muitas vezes apreciamos de alimentos que deixam a refeição mais saborosa e saudável, mas sem saber realmente da quantidade de benefícios que eles podem apresentar. A , pertence à família das crucíferas ou espécie Brassica oleracea, mesma família do repolho, romanesco, e outras couves. Acredita-se que a região do Mediterrâneo marque sua origem e que tenha sido levada para a Europa por volta do século XVI.

Normalmente, ela é preparada gratinada, à milanesa, refogada e até mesmo frita. Existem diversos modos de utilizá-la na culinária. É importante lembrar que o mais indicado é observar bem antes de comprar, evitando manchas escuras e aquelas que estão murchas. Além disso, é importante não cozinhar demais para evitar grande alteração em sua consistência e a perda de seus principais nutrientes.

Veja a seguir os 10 benefícios da couve-flor para saúde:

couve-flor salada

1. Fortalece o sistema imunológico

A couve-flor é rica em nutrientes, conta com as vitaminas A, C, D e do complexo B, que a tornam uma importante aliada do sistema imunológico. Principalmente por conta da , já que ela, por ser antioxidante, contribui para a proteção do organismo contra infecções e fatores nocivos. Protegendo dessa forma o corpo e reforçando ainda mais suas defesas.

2. Reforça a saúde do coração

Suas propriedades, entre elas as anti-inflamatórias e antioxidantes, contribuem para o reforço de defesas ao sistema cardiovascular e conta com o benefício de contribuir para a circulação sanguínea também. Já que, acredita-se que o consumo desse alimento (e alguns outros da mesma família), contribuem com uma menor concentração do aminoácido homocisteína no sangue, pois a ocorrência de alta concentração dele na corrente sanguínea, pode ser um fator de risco para diversas .

3. Colabora com uma pele saudável

A C, presente na couve-flor, colabora com uma pele saudável por ser um excelente antioxidante, sendo uma forma de prevenção contra a  aparência enrugada, envelhecimento das células e o ressecamento. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na síntese do , que é essencial para a saúde e estrutura da pele.

4. Controla o diabetes

É fato que, quem tem , necessita mudar alguns hábitos, principalmente alimentares. Então, onde que a couve-flor entra nessa questão? Bom, ela pode estar envolvida tanto na proteção do organismo, como modo de prevenção, por conta do seu rico conteúdo antioxidante, quanto inserido na dieta de quem tem diabetes, por conta do seu alto teor de , poucas e fácil digestão e, ainda mais, contribui para o bom funcionamento do intestino.

5. Enriquece uma dieta saudável

É importante saber que esse alimento proporciona uma grande quantidade de nutrientes com uma pequena quantidade de calorias, já que 100 gramas, possui em torno de 30 calorias, um nível de gordura muito baixo e zero de . Sendo assim, seu valor para uma dieta saudável e balanceada acaba sendo alto quando pesamos o quanto que essa hortaliça pode ser nutritiva. Além disso, ela propicia a sensação de saciedade.

6. Estimula o sistema cognitivo

A colina é um nutriente que faz parte do complexo B de vitaminas, acredita-se que a couve-flor carregue esse nutriente, que é essencial para os neurotransmissores. Ela está ligada à formação da acetilcolina, que tem um papel importante para o sistema nervoso, envolvida em questões essenciais, por exemplo, na memória e aprendizagem.

7. Fortalece os ossos

O tem um papel muito importante na estrutura, saúde, manutenção dos ossos e dentes. Sem dúvida alguma, é fundamental para o crescimento. Sua deficiência, é um fator de risco para a , doença que compromete a massa óssea. Além de contar com o cálcio, essa hortaliça ainda tem e , que também são grandes aliados dos ossos.

8. Previne o câncer

Acredita-se que exista uma relação entre a ingestão de alimentos da família das crucíferas com chances menores do desenvolvimento de tumores agressivos, principalmente na próstata e de mama. O motivo está ligado às substâncias presentes na couve-flor, relacionadas com a eliminação de toxinas do corpo e também com os antioxidantes que contribuem para uma proteção maior do organismo. Esse efeito protetor, tem sido atribuído aos isotiocianatos e glicosinolatos, que são fitoquímicos presentes em vegetais crucíferas.

9. Energiza o corpo

O magnésio contribui para a produção de energia e ainda mais, diversas partes do corpo precisam dele, como o coração, rins e músculos. Então, naturalmente, sua deficiência tem como sintomas fraqueza, espamos musculares, dormência, fadiga e câimbras, pode até ser um fator de risco para a osteoporose. A couve-flor contém uma pequena quantidade, que quando adicionada a uma dieta rica e balanceada, torna seus hábitos alimentares ainda mais benéficos.

10. Desintoxica o corpo

O grupo das crucíferas, contam com substâncias como vitaminas e minerais, que ajudam o organismo a eliminar toxinas. Por esse motivo que a couve-flor, entre outros vegetais, fazem parte de diversas dietas para desinchar ou desintoxicar, pois acabam colaborando para o bom funcionamento dos rins, fígado e intestino.

Assista a seguir um vídeo sobre os benefícios da couve-flor (1:14):

Fontes:

http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2014/02/22/cauliflower-health-benefits.aspx

Equipe Biosom

contato@biosom.com.br