10 Benefícios do Ferro Para a Saúde e os Principais Alimentos

10 Benefícios do Ferro Para a Saúde e os Principais Alimentos

O Ferro é essencial para uma vida saudável. Bife de fígado, fígado de galinha, presunto, vitela e atum são alguns dos alimentos ricos em nesse mineral.

O excesso desse mineral pode fazer mal, podendo até aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Porém, se um nível baixo desse mineral também pode causar problemas como anemia, pressão baixa, leucemia, insuficiência renal, câncer de cólon, entre outras doenças. Por isso, é necessário saber qual a quantidade certa para o nosso corpo.

I) Veja os 10 benefícios do ferro para saúde:

10 Benefícios do Ferro Para a Saúde e os Principais Alimentos

1. Brilho para a pele

A falta desse mineral pode causar anemia, que faz com que os níveis de homoglobina diminuam, resultando na redução dos glóbulos vermelhos. Desse modo o fluxo de oxigênio cai, tornando a pele pálida e rígida com o passar do tempo. Com a ingestão diária, a pele tende a ficar mais brilhante e até mesmo, mais rosada.

2. Acelera cicatrização de feridas

Ele ajuda na formação de glóbulos vermelhos, que é entre outras coisas, responsável pelo transporte de oxigênio pelo corpo, que faz com que as feridas se cicatrizem. Ou seja, quanto mais ferro, mais rápida será a cicatrização.

3. Evita queda de cabelo

Um estudo da European Journal of Dermatology comprovou que mulheres sem o devido nível de ferro no sangue são mais propensas para a perda de cabelo (as mulheres do estudo não estavam no período da menopausa). Além de evitar esse problema, o ferro também melhora a textura dos fios, deixando mais nutridos e sedosos.

4. Garante uma gravidez saudável

Para uma gravidez saudável, muitos médicos costumam recomendar o ferro para auxiliar na suplementação da alimentação. Com a ajuda desse mineral, o risco do bebê nascer anêmico ou com um peso menor, diminui. Segundo um estudo da Cochrane Database of Systematic, as mulheres grávidas devem ingerir cerca de 27 miligramas de ferro por dia para os benefícios surtirem efeito.

5. Alivia sintomas pré-menstruais

De acordo com um estudo realizado na Universidade de  Massachusetts em Amherst, mulheres que costumam ingerir quantidades recomendadas de ferro, tendem a diminuir os sintomas pré-menstruais em até 40%, se comparado com aquelas que não ingerem o mineral regularmente. Os sintomas que podem diminuir são: alterações de humor, tonturas e mal-estar.

6. Melhora o apetite

A suplementação de ferro auxilia no crescimento das crianças e no aumento do apetite. Essa afirmação foi confirmada por um estudo realizado pelo The Journal of Nutrition com crianças quenianas de uma escola primária.

7. Aumenta a imunidade

É altamente eficaz no reforço da imunidade, foi o que mostrou o estudo feito pelo Instituto Linus Pauling. Ele é eficaz porque auxilia na proliferação e diferenciação de linfócitos T, além da produção de espécies que combatem doenças.

8. Contribui para o desenvolvimento do cérebro

Segundo estudos feitos pelos Seminários em Neurologia Pediátrica, uma alimentação rica em ferro garante um desenvolvimento saudável do cérebro de crianças. De acordo com a pesquisa o ferro auxilia na parte motora, sócio-emocional e neurofisiológica do cérebro.

9. Aumenta energia do corpo

É um auxiliar no transporte de oxigênio do corpo para os músculos e cérebro, o que aumenta o desempenho físico e a agilidade mental do organismo. Sem esse nutriente, o corpo costuma se cansar mais rápido e a pessoa tem crises de irritabilidade maiores. Em mulheres, segundo a Universidade de Melbourne, na Austrália, o ferro auxilia também no desempenho físico.

10.  Melhora a função muscular

A saúde muscular pode ser melhorada com o ferro, porque ele auxilia na produção de mioglobina (uma proteína muscular) que transporta oxigênio da hemoglobina para células musculares. Desta forma o ferro auxilia de forma contundente na contração dos músculos.

II) Vamos conhecer 10 alimentos ricos em Ferro:

10 Benefícios do Ferro Para a Saúde e os Principais Alimentos

1) Fígado

O fígado é a parte da carne mais bem abastecida com ferro. Uma fatia, por exemplo, nos dá 5mg do mineral, que deve ser ingerido em pequenas quantidades, devido ao alto nível de colesterol. O mais recomendado pelos especialistas é o fígado de porco, por apresentar além de ferro, altos níveis de vitamina C.

2) Frutos do mar

Os frutos do mar, principalmente as ostras, mariscos, mexilhões e lulas possuem altas taxas de ferro. As ostras podem ter, por exemplo, entre 3 a 5 mg do nutriente (rico também em zinco e vitamina B12). Outros frutos do mar que são ricos em ferro, mas em pequena quantidade são o salmão e o atum.

3) Feijão

Além da facilidade de manuseio e preparo, o feijão contém elementos que são altamente saudáveis para nosso organismo, e isso inclui o ferro. Uma xícara de feijão comum pode conter de 3 a 7mg de ferro, que podem aumentar com o acompanhamento de alimentos como a couve e o brócolis, que ajudam na absorção das propriedades deste nutriente.

4) Lentilhas

As lentilhas são ricas em proteínas, cobre, vitaminas e potássio, além do ferro. Muito parecida com as propriedades do feijão, elas oferecem em torno de 6mg por copo. Os benefícios do alimento são muitos, o que inclui a redução do colesterol, a prevenção de câncer e o emagrecimento.

5) Grão de bico

O grão de bico é outro legume rico em ferro. Um copo tem quase 5mg do mineral, além de porções consideráveis de proteínas, que podem ser misturados à salsa ou a outros tipos de saladas.

6) Grãos integrais

Grãos integrais como a aveia e a cevada fazem parte do grupo de alimentos ricos em ferro. Em 100g desses grãos cozidos, é possível encontrar cerca de 12% do mineral, mas deve-se levar em consideração o acompanhamento, que quando muito industrial tem os níveis de ferro reduzidos.

7) Sementes de abóbora

Muitas pessoas acrescentam as sementes de abóbora em coberturas de saladas, ou em cafés da manhã recheados, tem aquelas que torram no forno e se deliciam com esse alimento rico em ferro e Ômega-3. Uma xícara cheia de sementes inteiras possui em torno de 2mg de ferro, já uma xícara apenas com os miolos possui o incrível número de 10mg de ferro, que trazem todos os benefícios já conhecidos.

8) Carne de Cordeiro

Em 100 gramas de carne de cordeiro, há 3,8mg de ferro. A carne é uma das mais ricas do nutriente e costuma fazer sucesso Brasil à fora. Ele contém, além do ferro, o manganês, o selênio e a proteína. O nutriente encontrado no cordeiro é facilmente absorvido pelo organismo, fornecendo cerca de 20% da recomendação diária.

9) Espinafre Cozido

Mesmo cru o espinafre é uma grande fonte de ferro. Porém, quando cozido o alimento fornece cerca de 6mg do nutriente para o corpo. O espinafre possui ferro não-heme, ou seja, mais difícil de absorver, por isso é sempre recomendado sua ingestão junto a outros tipos de alimento,preferivelmente de vegetais e legumes. Além deste nutriente possui altas taxas de proteínas, cálcio, fibra e vitaminas A e E.

10) Soja

Meia xícara de soja já fornece mais de 4mg de ferro. Composto também por cobre, fibras, vitaminas, aminoácidos e manganês, a soja ajuda a manter vasos sanguíneos e o sistema imunológico em perfeitas condições, assim como auxilia futuros processos químicos do corpo.

Extras – Mais alimentos ricos em ferro

  • Brócolis
  • Cebolas
  • Ervilha
  • Damasco
  • Pistache
  • Nozes


Equipe Biosom

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