10 Benefícios Incríveis da Azeitona para a Saúde

azeitona 2

Nativas da região do Mediterrâneo, a nasce verde e torna-se preta quando amadurece e pode ser consumida de diferentes maneiras: em conserva, salgadas ou secas. Ela é deliciosa, nutritiva e super saudável, tornando-as fácil de incorporar a um estilo de vida saudável.

As azeitonas verdes e pretas podem ser adicionadas a uma variedade de pratos, que vão desde massas, pizza, arroz, saladas até sopas e elas provêm das oliveiras.

Aqui estão os 10 Benefícios da Azeitona para a Saúde:

1) Combate os radicais livres

Os radicais livres contribuem para o , e ataques cardíacos. O inimigo do radical livre? Antioxidantes! A azeitona é rica em antioxidantes, o que significa que todas as vezes que você a come, combate os radicais livres.

2) Aumenta o colesterol bom

A azeitona contribui para a perda de peso. Ela contém gordura que aumenta o bom e isso diminui o risco de doença cardíaca.

3) Melhora a memória

As azeitonas contêm polifenóis, um produto químico natural que reduz o oxidativo no cérebro. Ao comer uma porção diária de azeitonas saudáveis, você pode ajudar a melhorar sua memória.

4) Saúde da pele

Comer azeitona ​​ajuda a pele a ficar macia e saudável, uma vez que elas contêm ácido oleico.

5) Controle do apetite

Ao comer algumas azeitonas antes de uma refeição, você consegue controlar seu apetite. Isso ocorre porque os ácidos graxos contidos nas azeitonas ​​retardam o processo de digestão e estimulam o hormônio colecistoquinina, que envia mensagens de satisfação ao cérebro.

6) Reduz a dor

O óleo de azeitonas contém oleocanthal, uma substância com agentes anti-inflamatórios que podem atuar como um natural.

7) Efeito antiviral

As azeitonas também são antivirais por natureza e possuem a capacidade de melhorar a defesa do seu corpo contra o e a , por exemplo.

8) Fabrica ossos

Pesquisas recentes demonstraram que a oleuropeína, um extrato potente da oliveira, tem o poder de melhorar o desenvolvimento de osteoblastos, responsáveis por formar ossos novos.

9) Reduz a ingestão de sódio

Cada azeitona contém cerca de 60 mg de sódio, portanto, você pode reduzir a quantidade de sal substituindo fazendo uma salmoura com filtrada. Se você tem pressão arterial elevada ou foi aconselhado a reduzir a ingestão de sódio, consuma todos os alimentos salgados de forma responsável.

10) Equilibra os hormônios

As azeitonas são altas em gordura monoinsaturada, que é um tipo saudável de gordura que reduz o risco de . Estudos demonstraram que as gorduras monoinsaturadas ajudam a melhorar a sensibilidade à insulina, reduz a gordura da barriga e equilibra os hormônios.

EXTRA:

11) Aumenta a energia

100 gramas de azeitonas contêm 115 , que é composta de 10-15% de gordura saudável e 80-85% de água. Esta combinação é ótima para hidratar o corpo e para aumentar a energia, especialmente porque é uma energia que é liberada lentamente. O número de vitaminas e minerais em cada azeitona também ajuda a dar ao seu corpo os nutrientes que precisa para reduzir o estresse e aumentar o seu humor.

12) Previne a anemia

Também é uma excelente fonte de , o que ajuda a aumentar a oxigenação em todo o corpo, melhorando a contagem de glóbulos vermelhos. Uma deficiência de ferro pode causar , o que leva a enxaquecas.

Veja a reportagem sobre os benefícios da azeitona para a saúde (2:55):

 

Equipe Biosom

contato@biosom.com.br