10 Benefícios Incríveis do Chimarrão para a Saúde

chimarrão

O chimarrão é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul, no Brasil é consumida em todo o país mas predominantemente no Sul do país pelo clima mais frio, também é muito consumido em parte da Bolívia, Chile, Paraguai e, principalmente, no Uruguai e na Argentina, é uma herança deixada pelas culturas indígenas quíchuas, aimarás e guaranis.

O é feito a partir da erva-mate, também é misturado com diferentes chás, como anis, verde, hortelã e outros, para tomar um bom chimarrão é necessário uma cuia, uma bomba, erva-mate moída e morna. Tomar regularmente traz muitos benefícios para a nossa saúde.

I) Veja a seguir os benefícios do chimarrão para a saúde

10 Benefícios Incríveis do Chimarrão para a Saúde

1- Elimina a fadiga e o cansaço

O chimarrão é rico em alcaloides, principalmente  a cafeína, o chimarrão tem a capacidade de ajudar na eliminação da fadiga, diminui também o cansaço mental.

2- Ajuda na digestão

A erva-mate possui propriedades digestivas, laxativas, combatendo a , depois de um belo almoço de domingo ou aquele tomar chimarrão ajuda na digestão e também no bom funcionamento do intestino.

3- Diurético

Como o chimarrão deve ser tomado muito quente, ele pode ajudar muito no bom funcionamento dos rins, promovendo a eliminação de líquidos, o que o torna perfeito para combater quem tem  retenções e inchaços. O chimarrão tem excelente efeito diurético.

4- Fonte de vitaminas e sais minerais

O chimarrão é considerado um excelente  alimento por conter quase todos os ingredientes necessários para o organismo, ele possui minerais: , fósforo, e manganês, completando a dieta.

5- Fonte de antioxidantes

O chimarrão contém uma grande quantidade de antioxidantes, que faz com que o organismo possa combater o envelhecimento celular, seus compostos fenólicos presentes no chimarrão são capazes de retardar o envelhecimento das pessoas.

6- Auxilia na regeneração celular

O chimarrão é um grande aliado no processo de regeneração celular, o que se dá por conta da forte presença de bioativos, esses  bioativos, ajudam na manutenção e renovação de nossas células.

7- Estimula atividade física

Ele é perfeito para quem pratica exercícios físicos regularmente, dá mais energia  e “ esquenta” o corpo  ajudando  na regeneração das células e músculos.

8- Diminui o colesterol ruim

O chimarrão  ajuda a diminuir a no sangue. Os compostos fenólicos agem inibindo uma enzima responsável pela síntese de glicose no fígado diminuindo assim o ruim,  também diminuem a capacidade do receptor de glicose no intestino provocando a menor absorção de açúcar.

9- Ajuda no emagrecimento

O chimarrão acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico, isso aumenta a queima de gordura auxiliando assim no emagrecimento.

10- Benéfico para o coração

O chimarrão contém polifenóis que elimina o acúmulo de gordura nas artérias, protegendo o coração, seu alto índice de  antioxidantes previnem doenças cardíacas.

Apesar de todos os benefícios da erva mate, pessoas com podem ter seu problema agravado pois o chimarrão pode diminuir a absorção de ferro. A erva mate também aumenta a pressão, devendo ser evitada por hipertensos.

II) Aprenda a fazer um gostoso chimarrão com Erva-Mate

1) Realizar uma higiene completa (com água fervida) na Cuia e na Bomba e após enxugá-las bem, a Cuia pode ficar emborcada até secar.

2) Ponha-se uma quantidade de Erva-Mate na Cuia, mais ou menos uns dois terços da capacidade da mesma.

3) Ajeitar a Erva de um lado da Cuia, protegendo com uma das mão abertas sobre a boca do porongo para que não caia fora a Erva pois a Cuia deve ficar em posição inclinada. Pode-se utilizar a própria Bomba para acomodar a Erva. Deixar acumular um maior volume de Erva, o barranquinho do lado desejado, de preferência à esquerda deixando o espaço vazio à direita, espaço esse desde a borda até o fundo.

4) Continuar apoiando o topete, o barranquinho, com a mão e despejar vagarosamente um  pouco de água morna ou fria no espaço entre a Erva e a lateral da Cuia. (nunca se usa água muito quente para começar, pois ela queima a Erva, ocasionando um gosto muito amargo e logo deixa o mate lavado.
Após colocada a água até a metade mais ou menos continue apoiando bem a Erva e inclina-se em horizontal a Cuia até que a água chegue a borda do barranquinho, então parasse um movimento nesta posição, com este processo a Erva firma-se em sentido vertical, como se fosse cimento na parede.

5) Deixe a Cuia recostada por alguns instantes, por meia dúzia de minutos mais ou menos, até que a Erva inche.

6) Após coloque a Bomba ao fundo, tapando o bico da mesma com o dedo polegar e absorva o pouco de água que ainda resta, cuspindo-a for.

7) Permanecer com a Cuia apoiada no suporte e novamente tapar o bico da Bomba, daí então despeja-se água quente, começando a Roda.

O primeiro Mate antes de começar a Roda é chamado “Mate de Zonzo”, ou “Veneno do Mate”. Geralmente, o responsável pelo mate serve o primeiro, cuspindo-o fora, até a Cuia se necessário enche outro até ficar no ponto.

Veja também: 10 Benefícios Incríveis do Chá Mate para a Saúde

Equipe Biosom

contato@biosom.com.br