10 Benefícios Incríveis do Manjericão para a Saúde

10 benefícios do manjericão para a saúde

Manjericão é uma erva que pertence à mesma família da hortelã e , muito consumido na culinária italiana, tailandesa e vietnamita. Também conhecido como alfavaca, ele foi descoberto na índia e logo se tornou fortemente consumido devido à crença de que essa planta seja sagrada e promove o crescimento espiritual.

Atualmente existem 35 tipos diferentes de que são usados na alimentação como tempero e chás, nos cuidados de higiene e beleza por meio de óleos essenciais para a pele.

Mas seus benefícios e utilidades vão muito além, estudos mostram que o manjericão promove uma boa saúde sendo capaz de combater doenças como , , problemas cardíacos e de pele. Sua proteção ao sistema imunológico é incrível já que ele protege o corpo contra bactérias e infecções, danos no cérebro, visão e distúrbios emocionais, como a .

I) Veja agora os 10 benefícios principais do manjericão para a saúde:

10 benefícios do manjericão para a saúde

1) Melhora a saúde do coração

Por ser anti-inflamatório e conter o manjericão melhora a circulação sanguínea e mantém o equilíbrio da pressão arterial. Estudos mostram que ele diminui a chances de uma parada cardíaca por evitar a coagulação do sangue.

Por induzir a liberação de isso aumenta à resistência imunológica evitando problemas cardíacos. Além de aumentar o bom e diminuir o mal.

2) Alivia a gripe e resfriado

O manjericão possui propriedades antioxidantes que fortalecem a função imunológica do nosso corpo. Sua ação antibiótica é capaz de combater e proteger contra bactérias e infecções resultantes da gripe. Comer suas folhas, tomar um chá quente ou fazer um gargarejo vai ter uma ação expectorante, eliminando o muco da garganta.

Já a presente nessa iguaria melhora a tosse e a dor de garganta, além de prevenir contra a asma.

3) Trata a pele

Para a pele o manjericão é um verdadeiro milagre. Quem sofre com acne, pode usá-lo para limpar os poros e evitar sua inflamação. No caso de feridas ou picada de insetos, ele pode ser usado diretamente na pele como uma pomada, devido a suas funções antimicrobianas.

Doenças como , e até câncer de pele podem ser tratadas com essa erva. Sua capacidade antioxidante melhora a aparência de manchas e retarda o envelhecimento precoce.

4) Alivia a dor de cabeça

O manjericão também pode ser usado com remédio natural contra a dor de cabeça, nesse caso ele vai servir como um relaxante muscular melhorando a dor de cabeça e nos músculos. Para isso, basta mastigar suas folhas ou até fazer um chá e beber.

5) Trata a depressão

Além dos sintomas físicos o manjericão trata problemas mentais e o mau humor, incluindo a . Umas das propriedades dessa planta é sua ação antidepressiva, além de ajudar na produção de neurotransmissores responsáveis por regular os hormônios do humor.

Por servir como um tipo de calmante ele pode reduzir o e fortalecer o sistema nervoso.

6) É um afrodisíaco natural

Durante muitos anos, o manjericão vem sendo considerado um símbolo do amor principalmente na Itália. Muitos dizem que seu cheiro ajuda aumentar a libido e a excitação, melhora a circulação e diminui a inflamação.

7) Elimina pedras nos rins

O manjericão aperfeiçoa a função renal e ajuda a desintoxicar o corpo. Especialmente para quem tem o seu chá pode acelerar a eliminação por meio da urina. Nesse caso, misture o suco do manjericão com mel e beba durante o período de seis meses. Já quem sofre com infecções ou problemas urinários o recomendado é misturar seis folhas de manjericão com e beber em jejum.

8) Melhora a memória

Se você tem uma memória fraca o manjericão pode ser um ótimo remédio. Devido a altas quantidades de corticosterona, ele é capaz de aumentar sua capacidade de guardar informações e prevenir doenças como o Alzheimer. Também ele aumenta a circulação no cérebro o que diminui possíveis danos.

9) Melhora os problemas do estômago

Problemas do estômago são bastante comuns a qualquer pessoa, principalmente quando o organismo não faz uma boa digestão. Nessa hora o manjericão pode ser de grande ajuda por ter uma ação diurética e refrescante além de também tratar a dor.

Uma boa sugestão é mastigar folhas de manjericão logo após comer comidas pesadas para facilitar a digestão.

10) Previne o câncer

Essa erva superpoderosa é rica em antioxidantes flavonoides capazes de eliminar células defeituosas do câncer. Essa mesma característica impede que novos tumores surjam em outras partes do corpo.

As vitaminas A e E presentes nessa erva também previnem o câncer principalmente o de mama.

Podemos concluir que o manjericão além de saboroso faz muito bem a saúde do corpo e da mente. Devido ao seu fácil cultivo, muitas pessoas preferem plantá-lo em uma pequena horta para ter essa erva sempre fresca. Então, fica pra você essa dica.

II) Dicas de Receita do Chá de Manjericão

chá de manjericão

Ingrediente:

  • 10 folhas de manjericão
  • Água fervente

Modo de preparo:

Ferva 200 ml de água e adicione as 10 folhas de manjericão frescas. Deixe descansar por 10 minutos e coe.

Veja também este infográfico com os 10 Benefícios Incríveis do Manjericão para a Saúde

manjericao

Fontes:

https://draxe.com/benefits-of-basil/

http://www.medicalnewstoday.com/articles/266425.php