10 Principais Benefícios da Vitamina C para a Saúde

10 benefícios da vitamina c para a saúde

A vitamina C tem nos componentes grande poder anti-inflamatório e antioxidante, além de combater aos radicais livres e processos inflamatórios. Ter a presente no organismo traz para a vida da pessoa diferentes benefícios, como a prevenção da formação de tumores, o surgimento de problemas cardiovasculares, infecções e edemas nas articulações.

Esta vitamina também age na preservação da integridade dos tecidos. Muitos benefícios, não? Estes são apenas alguns exemplos do que a pode fazer para melhorar seu organismo.

Confira os 10 Principais Benefícios da Vitamina C para a Saúde

vitamina c

1 – Aumenta a imunidade

A vitamina C é amplamente conhecida pela sua contribuição para o sistema imunológico do corpo, pela estimulação dos vasos brancos do sangue.

2 – Evita ocorrência de um AVC

A ingestão da vitamina ajuda na redução dos riscos de acidente vascular cerebral. A dieta com base em frutas e legumes que contenham a vitamina faz com o nível de pressão arterial esteja sempre adequado.

Além disso, como a vitamina C protege o organismo contra os radicais livres, as chances de um se tornam ainda menores.

3 – Evita doenças cardiovasculares

Considerada um dos melhores antioxidantes existentes, a vitamina C ajuda a diminuir o acúmulo do nas artérias, prevenindo e combatendo a arteriosclerose e a arterial, diminuindo assim o risco de , como infarto do miocárdio.

4 – Trata gripe e resfriado comum

Funcionando como um auxiliador do sistema imunológico do corpo, a vitamina previne resfriados e tosses, a partir da facilitação na absorção de e, consequentemente, no fortalecimento da resistência do corpo à infecção.

5 – Diminui a hipertensão

Os hipertensos possuem um alto risco de desenvolver as tão temidas doenças cardiovasculares, mas com o auxílio da Vitamina C, por meio da ingestão de alimentos que contenham a substância, a pressão arterial do corpo tende a reduzir.

6 – Ajuda a combater o câncer

De acordo com estudos recentes, o alto consumo de frutas e legumes auxilia na diminuição dos riscos de vários tipos de , como de pulmão, boca, cordas vocais, garganta, do cólon, reto, estômago e esôfago.

7 – Previne o Escorbuto

Os sintomas de escorbuto começam a aparecer devido ao enfraquecimento dos vasos, tecidos, ossos e sangue conjuntivo que incluem . A vitamina C, considerada um poderoso antioxidante, é necessária para a produção de colágeno.

8 – Melhora a saúde dos olhos

Constantemente atacados pelos radicais livres, em decorrência de sua constante e intensa exposição à luz, os olhos contam com os benefícios da Vitamina para a proteção.

A ação antioxidante da vitamina contribui para evitar diferentes doenças oculares, como a .

9 – Contribui para a beleza da pele

As funções antioxidantes da vitamina C também contribuem diretamente no auxílio da beleza, já que combate os efeitos do envelhecimento. A degradação da pele, por exemplo, é retardada por níveis saudáveis de vitamina C, de modo que as rugas demoram a aparecer.

Responsável também por aumentar a produção de colágeno, a vitamina C contribui para uma pele tonificada.

10 – Aumenta o humor

Quem nunca teve um dia estressante? A vitamina atua na produção de neurotransmissores, como a norepinefrina, afetando diretamente o humor de uma pessoa. Além disso, a atuação da vitamina C é fundamental para o bom funcionamento do cérebro.

Veja também essa interessante reportagem sobre a Vitamina C (4:03):

Fontes:

http://www.thehealthsite.com/fitness/health-benefits-of-vitamin-c-sh214/

Equipe Biosom

contato@biosom.com.br