10 Principais Benefícios da Vitamina C e Principais Alimentos

10 benefícios da vitamina c para a saúde

A vitamina C tem nos componentes grande poder anti-inflamatório e antioxidante, além de combater aos radicais livres e processos inflamatórios. Ter a vitamina presente no organismo traz para a vida da pessoa diferentes benefícios, como a prevenção da formação de tumores, o surgimento de problemas cardiovasculares, infecções e edemas nas articulações.

Esta vitamina também age na preservação da integridade dos tecidos. Muitos benefícios, não? Estes são apenas alguns exemplos do que a vitamina C pode fazer para melhorar seu organismo.

I) Confira os 10 Principais Benefícios da Vitamina C para a Saúde

Veja também essa interessante reportagem sobre a Vitamina C (4:03):

1 – Aumenta a imunidade

A vitamina C é amplamente conhecida pela sua contribuição para o sistema imunológico do corpo, pela estimulação dos vasos brancos do sangue.

2 – Evita ocorrência de um AVC

A ingestão da vitamina ajuda na redução dos riscos de acidente vascular cerebral. A dieta com base em frutas e legumes que contenham a vitamina faz com o nível de pressão arterial esteja sempre adequado.

Além disso, como a vitamina C protege o organismo contra os radicais livres, as chances de um AVC se tornam ainda menores.

3 – Evita doenças cardiovasculares

Considerada um dos melhores antioxidantes existentes, a vitamina C ajuda a diminuir o acúmulo do colesterol nas artérias, prevenindo e combatendo a arteriosclerose e a hipertensão arterial, diminuindo assim o risco de doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio.

4 – Trata gripe e resfriado comum

Funcionando como um auxiliador do sistema imunológico do corpo, a vitamina previne resfriados e tosses, a partir da facilitação na absorção de ferro e, consequentemente, no fortalecimento da resistência do corpo à infecção.

5 – Diminui a hipertensão

Os hipertensos possuem um alto risco de desenvolver as tão temidas doenças cardiovasculares, mas com o auxílio da Vitamina C, por meio da ingestão de alimentos que contenham a substância, a pressão arterial do corpo tende a reduzir.

6 – Ajuda a combater o câncer

De acordo com estudos recentes, o alto consumo de frutas e legumes auxilia na diminuição dos riscos de vários tipos de câncer, como de pulmão, boca, cordas vocais, garganta, do cólon, reto, estômago e esôfago.

7 – Previne o Escorbuto

Os sintomas de escorbuto começam a aparecer devido ao enfraquecimento dos vasos, tecidos, ossos e sangue conjuntivo que incluem colágeno. A vitamina C, considerada um poderoso antioxidante, é necessária para a produção de colágeno.

8 – Melhora a saúde dos olhos

Constantemente atacados pelos radicais livres, em decorrência de sua constante e intensa exposição à luz, os olhos contam com os benefícios da Vitamina para a proteção.

A ação antioxidante da vitamina contribui para evitar diferentes doenças oculares, como a catarata.

9 – Contribui para a beleza da pele

As funções antioxidantes da vitamina C também contribuem diretamente no auxílio da beleza, já que combate os efeitos do envelhecimento. A degradação da pele, por exemplo, é retardada por níveis saudáveis de vitamina C, de modo que as rugas demoram a aparecer.

Responsável também por aumentar a produção de colágeno, a vitamina C contribui para uma pele tonificada.

10 – Aumenta o humor

Quem nunca teve um dia estressante? A vitamina atua na produção de neurotransmissores, como a norepinefrina, afetando diretamente o humor de uma pessoa. Além disso, a atuação da vitamina C é fundamental para o bom funcionamento do cérebro.

II) Confira Também os Top 12 Alimentos Ricos em Vitamina C 

A vitamina C é um dos mais importantes nutrientes do corpo humano, responsável pela proteção do organismo ajudando a evitar e combater gripes e resfriados. Uma boa quantidade diária desta vitamina pode combater os radicais livres, que quando em excesso, podem causar riscos a saúde.  

Pensando no seu bemestar, criamos uma lista com os 10 alimentos ricos em Vitamina C para você incluir na rotina e trazer inúmeros benefícios à saúde. 

1- Laranja 

Não é segredo que o suco de laranja natural pode ajudar e muito a combater gripes e resfriados. Isso ocorre porque o fruto possui alto teor de vitamina C, quantidade diária recomendada para o corpo humano, ajudando a fortalecer e ampliar os anticorpos.  

2- Goiaba 

A goiaba vermelha é uma ótima opção para quem busca uma boa fonte da vitamina C. Cada unidade da fruta possui em média 120mg do nutriente e pode ser consumida como suco ou ao natural. 

3- Brócolis 

Um dos legumes mais adorados dos brasileiros entra na lista como alimento rico em vitamina C possuindo cerca de 37mg por unidade. Vale a pena incluir o delicioso brócolis na alimentação ao menos uma vez na semana, intercalando com os demais alimentos da lista. 

4- Morango  

O morango fresco possui 94mg a cada cinco unidades, sendo uma quantidade de vitamina C considerável levando em conta o tamanho do fruto. Um mix de morango com laranja pode dobrar a quantidade do nutriente e aumentar ainda mais a proteção do seu corpo, além de ser uma opção deliciosa.  

5- Limão 

Adorado por uns e odiado por outros, o limão possui inúmeras opções de receitas, podendo ser utilizado tanto em temperos como em doces e sucos. Quatro unidades equivalem a 110mg do nutriente, valor que ultrapassa a dose diária recomendada peles especialistas. O suco do fruto sem úcar é também uma boa opção para quem deseja perder peso, já que suas propriedades nutricionais desintoxicam o organismo. 

6- Abacaxi 

A cada fatia de abacaxi, conseguimos ingerir cerca de 39mg de vitamina C. Além de delicioso, o suco da fruta junto com uma folha de couve pode duplicar o valor nutricional, além de ser um ótimo desintoxicante natural para quem deseja limpar o organismo e emagrecer. 

7- Tomate 

O tomate é uma das opções mais procuradas para salada pelos brasileiros e oferece 90mg de vitamina C a cada duas unidades. Ingerir este alimento balanceando junto com as demais opções da lista, pode dobrar a sua proteção contra os malefícios da ausência do nutriente no organismo. 

8- Couve 

A couve refogada ou crua é capaz de oferecer 116mg de vitamina C por xícara. O vegetal vai bem tanto com pratos salgados como acompanhamento da feijoada como misturado com frutas em sucos desintoxicantes. Vale a pena experimentar e variar nas receitas.  

9- Agrião 

O agrião é uma das opções de verdura mais ricas em vitamina C, contendo 100mg a cada xícara. Recomenda-se a ingestão do vegetal cru, uma vez que o cozimento pode anular ou reduzir os nutrientes. 

10- Rúcula 

A irmã do agrião, possui 123mg de vitamina C a cada xícara, sendo uma ótima opção para saladas. A rúcula pode ser incluída em lanches naturais, misturadas com tomates e ainda em sucos com frutas. Divirta-se experimentando as receitas e opções com a verdura. 

11- Acerola

A acerola é a segunda fruta que contém mais quantidade de vitamina C, depois do camu-camu. Da próxima vez que você for tomar suco de laranja, peça acerola com laranja, assim você estará reforçando na quantidade de vitamina C.

12- Camu-Camu

Camu- Camu é o primeiro da lista em terno de quantidade de vitamina C. Esta fruta contém mais de 60 vezes que uma porção de laranja. Uma colher de chá de pó de camu-camu é equivalente a 1180% de consumação diária recomendada.


Equipe Biosom

contato@biosom.com.br