10 Vegetais Mais Nutritivos que Você Pode Comer

10 Vegetais Mais Nutritivos que Você Pode Comer

A importância dos vegetais é imensurável, e sem sombra de dúvidas é o melhor caminho para se alcançar a qualidade de vida. Estes vegetais mais nutritivos podem evitar diversas doenças como as cardiovasculares. Em curto prazo apresentam ótimos resultados também, como uma pele mais saudável, perda de peso, organismo funcionando melhor, mais ânimo e energia no dia a dia. São ricos em sais minerais, vitaminas, proteínas, fibras e com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórios.

Veja a Lista de 10 Vegetais Mais Nutritivos para o Consumo:

10 Vegetais Mais Nutritivos que Você Pode Comer

1- Agrião

O agrião é rico em enxofre, ferro, iodo e vitaminas A, C, E. Possui propriedades terapêuticas contra doenças no pulmão, ácido úrico e limpeza no estômago e fígado.

Dica: o suco concentrado adoçado com mel pode ser usado como xarope para tosse e bronquite, o chá é poderoso contra o catarro. Em saladas consuma o agrião cru para não perder seus principais nutrientes.

2- Brócolis

O brócolis é um vegetal que pode acompanhar vários tipos de pratos, é considerado um super vegetal pois contém potássio, ferro, cálcio, sódio, zinco, vitaminas A, C, B1, B2, B6, K e fibras. Reduz o colesterol, pressão arterial e previne o câncer.

Dica: cozinhe o brócolis no vapor para não perder suas propriedades. Refogado  com alho, ou com queijo ralado em cima fica uma delícia.

3- Beterraba

A beterraba é versátil, pode ser consumida em sucos, crua, cozida, sopas e em caldos. Diminui o risco de câncer de pulmão, fígado e pele, catarata, doenças cardiovasculares. Rica em vitaminas B, B1, B2, B5, B6 e B9, ótima para o sistema imunológico.

Suas folhas são ricas em carotenóides e ferro, ótima para o  combate a anemia .  Ficam muito saborosas assadas com recheios, refogadas para acompanhar saladas e tem o sabor parecido com o do espinafre.

Dica: para potencializar seu bronze faça um suco de beterraba com laranja e cenoura, tome antes de se expor ao sol. Adicione laranja cortada na salada de beterraba, fica um prato bonito e saboroso.

Acabar com o zumbido no ouvido

4- Espinafre

É uma fonte de nutrientes, um dos vegetais mais nutritivos. Possui vitaminas A, K, C, E, B2, B6, potássio, manganês, magnésio, selênio, zinco, fósforo, ácido graxo e ômega 3. É antioxidante e anti-inflamatório, previne o câncer e doenças cardiovasculares.

Dica: após consumir o espinafre consuma também vitamina C que ajuda na absorção de todos os nutrientes que o espinafre oferece. Não o consuma cru pois contém substâncias tóxicas ao organismo.

5- Cebola

Jornal britânico de nutrição publicou que a cebola ajuda a baixar a pressão sanguínea nos adultos com hipertensão. O ingrediente principal é o quercetina, um tipo de antioxidante que é também achado em chá e bagas. Cebola é uma boa escolha para aqueles que precisam perder peso por ser um vegetal cheio de vitaminas C com baixa caloria.

Dica: Coma crua, a cebola é um dos antioxidantes mais poderosos contra o câncer. Cozinhar cebola pode eliminar os fitoquímicos que protegem o câncer de pulmão e próstata, por isso não é recomendado. Para quem têm diabetes, coma cebola com tomates, pimentões e abacates com uma dose de suco de limão. Esses vegetais nutritivos ajudam a diminuir a porcentagem de açúcar no sangue.

6- Couve

A couve é considerada um “bife vegetal”, pois é capaz de completar as proteínas necessárias do organismo, além de ser rica também em nutrientes, tem mais cálcio que o leite e mais ferro que um bife. Ou seja, a couve é essencial para atingirmos as recomendações diárias de proteínas, cálcio e outros nutrientes.  Previne doenças cardíacas, artrite e é anti-inflamatório.

Dica: a couve pode acompanhar o arroz e feijão diário, vai bem como acompanhante em diversos pratos.

7- Berinjela

É fonte de manganês crua, cozida é fonte de cobre e vitaminas C, B1, B2, B6, cálcio, potássio, magnésio,  zinco e possui altos níveis de antioxidantes. É um forte componente para previnir a diabetes tipo 2, câncer e reduz o colesterol ruim.

Dica: para ela não ficar amarga em fatias deixe a berinjela de molho em uma bacia com 1 litro de água e 2 colheres de (sopa) de suco de limão ou vinagre durante 20 minutos.

8- Repolho

Possui antioxidantes, anti-inflamatórios,  abundância vitamina C, A e B6. Reduz o risco de câncer de rim, próstata, cólon, mama e ovário.

Dica: ele também é versátil, pode ser consumido com recheios, refogado e cru.

9- Rúcula

É rica em fibras alimentares, antioxidantes, vitaminas K e B9, cálcio, ferro, manganês, potássio e  fósforo. Reduz o risco de doenças cardiovasculares, acelera a cicatrização, previne anemia, colite, reduz o colesterol ruim e os triglicerídeos.

Dica: coma a folha e o talo pois os dois possuem os nutrientes. Para previnir doenças no pulmão tome um chá de rúcula.

Acabar com o zumbido no ouvido

10- Cenoura

A cenoura é um dos vegetais mais consumidos pelos brasileiros, além de ser boa para o organismo e prática no preparo para ser consumida. É fonte de antioxidantes, vitamina A, betacaroteno, cálcio, potássio e  luteína. Previne doenças oculares, protege a visão e reduz o risco de doenças cardiovasculares como o infarto.

Dica: lave bem a  cenoura antes de consumi-lá, e não misture com alimentos cítricos, pois ela pode perder sua vitamina A.

Mesmo sabendo os vegetais mais nutritivos, não consuma estes alimentos em excesso, mantenha o equilíbrio e aposte em receitas diferentes para não enjoar e conseguir manter uma alimentação saudável.

Veja a lista dos 10 vegetais mais nutritivos neste infográfico:

vegetais mais nutritivos - infográfico

Fonte:

http://www.cheatsheet.com/life/gone-green-the-top-10-healthiest-vegetables.html/?a=viewall

http://www.rd.com/health/healthy-eating/healthiest-vegetables/


Equipe Biosom

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