10 Benefícios Incríveis de Antioxidantes e Principais Alimentos

25 Super Alimentos Ricos em Antioxidantes

Existe uma substância essencial para a saúde humana e que pode ser encontrada em variados tipos de alimentos: os antioxidantes. Para quem não sabe o nosso corpo é capaz de produzi-lo, mas em quantidades não suficientes para manter a nutrição necessária do organismo, e é aí que entra a grande importância de consumirmos alimentos com propriedades que atuam contra a oxidação.

Diversas são as vantagens proporcionadas pelo antioxidante na saúde e razões não faltam para que você comece a inseri-los na sua dieta, e pensando nisso, o artigo a seguir irá lhe dar as 10 dicas das principais vantagens fontes dessa substância imprescindível para a sua saúde.

I) Confira Abaixo os 10 Benefícios Incríveis de Antioxidantes para a Saúde:

1) Impede alterações provocadas pelos radicais livres

Os radicais livres têm seu papel positivo para saúde do ser humano, contudo o problema é quando eles se apresentam em grandes dosagens no nosso organismo, promovendo o chamado estresse decorrente da oxidação.

Embora o processo oxidativo seja natural, é importante consumir alimentos que tenham propriedades antioxidantes para garantir que haja equilíbrio desses radicais, impedindo que surja danos futuros em nossas células, prejudicando a saúde.

2) Combate radicais livres

Ressaltamos que tais radicais   precisam ser monitorados constantemente, visto que sua elevação pode promover problemas que prejudiquem o nosso organismo. E para garantir isso, você deve primeiramente começar a consumir alimentos com substâncias antioxidantes.

Inclusive, reveja seus hábitos ruins, pois podem estar ajudando a elevar a produção destes radicais no seu corpo, tais como: uso de nicotina, consumo de bebida alcóolica excessivamente e exposição ao sol. Além disso, se expor a poluição do ar, radiação, substancias tóxicas e infecção também pode contribuir.

3) Combate a possíveis inflamações

Para quem não sabe, os alimentos antioxidantes possuem propriedades inflamatórias, fazendo com que as inflamações não piorem. Quem não quer ter acne ou até mesmo as inevitáveis ruguinhas, já pode começar de agora a impedir que eles apareçam, através de uma dieta rica em antioxidantes.

4) Retarda o envelhecimento

Aqueles que adoram cuidar da saúde física também vão gostar dessa dica. A substancia antioxidante evita que o indivíduo tenha seu processo de envelhecimento acelerado antecipadamente. Tal benefício garante que a pele se mantenha completamente saudável, promovendo desse modo, o rejuvenescimento das nossas células corporais.

5) Previne muitas doenças

Acredite ou não, os alimentos antioxidantes são capazes de te ajudar a prevenir doenças graves, das quais podemos destacar: aquelas ligadas ao coração, tipos variados de câncer como o câncer de pulmão, de estomago e de próstata, e doenças consideradas crônicas pela medicina.

6) Protege o coração

Se você ainda tem dúvidas sobre o quão fundamental é consumir fontes de substâncias antioxidantes, daremos mais um motivo: eles são indispensáveis para manter a saúde do nosso coração. O cacau por exemplo, é rico de tais substâncias e é um ótimo aliado para que a nossa saúde cardiovascular e a nossa circulação funcionem sempre eficazmente.

7) Previne possíveis dados celulares

Os antioxidantes, como já vimos anteriormente, previnem alguns tipos de câncer e com base nisso reforçamos o seu grande benefício que impede que ocorram danos as nossas células. O dano citado é o ponto de partida para o surgimento futuro de tumores, e as substâncias aqui tratadas combatem esse possível mal.

8) Combate o aparecimento de acnes

Amora, mirtilo, morango e muitas outras frutas são fontes ricas de antioxidantes, que também são capazes de evitar o aparecimento de acnes na pele. A substância acaba promovendo a regulação do curso do sangue, fazendo com que nosso corpo seja nutrido corretamente e com qualidade.

9) Ajuda a cicatrizar

As substâncias com propriedades antioxidantes também auxiliam no processo de tecido cicatricial no rosto de uma pessoa, diminuindo-o significativamente, isto é, uma vez que elas são capazes de manter o curso do sangue no corpo ocorrendo eficazmente, isso faz com que as aparências das cicatrizes sejam amenizadas instintivamente, e além disso, contribuem para o processo da cicatrização.

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10) Repara danos causados pelo sol

Quem se expõe muito a luz solar e inclusive não se protege corretamente, pode futuramente sofrer com problemas que ela tem capacidade de promover na nossa pele. Antioxidantes atuam justamente fazendo com que nas células cresçam e substituam as células danificadas pela luz solar. É por isso que os cremes faciais e hidratantes disponíveis no mercado possuem em sua composição o tão importante antioxidante.

Veja a seguir 25 super alimentos ricos em antioxidantes:

25 Super Alimentos Ricos em Antioxidantes

Antioxidantes são substâncias que combatem o processo de oxidação das células, causada pelos radicais livres e, consequentemente, previnem o envelhecimento precoce, mutação das células, desregulação de funções do sistema imunológico etc. E através de uma alimentação saudável, conseguimos evitar essa oxidação e incorporar estes alimentos ricos em antioxidantes melhorará o funcionamento do organismo.

1. Azeite

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

O azeite é um alimento que não pode faltar na nossa lista Alimentos Ricos em Antioxidantes. O azeite, repleto de sustâncias antioxidantes (vitamina E) funciona como um antiinflamatório natural para o organismo. Consumir até 2 colheres de sopa ao dia do azeite extra-virgem, que é mais puro, combate o envelhecimento precoce e doenças que podem acometer as artérias do coração.

2. Linhaça

O poder antioxidante da linhaça é incrível, contando com muitas fibras, ômega 3 e 6, vitamina E, zinco e outros minerais. Funciona como um antiinflamatório natural, regula os hormônios, protege o organismo contra o câncer e reforça a imunidade, podendo ser polvilhado (triturá-lo antes no liquidificador) sobre qualquer refeição e também no iogurte desnatado com frutas picadas.

3. Aveia

A aveia é um cereal poderoso, que contém silício, magnésio, fósforo, beta-glucanas (fibras), vitamina B e E, substâncias responsáveis pela melhora do aspecto da pele, circulação do sangue, eliminação de gorduras e do sistema imune. Pode ser polvilhada também em lanches como iogurtes com frutas.

4. Chia

A chia é uma semente que tem conquistado muitos adeptos da boa alimentação, contendo fibras, cálcio, magnésio e outros minerais importantes, que controlam os hormônios, fortificam a imunidade e ainda ajudam a controlar o peso. Deve ser consumida com moderação, uma vez que podem causar problemas gastrointestinais. Geralmente é polvilhada sobre sanduíches naturais, sucos, iogurtes e frutas.

5. Gergelim

Outra semente antioxidante é o gergelim, em especial seu óleo, que contém bastante vitamina E, protegendo o organismo contra inflamações e atividades dos radicais livres. Pode ser usado como tempero em saladas, grelhados, frutas e em lanches naturais entre as refeições.

6. Maçã

A maçã é uma das frutas que mais desintoxica o organismo, por conter uma substância antiinflamatória e antialérgica, a quercetina. Além disso, contém muita fibra e vitamina C, que ajudam a prevenir problemas no coração, diabetes, hipertensão e Alzheimer, fortalecendo o sistema imunológico. Coma pelo menos uma maçã todos os dias para sentir seus benefícios.

7. Abacaxi

O abacaxi tem alta concentração de vitamina C, um poderoso antioxidante que melhora o sistema imune, prevenindo resfriados, gripes, doenças cardiovasculares, deixando o organismo mais fortificado para se defender de invasores e combatendo os radicais livres, causadores do envelhecimento. Ingira 2 rodelas de abacaxi entre as refeições.

8. Limão

O limão possui função antibacteriana e antibiótica, através da presença da d-limoneno, uma substância capaz de combater problemas psicológicos como a depressão, por exemplo, e desentupir artérias, além de desintoxicar o organismo devido à presença de bioflavonóides e vitamina C. Você pode adicionar 1 limão para temperar saladas ou tomá-lo como suco.

9. Laranja

A laranja, além de ter muita fibra, vitamina C, A e minerais importantes (potássio, magnésio, cobre, ácido fólico etc), também contém bioflavonóides, assim como o limão, melhorando a circulação sanguínea, evitando problemas cardíacos e o envelhecimento precoce. Geralmente é usada para fazer sucos, em sua forma natural, ou ingerida como sobremesa após as refeições.

10. Uva

A uva é uma grande aliada na prevenção de problemas que atacam as artérias, desobstruindo-as, além de funcionar como um antiinflamatório natural para o organismo. Seu suco ainda é mais poderoso, contendo polifenóis (como a catequina e o resveratrol), responsáveis pela manutenção das funções cerebrais e cardíacas, da pressão arterial e do sistema imune.

11. Tomate

O tomate possui uma substância altamente antioxidante, os carotenóides, que previne o envelhecimento precoce e ainda atua no combate ao câncer. Possui muita vitamina C e potássio, que também ajudam a prevenir doenças cardiovasculares. Consuma 1 tomate como salada todos os dias, podendo ser em rodelas ou picada e temperada com meio limão.

12. Peixe

O peixe contém ômega 3, uma substância responsável por evitar problemas ósseos, como a osteoporose, por exemplo. Contém também betacarotenos e é fonte de vitamina D, melhorando a absorção de cálcio, que ajudam na saúde dos ossos, e no funcionamento dos neurônios, além de equilibrar os níveis de colesterol no organismo.  Consuma peixe grelhado ou assado pelo menos 1 vez por semana.

13. Batata-doce

Vemos muitos atletas e praticantes de atividades físicas ingerirem batata-doce em sua dieta. E não é para menos que ela é tão importante. Possui vitaminas A, C e E, potássio, manganês e ferro, sendo considerada um dos alimentos antioxidantes mais poderosos, principalmente para aqueles que pretendem ganhar massa muscular. Você pode consumi-la com pratos salgados ou doces.

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14. Brócolis

O brócolis contém substâncias capazes de combater a ação dos radicais livres desintoxicando o organismo, principalmente de células prejudiciais que podem propiciar o câncer. Entre elas estão as vitaminas A, C, E e K, betacarotenos, selênio e sulforano. É geralmente utilizado para compor saladas.

15. Couve

A couve pode ser utilizada para saladas ou refogados e tem muita vitamina B, C e K, além de fibras e importantes nutrientes, como cálcio, enxofre, ferro, silício, entre outros. Sua função antioxidante se dá através da presença de carotenóides e flavonóides, substâncias capazes de combater os radicais livres e a oxidação celular.

16. Pepino

O pepino é um dos alimentos de baixa caloria e rico em água, além de vitaminas A e C, que eliminam toxinas e fortalecem o sistema imune contra gripes e resfriados, sendo considerado um antiinflamatório natural. É muito consumido como salada (temperado com limão), acompanhamentos ou sopas.

17. Cenoura

A cenoura é muito conhecida por sua ação de melhorar a visão e dar cor à pele, além de combater infecções, maximizar o estado da pele, diminuir o colesterol ruim (LDL) e eliminar toxinas, devido à presença de betacarotenos, fibras, vitamina A, B, C e K, e minerais como cálcio, potássio e fósforo. Consuma pelo menos meia cenoura por dia, como salada ou suco.

18. Alho

O alho é utilizado para temperar todos os tipos de comidas e até mesmo como chá, já que possui função antibacteriana e antiinflamatória, através da alicina, substância que fortalece a resposta imunitária do organismo. Ele também ajuda a desobstruir coágulos, melhorando a circulação, melhorar a visão e o funcionamento dos neurônios.

19. Gengibre

O gengibre possui vitamina B6, potássio, cálcio e magnésio. Funciona como termogênico, antiinflamatório natural, antimicótico e antioxidante, ajudando a tratar problemas digestivos e diminuindo o colesterol ruim. Você pode consumi-lo como sopa, salada e chá, ou até mesmo ralado em sucos desintoxicantes combinado com couve, abacaxi e hortelã.

20. Cacau

O cacau é conhecido pelo seu poder antioxidante através da presença dos flavonóides, fibras e magnésio, que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, pressão alta, além de possibilitar a sensação de bem-estar. O ideal é consumi-lo em sua versão amarga, pelo menos 70% cacau ou em pó 100% cacau, uma vez que é muito calórico. Uma barra de 50% de chocolate amargo 70% cacau já possibilita todos estes benefícios.

21. Café

Se você nasceu no Brasil, deve saber que café é uma grande fonte de antioxidantes. Estudos recentes indicam que café tem mais antioxidantes do que frutas e vegetais juntos.

22. Frutas Vermelhas

O sucesso das frutas vermelhas está nos diversos fitonutrientes, também denominado de antioxidantes, presentes em sua composição, que auxiliam na manutenção do organismo. Dentre as frutas mais conhecidas estão: mirtiloframboesa, amora, morango, cereja e acerola.

23. Pimentão

Sem dúvidas, é uma ótima fonte de antioxidantes naturais e possui altos teores vitamínicos. Suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias ajudam a proteger o organismo.

24. Caldo de cana

Os antioxidantes no caldo da cana ajudam a combater infecções e a fortalecer o sistema imunológico. Também protege o fígado contra infecções e ajuda a manter os níveis de bilirrubina controlados. Esta é uma das razões pelas quais os pacientes de icterícia tomam caldo de cana, pois é uma das poucas coisas que é facilmente digerida e ajuda na redução dos níveis de bilirrubina.

25. Chicória

A chicória é o último alimento da nossa lista alimentos ricos em antioxidantes. Ela possui propriedade antioxidante, por isso, ajuda a remover toxinas, mantendo o corpo limpo e sem de substâncias nocivas, também podem auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Os agentes antioxidantes ajudar a combater fatores externos como poluição, radiação, fumo, álcool, entre outras fontes.