6 Benefícios Incríveis do Cálcio para Saúde e os Principais Alimentos

6 Benefícios Incríveis do Cálcio para Saúde e os Principais Alimentos

Quando se ouve falar em cálcio, logo pensamos em ossos não é verdade? Porém, esse mineral traz muito mais benefícios para nossa saúde e é indispensável para a boa manutenção do nosso organismo. Para se ter uma ideia, mais de noventa e cinco por cento do cálcio encontrado no nosso corpo está localizado nas regiões dos dentes e dos ossos e apenas um por cento fica localizado no sangue, fora das células e no seu interior também. Infelizmente a sociedade brasileira ainda peca quando o assunto é consumo de alimentos ricos em cálcio, mas a seguir iremos destacar os dez principais benefícios desse mineral para a sua saúde e ainda daremos dicas dos principais alimentos ricos em cálcio para que você possa inseri-los em sua rotina e manter sua saúde sempre em dia.

Muitos se enganam quando pensam que só no leite encontramos o mineral. Ele está presente em vários alimentos, como por exemplo: tofu, sardinha, brócolis, soja, espinafre semente de gergelim, linhaça, grão de bico, aveia e chia. Por isso o artigo de hoje irá esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto e mostrar com mais precisão, quais as principais fontes desse mineral tão importante na vida de todos nós.

1) Qual e a verdadeira função do cálcio?

Sabemos que a principal função do cálcio e que a maioria das pessoas já conhece é justamente a de promover o fortalecimento dos nossos ossos e dos nossos dentes, entretanto não é só para isso que esse mineral tão importante serve. Para quem não sabe ele age na região do sistema nervoso do ser humano, mais precisamente em sua parte central, de tal forma que promove a diminuição dos riscos de sofrer com doenças ligadas à parte neurológica e até mesmo com enfermidades que atingem a região dos músculos, fazendo com que as pessoas que treinam regularmente, tenham uma melhora significativa em seu rendimento e ainda ajuda no processo de ganho de massa magra, proporcionando a possibilidade de ter músculos mais saudáveis. Aliás, o cálcio auxilia bastante no transporte da proteína.

Voltando a parte dos ossos, o cálcio mantem eles sempre saudáveis e utiliza essa parte como um depósito do mineral. Dessa forma, se um indivíduo sofrer com algum tipo de escassez de cálcio, o organismo utiliza esse pequeno estoque armazenado para poder ser usado em outras funções também essenciais. E é em vista dessa situação, que geralmente os primeiros problemas ligados a falta do mineral estão concentrados na parte dos ossos, como é o caso da osteoporose, visto que o corpo usa todo o estoque do cálcio guardado nessas regiões, e isso faz com que eles acabem ficando bem mais fracos e sensíveis.

2) Elemento químico 

Adentrando rapidamente na Química, para quem não sabe, o cálcio é um elemento químico que se apresenta com o símbolo Ca. Seu número e massa atômica, são respectivamente 20 (o que significa que são vinte prótons e vinte elétrons) e 40u. A sua classificação na tabela periódica o define com um metal da classe dos alcalinos-terrosos e ele fica localizado justamente no grupo dois da mesma. De suas principais características podemos destacar:

  • Trata-se de um metal de dureza baixa, dúctil e maleável;
  • Na sua versão pura, o cálcio tem aparência prateada;
  • Ele consegue reagir muito fácil com o oxigênio, e por isso ele também reage rapidamente quando tem contato com o ar e com a água;

3) Qual é a sua importância?

Já tivemos a oportunidade de conhecer algumas das principais funções do cálcio para a nossa saúde não é mesmo? E a sua importância não para por aí. Por ser o mineral que mais se apresenta em abundância no nosso organismo, ele desempenha papéis fundamentais que devemos compreender. Quando um indivíduo possui um cardápio alimentar equilibrado, incluindo, portanto, uma dosagem de cálcio importante, ele estará garantindo que sua massa óssea tenha uma manutenção saudável e ainda garante que o seu esqueleto fique intacto.

Além disso, o mineral participa nas funções neuromusculares. O cálcio também proporciona uma espécie de contato entre a parte interior das nossas células, atuando como mensageiro. Ele também faz com que a nossa membrana fique permeável, na medida que promove a ligação das proteínas com os fosfolipídios. Enfim, muitas são as razões que justificam a verdadeira importância do cálcio para a nossa saúde e mais adiante, no artigo você verá mais dez benefícios incríveis desse mineral.

4) Qual exame fazer para avaliar o nível de cálcio no organismo? 

Para monitorarmos nossa saúde, em relação aos níveis de cálcio presente no nosso corpo e evitar problemas relacionados a sua escassez, é possível fazer um exame. Na maioria dos casos em que é de fato preciso realizá-lo, o médico especialista acaba pedindo a realização do teste de cálcio total. Em casos de pessoas que tiveram que passar por procedimentos cirúrgicos, transfusões ou aquelas que estão sofrendo de proteína baixa ou alta no sangue, podem até ser recomendadas a fazer o exame de cálcio ionizado.

Pessoas que acabam tendo oscilações na frequência cardíaca, ou que sofrem com espasmos musculares, convulsão ou até mesmo que acabam entrando coma, geralmente ocorre porque possuem uma dosagem de cálcio ionizado muito elevada no fluxo sanguíneo.

5) Principais aplicações

Além de ser muito benéfico para a saúde humana, o cálcio possui diversas aplicações, que valem nossa curiosidade de conhecer um pouco mais sobre elas. Com ele é possível constituir ligas de chumbo ou de alumínio e a partir de seus óxidos também é possível fazer desoxidantes voltados para ferros, aço, cobre e inclusive suas ligas.

Seu principal composto, carbonato de cálcio, tem formato cristalino e incolor. O cálcio é um dos principais elementos que compõem as pérolas e as conchas do mar. É possível encontrá-las nas cavernas calcárias. Existem muitas outras aplicações interessantes, o cálcio tem diversas utilidades. Esse mineral é incrível não é mesmo?

6) Cálcio e alimentação

Está quase na hora de conhecermos melhor quais os principais alimentos fornecedores de cálcio e que irão nos ajudar a manter nosso corpo com sua quantidade recomendada e assim, evitar problemas futuros. Mas antes, você irá descobrir seus dez principais benefícios, para que em seguida veja a nossa listinha dos quinze alimentos mais importantes e fontes desse mineral. Anote todas as dicas e não esqueça de procurar um profissional que te ajude a montar um cardápio alimentar mais equilibrado.

7) Existem suplementos de cálcio?

Sim, é possível utilizar suplementos de cálcio, entretanto não é todo mundo que é indicado para fazer isso. Geralmente o recomendado é para as pessoas que já estão na fase idosa, uma vez que acabam sofrendo mais com a deficiência do mineral e nessa fase é mais difícil conseguir o recomendado apenas através da alimentação. E ainda sim, nessa situação é muito importante seguir à risca todas as orientações do médico e não extrapolar na dosagem. No caso dos atletas, pode ser que alguns precisem também da suplementação, não porque precisam de uma dose mais elevada, mas sim porque nem sempre os suplementos proteicos possuem uma dose razoável do cálcio.

Por fim, se você não se encaixa em nenhuma das alternativas supracitadas, evite comprar suplementos sem prescrição médica. É possível conseguir a dose diária indicada de cálcio, por intermédio de uma alimentação equilibrada. Na dúvida é só procurar um profissional de nutrição para que ele te oriente melhor sobre o que comer no dia a dia.

8) Descubra quais são os 6 benefícios do cálcio para saúde:

6 Benefícios Incríveis do Cálcio para Saúde

1- Fortalece os ossos

O cálcio é responsável por desenvolver e manter a saúde dos ossos e dos dentes. A falta desse mineral pode desenvolver doenças, como o raquitismo, osteoporose, osteomalacia. É muito importante a ingestão deste mineral na adolescência e infância pois nessa fase os ossos estão em desenvolvimento e fase de estruturação.

2- Regula os batimentos cardíacos

Nosso coração é como uma “bomba de combustível” ele bomba o sangue para que ele circule por todo o nosso organismo. Ele ajuda nessa contração muscular ele ajuda nesse processo de contração e relaxamento que regula os batimentos cardíacos e faz o sangue circular.

3- Coagulação sanguínea

O processo de coagulação é uma verdadeira batalha no nosso organismo, aliado a outras proteínas o cálcio tem um papel fundamental  no processo de coagulação sanguínea.

4- Limpa o organismo

Ele ativa várias enzimas responsáveis pela digestão de gorduras e metabolismo de proteínas, ele limpa o organismo deixando-o livre de células de gordura.

5- Regula os impulsos nervosos

Nosso organismo é formado por milhões de terminações nervosas que se conectam através de impulsos, o cálcio é muito importante pois atua na regulação e transmissão desses impulsos nervosos.

6- Combate a obesidade

Quando há a deficiência deste mineral no organismo ele fica desequilibrado e os tecidos de gordura começam a inchar podendo desencadear aumento de peso. A ingestão de cálcio faz com que o organismo crie uma espécie de barreira, fazendo com que toda a gordura da comida não seja absorvida pelo organismo.

7- Ajuda a prevenir os sintomas causados pela TPM

Outro benefício do cálcio que poucas pessoas sabem é que o mineral é um ótimo aliado para as mulheres que sofrem com a temida tensão pré-menstrual (TPM). O mesmo ajuda a prevenir alguns dos sintomas causadas nesse período feminino dos quais destacamos: O inchaço, as dores de cólica, a sensação de sensibilidade na região das mamas, dores nos músculos, Sensação de fadiga e problemas com mau humor.

E sabe por que é tão importante consumir alimentos fontes de cálcio nesse período?  Por que quando a mulher entra na TPM começa a sofrer com as flutuações dos níveis de cálcio nessa época, que acabam caindo significativamente em decorrência do aumento elevado de estrogênio. Para que a relação entre ambos mantenha equilíbrio, é ideal que a mulher reponha o cálcio perdido. Por isso que ao consumir alimentos do gênero, automaticamente nota-se uma diminuição importante dos sintomas mais incômodos da TPM e isso acontece justamente por conta do equilíbrio que volta a se estabelecer.

8- Ajuda a prevenir o câncer no cólon

Consumir níveis adequados de cálcio também pode ajudar a prevenir enfermidades graves, como é o caso do câncer de cólon. Isso ocorre também porque o mineral ajuda a diminuir significativamente o possível desenvolvimento de pólipos, responsáveis por promover o surgimento da enfermidade.

Utilizar suplementos que auxiliam na reposição do cálcio no organismo diminui também a chance de surgir adenomas e tumores do tipo maligno, na região do cólon. Sabemos que ambos são responsáveis por dar vasão ao desenvolvimento da doença, entretanto ainda não se tem a confirmação de que o cálcio evite completamente a chance de se tê-la.

Quando o mineral entra no corpo, a parte importante é absorvida e a que resta acaba indo para a região do intestino. Durante o percurso que esse cálcio restante faz, e que inclusive passa pela região do cólon, subestima-se que o mesmo acaba se juntando com os possíveis causadores do câncer e por isso são expulsos do corpo, junto com o cálcio não absorvido. Muitos estudos foram feitos sobre o assunto, e constatou-se que todas as fontes alimentares do cálcio agem como protetores do organismo, como vimos anteriormente. Aliás, para quem quer suplementos do mineral pode apostar nos líquidos, uma vez que as vitaminas na forma líquida são cinco vezes melhores absorvidas pelo organismo do que as em formato de pílulas.

9- Previne o aparecimento de pedras nos rins

Para quem não sabe, as pedras nos rins são decorrentes da concentração cristalizada de minerais na região do trato urinário e um deles é o cálcio. Em vista disso, há um tempo atrás muitas pessoas acreditavam que o consumo de cálcio em excesso causa necessariamente a pedra no rim, entretanto não é bem assim como muitos imaginaram.

Foram feitos estudos que comprovaram que o indivíduo que consome níveis elevados de cálcio, tem o risco de desenvolver o problema significativamente reduzido. O que pode causar as pedras nos rins é justamente os níveis de cálcio exacerbados presentes na água e não nos alimentos, por tanto pode consumir sem medo. Aliás, não ingerir líquido suficiente pode contribuir para o aparecimento do problema e inclusive comer muitos alimentos ricos em oxalato, dos quais exemplificamos o espinafre e couve.

10- Ajuda a manter os níveis de Ph alcalino saudáveis

Quando você consume alimentos açucarados ou conservados, em excesso, isso pode promover uma formação de ácidos no seu organismo, que acabam contribuindo para o surgimento de problemas como o câncer, pressão alta e até cálculos nos rins. Porém, quando o consumo de cálcio é o suficiente, isso não acontece, pois, o mineral mantem os níveis de Ph equilibrados e saudáveis.

Embora o cálcio seja muito importante para a nossa saúde aqui vale um alerta: Em excesso, este mineral pode trazer problemas à saúde, como pressão alta, perda de apetite, náusea e vômito. Alguns sinais indicam que você pode estar com excesso de cálcio, tais como excesso de urina, sede, fraqueza, nervosismo e insuficiência renal. A dose diária recomendada para um adulto é de 1.000 mg/dia. Pessoas acima de 50 anos requerem 1.200 mg/dia.

II) Conheça os 15 incríveis alimentos ricos em cálcio e quantidade de cálcio de cada alimento

6 Benefícios Incríveis do Cálcio para Saúde e seus Principais Alimentos

1- Queijo

Quantidade de cálcio: 690mg em 100g de queijo fresco

A medicina mostra que o corpo humano consegue absorver cálcio mais facilmente de derivados do leite do que de plantas ou verduras.

No queijo, principalmente o cottage também está presente fontes de proteínas. Além disso, reduz os riscos de doença do coração e da síndrome metabólica (que é a união de condições que levam ao AVC, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

2- Brócolis

Quantidade de cálcio: 86mg em 2 xícaras de brócolis cozido

É rico em vitamina A, B6 e C, contendo o dobro de uma laranja. Por ter uma dieta balanceada com brócolis, há uma redução em adquirir certos cânceres como de cólon e bexiga.

Um estudo percebeu que homens que comiam 3 porções ou mais de brócolis durante a semana diminuíram em 41% o risco de adquirir câncer de próstata.

3- Couve

Quantidade de cálcio: 101mg em 1 xícara de couve crua

Possui grandes quantidades de vitamina C, o dobro de vitamina A para um dia, além possuir apenas 30 calorias por porção o que é ótimo pra quem quer emagrecer.

Ainda mais, fornece ao corpo vitamina k, que melhora a coagulação sanguínea.

4- Iogurte

Quantidade de cálcio: 110mg em 100 g de iogurte grego sem gordura

O iogurte não somente possui cálcio, mas um dos seus grandes benefícios é a presença de bactérias vivas que regulam a flora intestinal. Também possui vitamina B2, B12, minerais como fósforo, potássio e tem baixo teor de gordura.

Um estudo descobriu que uma dieta a base iogurte evita doenças relacionadas com o metabolismo.

5- Leite

Quantidade de cálcio: 276-352mg em um copo

Sem dúvida, o leite é uma das maiores fontes de cálcio, além de ser barato e acessível. Ainda podemos dizer que o leite possui proteína, vitamina A e D.

6- Laranjas

Quantidade de cálcio: 74mg em uma laranja e 27mg em um copo de suco de laranja

Quando se pensa em laranja logo vem à mente vitamina C, porém ainda elas são ricas em antioxidantes que fortalecem nosso imunológico.

7- Sardinha

Quantidade de cálcio: 351mg em uma lata

Apesar de não agradar a todos a sardinha tem um sabor muito característico e salgado, e melhor, ela contém grandes quantidades de cálcio. Ainda podemos citar a presença de vitamina B12, que melhora o funcionamento do cérebro e sistema nervoso.

Também contém quantidades significativas de vitamina D, que é muito importante para a saúde óssea.

8- Feijão branco

Quantidade de cálcio: 63mg em ½ xícara

O feijão branco é muito nutritivo contém proteínas, ferro, fibras, zinco e folato. Apesar de ser um carboidrato mais saudável, ele contribui para redução do mau colesterol (LDL) e diabetes tipo 2.

Um fato interessante é que ele possui amido resistente, que é um nutriente que acelera o metabolismo.

9- Quiabo

Quantidade de cálcio: 82mg em 1 xícara

Além disso, o quiabo contém fibra insolúvel o que evita a constipação, também contém folato e vitamina B6.

10- Amêndoas

Quantidade de cálcio: 264mg em 100g

Também são ricas em proteínas possuindo 12% da porção diária que o corpo precisa. Ainda também possuem fibras, proteínas, magnésio e vitamina E. E por conter boas gorduras ajuda a diminuir o mau colesterol, porém sua ingestão deve ser feita com moderação. Sem dúvida, as amêndoas são consideradas as melhores nozes pra saúde.

11- Figos

Quantidade de cálcio: 121mg em 1/2 xícara

Apesar do sabor doce e delicioso, o figo é rico em potássio e fibras. O que ajuda no funcionamento correto do intestino. Também em sua composição temos o magnésio que é responsável por mais de 300 reações biomecânicas no nosso corpo, incluindo funcionamento correto do ritmo cardíaco, fortalecimento dos ossos e músculos regenerados.

12- Salmão enlatado

Quantidade de cálcio: 464mg em uma lata

Que o salmão é mais saudável você já sabia, porém que ele é uma excelente fonte de cálcio talvez seja novidade. Em 1 lata de salmão nós temos cerca de 88% da quantidade de cálcio diária para nosso organismo. Além disso, o salmão é uma excelente fonte de proteína.

13- Tofu

Quantidade de cálcio: 434mg em meia xícara

O tofu é conhecido pela sua versatilidade, pois adquiri o sabor de qualquer alimento quando preparado com ele. Ainda podemos dizer que ele é conhecido como fonte vegetariana de proteína, além de ser uma excelente fonte de cálcio.

14- Leite de soja

Quantidade de cálcio: 25mg em 100g

O leite de soja é uma opção extra pra quem não pode consumir o leite de vaca, pois além de ser de ser muito nutritivo possui boas quantidades de proteína. Alguns estudos comprovam que o leite de soja é tão bom se não melhor que o leite de vaca.

15- Batata doce

Quantidade de cálcio: 68 mg em uma batata grande

Considerado uma excelente fonte de carboidrato saudável, a batata doce é a queridinha de quem faz musculação. Também, como parte dos seus nutrientes encontramos o potássio e vitamina A. Excelentes para a regeneração dos tecidos e células.

Veja também este programa que fala sobre os benefícios do cálcio para o organismo (13:14):

Fontes:

http://www.health.com/health/gallery/0,,20845429,00.html#bone-building-foods

http://www.healthline.com/nutrition/15-calcium-rich-foods#section1

The 20 Best Calcium-Rich Foods That Aren’t Dairy

http://www.sheknows.com/health-and-wellness/articles/822335/5-benefits-of-calcium

http://www.besthealthmag.ca/best-eats/lactose-intolerance/6-surprising-health-benefits-of-calcium


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