6 Benefícios Incríveis do Cálcio para Saúde

6 Benefícios Incríveis do Cálcio para Saúde

Quando se ouve falar em , logo pensamos em ossos, porém, esse mineral traz muito mais benefícios para nossa saúde.

Muitos se enganam quando pensam que só no leite encontramos cálcio. Ele está presente em vários alimentos, como por exemplo: , sardinha, , , semente de gergelim, , grão de bico, e .

Descubra quais são os 6 benefícios do cálcio para saúde

1- Fortalece os ossos

O cálcio é responsável por desenvolver e manter a saúde dos ossos e dos dentes. A falta desse mineral pode desenvolver doenças, como o raquitismo, , osteomalacia. É muito importante a ingestão de cálcio na adolescência e infância pois nessa fase os ossos estão em desenvolvimento e fase de estruturação.

2- Regula os batimentos cardíacos

Nosso coração é como uma “bomba de combustível” ele bomba o sangue para que ele circule por todo o nosso organismo. O cálcio ajuda nessa contração muscular ele ajuda nesse processo de contração e relaxamento que regula os batimentos cardíacos e faz o sangue circular.

3- Coagulação sanguínea

O processo de coagulação é uma verdadeira batalha no nosso organismo, aliado a outras o cálcio tem um papel fundamental  no processo de coagulação sanguínea.

4- Limpa o organismo

O cálcio ativa várias enzimas responsáveis pela digestão de gorduras e metabolismo de proteínas, ele limpa o organismo deixando-o livre de células de gordura.

5- Regula os impulsos nervosos

Nosso organismo é formado por milhões de terminações nervosas que se conectam através de impulsos, o cálcio é muito importante pois atua na regulação e transmissão desses impulsos nervosos.

6- Combate a obesidade

Quando há a deficiência de cálcio no organismo ele fica desequilibrado e os tecidos de gordura começam a inchar podendo desencadear aumento de peso. A ingestão de cálcio faz com que o organismo crie uma espécie de barreira, fazendo com que toda a gordura da comida não seja absorvida pelo organismo.

Em excesso, o cálcio pode trazer problemas à saúde, como , , náusea e vômito. Alguns sinais indicam que você pode estar com excesso de cálcio, tais como excesso de urina, sede, fraqueza, nervosismo e insuficiência renal.

A dose diária recomendada para um adulto é de 1.000 mg/dia. Pessoas acima de 50 anos requerem 1.200 mg/dia.

Veja também este programa que fala sobre os benefícios do cálcio para o organismo (13:14):

Fontes:

http://www.sheknows.com/health-and-wellness/articles/822335/5-benefits-of-calcium

http://www.besthealthmag.ca/best-eats/lactose-intolerance/6-surprising-health-benefits-of-calcium

 

 

Equipe Biosom

contato@biosom.com.br