10 Benefícios Incríveis de Folha de Louro para a Saúde

https://youtu.be/oV3n5EaFeOk

Laurus nobilis lauraceae – é o nome comum da árvore de louro real nativa da região do Mediterrâneo. Desde os tempos antigos essa erva era utilizada por civilizações famosas como Grécia e Roma, que a consideravam como símbolo de paz, proteção e sabedoria. Nos nossos dias, a folha de louro pode ser aproveitada na culinária e medicina.

Sua folhagem pontuda e de sabor meio amarga são facilmente comercializadas frescas e secas ou na versão em pó. Já na culinária, ela pode ser utilizada como tempero em sopas ou pratos italianos, como também pode servir como decoração.

Na medicina ela trata doenças e problemas respiratórios, infecções de pele, problemas digestivos e do coração. Pode-se fazer uso de folha de louro em chás, óleo natural, aromaterapia e loção repelente para moscas e mosquitos.

Conheça e aprenda a usar folha de louro para melhorar a saúde:

10 Benefícios Incríveis de Folha de Louro para a Saúde

1- Auxilia na digestão

Certas enzimas presentes na folha agilizam o processo de digestão, por meio da síntese de proteínas e nutrientes. Isso por si só, evita problemas digestivos como constipação, refluxo ácido, controla a síndrome do intestino irritável e reduz os sintomas da intolerância ao glúten.

Essa iguaria também atua como diurético, por meio do qual as toxinas podem ser eliminadas, seja pela urina ou por induzir o vômito.

Folha de louro para indigestão, constipação e inchaço: use a proporção de um copo de água para cada 5g de folhas de louro, adicione um pedaço pequeno de gengibre e mel á gosto. Ferva até que o chá chegue á ¼ da quantidade inicial. Beba 2 vezes ao dia.

2- Diminui a ansiedade

Estresse e ansiedade são grandes vilões da boa saúde e um dos maiores males da humanidade. Níveis elevados de hormônios do estresse podem provocar o envelhecimento precoce das células, causando uma série de doenças.

Um antioxidante capaz de combater esse mal é o linalol, que pode ser tanto consumido ou usado na aromaterapia. Se combinado com uma massagem com óleo de folha de louro é possível ter um relaxamento quase que por completo.

3- Atua na beleza da pele e cabelo

Sua função anti-inflamatória e adstringente trata a caspa comum e hidrata a pele.

Acabar com o zumbido no ouvido

  • Como usar folha de louro no cabelo: para este fim faremos uma espécie de loção para uso nos cabelos pré-lavados. O processo consiste em deixar de molho algumas folhas de louro em água na temperatura ambiente, depois, esfregue-as direto no couro cabeludo.
  • Como usar folha de louro na pele: comece fazendo um “chá” com cerca de 5 folhas de louro para 2 copos de água. Logo em seguida, despeje a mistura em uma bacia de tamanho médio e pegue uma toalha de banho. Feito isso, fique com o rosto de frente para a bacia e cubra com a toalha, para aproveitar o vapor. Isso abre os poros e facilita a limpeza da pele.

4- Anti-inflamatório natural

Um fitonutriente incrível chamado partenolídeo, tem capacidade curativa e pode reduzir inflamações e irritações da pele.

Como remédio medicinal a folha de louro e seu óleo podem ser usados em cortes, picadas de inseto, de cobra, problemas na articulação como artrite e contusões.

Como usar folha de louro para enxaqueca e dor de cabeça: para este fim usemos a folha de louro de três maneiras.

  1. Faça o chá, como ensinado acima.
  2. Use as folhas na testa depois de tê-las deixado de molho, como se fosse uma máscara.
  3. Realize uma massagem com a base de óleo.

5- Melhora a respiração e a tosse

Mais uma vez as propriedades antibacteriana e anti-inflamatória desobstruem as vias aéreas, tosse e febre. Para esse fim, o óleo de folha de louro pode ser aplicado diretamente no peito e para potencializar o efeito faça uma massagem.

Com as folhas faça o seguinte:

  • Coloque água e ferva junto com 3 folhas de louro. Deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Com um pano limpo, mergulhe-o na mistura e coloque sob o peito até esfriar. Realize o processo quantas vezes forem necessárias.

Para aliviar espirros, faça o seguinte:

  • Em 200 ml de água, ferva 5 folhas de louro até restar ¼ do chá na panela. Beba essa mistura.

Para potencializar o efeito, faça uma inalação á base do vapor de folha de louro (como ensinado acima), isso facilita a saída de muco.

6- Previne o câncer

Diferentes antioxidantes e fitonutrientes como linalol, catequinas e partenolídeos possuem propriedades protetoras contra agentes defeituosos, como tumores.

Outras propriedades como o ácido cafeico junto com a vitamina C e minerais como manganês e ferro agem como quimioprotetores no organismo.

7- Controla a diabetes

Comer regularmente alimentos temperados á base dessa iguaria pode diminuir picos elevados de açúcar no sangue. As enzimas antioxidantes ajudam o corpo a processar insulina no organismo e a regular a glicose.

8- Mantêm o coração saudável

Comer folha de louro protege a saúde do coração, por manter as artérias livres de gordura prejudicial. Antioxidantes como salicilatos, rutina e ácido cafeico, além de alguns fitonutrientes, impedem o acúmulo de placas e potencializam a função cardíaca.

Já o potássio é responsável por controlar os batimentos e a pressão cardíaca.

Acabar com o zumbido no ouvido

9- Aumenta a fertilidade e a saúde do feto

Tanto a mãe, quanto o bebê podem se beneficiar do consumo de folha de louro. Ela contém ácido fólico que é essencial para formação de DNA e também evita defeitos congênitos no feto.

Além de provocar a gravidez em quem tem dificuldade de engravidar.

10- Ajuda a emagrecer

A folha de louro tem várias propriedades que ajudam no emagrecimento rápido, como melhora do sistema digestivo e facilidade para eliminar líquidos. Mas não é apenas isso, ela também é constituída por fibras que dão maior sensação de saciedade.

O cineol e o eugenol presentes na folha facilitam a digestão e impedem a formação de gases.

Chá de canela e loro para emagrecer: para cada 1 litro de água adicione 10 folhas de louro e 2 paus de canela. Ferva por 15 minutos e espere esfriar. Coe e beba.

Contraindicações da folha de louro

Apesar da folha de louro ser uma planta medicinal, foram relatados casos de pessoas que sofreram algum tipo de alergia, como eczema ou dermatite de contato. Em casos assim o ideal é suspender o uso.

Fontes:

https://www.organicfacts.net/health-benefits/herbs-and-spices/bay-leaves.html

http://www.stylecraze.com/articles/benefits-of-bay-leaf-for-skin-hair-and-health/


Equipe Biosom

contato@biosom.com.br