10 Benefícios Incríveis do Fósforo e 15 Principais Alimentos

10 Benefícios Incríveis do Fósforo e 15 Principais Alimentos

Fósforo é o segundo elemento químico em maior quantidade no organismo, cerca de 1% em adultos, ele afeta diretamente diversas funções metabólicas. Sua maior parte fica armazenada nos ossos, mas também o encontramos na corrente sanguínea e músculos.

Ele atua elevando os níveis de energia, também regula os níveis de hormônios, previne dores musculares e articulares, melhora a ansiedade, dificuldade de concentração, ossos fracos, ganho ou perda excessiva de peso, mudanças na alimentação, formigamento e normaliza as funções cerebrais.

15 Benefícios incríveis do fósforo para a saúde

1- Mantêm dentes e ossos fortes

Quando ouvimos sobre dentes e ossos fortes, nos vem a mente o quão importante é o cálcio. Porém, a ciência descobriu que somente a combinação de cálcio, juntamente com fósforo que criam ossos e dentes fortes, sendo essencial para evitar osteoporose. Além de melhorar o esmalte natural dos dentes e cuidar das gengivas.

Principalmente as mulheres durante os estágios da gravidez e da menopausa necessitam de doses diárias de potássio.

2- Melhora a função cerebral

Para quem sofre com perdas de memória, raciocínio lento ou início precoce de uma doença degenerativa, fazer suplementação á base de fósforo pode reestabelecer as funções normais.

O fósforo é uma substância essencial presente dentro das células cerebrais, á falta ou deficiência do mesmo provoca um retardamento cognitivo e pode dá origem á doenças como demência e Alzheimer.

3- Promove o equilíbrio hormonal

Disfunções hormonais acarretam uma série de problemas metabólicos e diminuem a qualidade de vida e o bem estar de qualquer indivíduo.

No entanto, o fósforo é capaz de controlar a produção de hormônios, pois age diretamente nas glândulas endócrinas responsáveis por criá-lo e distribuí-lo na corrente sanguínea.

4- Produz energia

Com a ajuda do fósforo, o corpo distribui de forma mais eficiente à energia gerada, o que evita problemas como fraqueza muscular e sexual, impotência, perda de libido, etc.

Ele também realiza a síntese de nutrientes, o que automaticamente gera energia para os órgãos.

5- Auxilia na perda de peso

Possuir reservas suficientes de fósforo auxilia na perda rápida de peso, pois ele acelera o funcionamento do intestino. Isso agiliza a digestão dos carboidratos e evita o acúmulo de gordura nos órgãos vitais.

6- Estimula o metabolismo de proteínas

Realizar a síntese de proteínas é importante para o corpo obter energia, promover a renovação celular, óssea e muscular.

O fósforo é capaz de aumentar a capacidade do corpo de processar proteínas e carboidratos, facilitando sua absorção.

7- Melhora a digestão

Para a saúde digestiva, esse mineral facilita a ação de antioxidantes como niacina e riboflavina que são capazes de eliminar os radicais livres.

Isso mantém o bom funcionamento do intestino e evita indigestão, azia e constipação.

8- Promove a reparação celular

Na constituição da molécula de DNA, o fósforo age como reparador de danos. Sendo indicado principalmente para mulheres grávidas durante os três primeiros meses do feto.

Isso permite uma renovação celular constante, o que contribui para a juventude, acelera todas as ações metabólicas e ajuda na síntese de proteínas.

9- Elimina toxinas

Um dos órgãos mais beneficiados pelo fósforo são os rins, ele mantém a frequência de micção o que promove a eliminação de toxinas de forma rápida.

Acabar com o zumbido no ouvido

O que permite a eliminação de sais, água, gordura e ácido úrico, além de facilitar o funcionamento correto dos rins.

10- Ajuda na absorção de nutrientes

Quando se trata de separar os nutrientes dos alimentos, o organismo pode sofrer falhas que o impedem de realizar essa ação.

Porém, o fósforo é responsável por estimular o metabolismo á retirar os nutrientes e aproveitá-los no organismo.

15 Principais alimentos que contém fósforo

10 Benefícios Incríveis do Fósforo e 15 Principais Alimentos

Achar uma boa fonte de fósforo é relativamente fácil, já que alimentos naturalmente proteicos têm em sua composição certos níveis de fósforo, até mesmo na versão industrializada.

1- Soja

240g de soja possui 1309 mg de fósforo

Se alimentar diariamente com soja fornece ao corpo vitaminas do tipo B, além de ser uma ótima fonte de proteínas. Estudos mostram que alguns fitonutrientes de soja são capazes de aliviar os sintomas da menopausa.

2- Linhaça

1 colher de linhaça  possui cerca de  65,8 mg de fósforo

A linhaça também é rica em ômega-3, um tipo especial de gordura que previne doenças neurológicas e cardíacas.

3- Gergelim

240g de gergelim possui 906 mg de fósforo

O gergelim atua na produção e manutenção de hormônios, sendo ideal para mulheres na menopausa. Ele também possui fitoesteróis capazes de diminuir o colesterol.

4- Arroz Integral

249g de arroz integral possui 185 mg de fósforo

O arroz integral não é benéfico apenas para quem quer perder peso, na verdade qualquer pessoa pode se beneficiar dele. Ele previne diabetes, certos tipos de doenças cardíacas e pode ser ingerido por intolerantes ao glúten.

5- Amendoim

240g de amendoim possui 523 mg de fósforo

Esse grão é rico em gorduras boas para o coração, fornece altos níveis de energia ao corpo e muitas pessoas afirmam que ele prolonga a duração da vida.

6- Ovos

1 ovo possui 84 mg de fósforo

O ovo é essencial para a alimentação de qualquer pessoa, pois é rico em nutrientes. Seus maiores atrativos são as altas quantidades de proteínas e vitamina B2.

7- Salmão

1 filé de salmão possui 889 mg de fósforo

O salmão é um dos melhores peixes para o consumo, já que contém uma das melhores fontes de ômega-3, vitamina B e proteínas.

8- Frango

1 peito de frango possui 392 mg de fósforo

Frango está entre uma das melhores carnes magras com preço acessível. Além de fornecer selênio que luta contra o câncer, infecções e doenças do coração.

9- Grão-de-bico

240g de grão-de-bico possui 276 mg de fósforo

Sendo uma das proteínas vegetais mais conhecidas, o grão-de-bico é ideal para o consumo diário, pois não contém gorduras ruins e nem sal. Ele também é rico em antioxidantes que combatem células prejudiciais.

10- Feijão

240g de feijão possui 244 mg de fósforo

Acabar com o zumbido no ouvido

Sendo um dos alimentos mais conhecidos pelos brasileiros, o feijão, é rico em fibras, melhora a saúde do intestino e contém proteínas.

11- Atum

1 lata de atum possui 269 mg de fósforo

Ainda podemos dizer que o atum é rico em ômega-3, o que o torna ideal para a saúde mental e cardíaca. Além de ser pouco calórico ideal para quem que perder peso.

12- Tofu

120g de tofu possui cerca de 240 mg de fósforo

Apesar de não ser tão comum no Brasil, o tofu é uma das melhores formas de se consumir proteína vegetal. Também, ele é composto por oito dos principais aminoácidos essenciais.

13- Iogurte

240g de iogurte possui 233 mg de fósforo

Além de ser saudável, o iogurte contém cálcio, um mineral importante para a manutenção de ossos e dentes.

14- Batatas

1 batata possui 210 mg de fósforo

Outra propriedade importante das batatas é a presença do potássio, um mineral importante para o controle da pressão arterial. Ela também possui vitamina C que mantêm a pele e os cabelos saudáveis.

15- Ervilhas

240g de ervilhas possuem 187 mg de fósforo

A ervilha também tem vitamina A, que é importante para a visão. Ela ainda possui vitamina K, que melhora a coagulação do sangue.

Na medicina a chance de alguém ter deficiência de fósforo é mínima, porém acredita-se que mulheres acima de 45 anos estão entre o grupo de maior risco. O motivo está na suplementação de cálcio que quando feito em excesso, interfere diretamente em como o potássio pode ser absorvido.

Fontes:

https://draxe.com/foods-high-in-phosphorus/

http://www.stylecraze.com/articles/awesome-health-benefits-of-phosphorus/

https://www.naturalfoodseries.com/11-benefits-phosphorus/

http://www.stylecraze.com/articles/phosphorous-rich-foods/


Equipe Biosom

contato@biosom.com.br