vitaminas

As vitaminas são compostos orgânicos importantes para o corpo, ajudando no crescimento, a compor os tecidos, no desenvolvimento do metabolismo orgânico e, também, na proteção de várias doenças, além de muitos outros.

No ser humano a quantidade de vitaminas ingeridas vária de idade, sexo, estado de saúde e o estado físico. Gestantes, crianças em crescimento e pessoas com a saúde debilitada a quantidade de vitaminas ingerida deve ser maior. O organismo precisa de vitaminas do próprio alimento, pois precisa ser digerido, já vitaminas em comprimidos, não será o mesmo efeito, pois o organismo não consegue absorvê-las completamente.

Em animais, mesmo que as vitaminas sejam importantes e essenciais para o organismo, a maioria deles não consegue reproduzir em quantidades suficientes ou simplesmente não reproduzem. Por isso, a ingestão de alimentos é muito importante e necessária.

Há dois grupos onde se encaixa todas as vitaminas, lipossolúveis e hidrossolúveis aproximadamente foram encontradas 13 tipos. Cada uma é responsável por uma ou mais funções, independente de qual grupo se encontra.

1) Grupo de Vitaminas Lipossolúveis:

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As vitaminas lipossolúveis são armazenados nos tecidos gordos do nosso corpo, como o fígado. Elas são mais fáceis de armazenar do que as hidrossolúveis e pode permanecer como reserva para dias ou meses. São absorvidas através do trato intestinal com a ajuda de lipídios.

1) Vitamina A:

É essencial no crescimento, radicais livres, funções imunológicas, desenvolvimento, pele e reprodução. Suas principais fontes são: Frutas e vegetais de cor forte, como abóbora, , , gorduras amarelas de alimentos animais, como fígado, leite e .

2) Vitamina D:

Seu papel é fundamental no metabolismo dos ossos, ajudando a prevenir doenças, como osteomalácia, e raquitismo. Suas principais fontes são: Peixes gordos, como atum e salmão. Leia também >> 8 Incríveis Benefícios da Vitamina

3) Vitamina K

É formado por 13 essenciais para o sangue e os ossos. Suas principais fontes são: Alimentos verdes, como vegetais de folhas e legumes.

4) Vitamina E:

Tem como papel antioxidante, previne o , doença cardiovascular, envelhecimento, envelhecimento e entre outros. Suas principais fontes são: Óleos (girassol e amendoim), sementes de amêndoas, amendoim, girassol e vegetais de folhas verdes-escuras. Leia também >> 10 Benefícios de Vitamina E para Saúde

2) Grupo de Vitaminas Hidrossolúveis (Complexo B):

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As vitaminas hidrossolúveis são vitaminas solúveis em . Elas permanecem no nosso corpo e utiliza apenas o necessário de líquido, assim, eliminando o excesso. Por serem vitaminas solúveis, devem ser substituídas com mais frequência do que as lipossolúveis. Elas são armazenadas no corpo por muito tempo, sendo eliminadas através da urina.

5) Vitamina B1 (Tiamina):

O principal objetivo é manter o sistema nervoso e circulatório saudáveis. Ajuda no metabolismo, no sangue e no cérebro. Converte o açúcar em energia. Suas principais fontes são: Atum, , carne bovina e de aves, cogumelos, feijão, grãos de cereais integrais, nozes e vegetais de folhas.

6) Vitamina B2 (Riboflavina):

É a formulação de células vermelhas do sangue e anticorpos, ajuda no sistema respiratório, nos processos celulares e entre outros. Também previne algumas doenças, como . Suas principais fontes são: Carnes, grãos integrais, leite e vegetais.

7) Vitamina B3 (Nicotinamida):

Ajuda no sistema nervoso, reduz o triglicérides e no , aumenta a circulação, entre outros. Suas principais fontes são: , aspargo, batata-doce, carnes magras bovina ou de aves, cenoura, cereais integrais, fígado, , gema de ovo, leite, tomate e vegetais de folhas (brócolis e espinafre).

8) Vitamina B5 (Ácido Pantotênico):

Ajuda na formação das células vermelhas no sangue, na desintoxicação química, construção de anticorpos, reduz colesterol e triglicérides, entre outros. Suas principais funções são: Amendoim, carnes, frutas, geleia real, grãos integrais e inteiros, leite, levedura, ovário de peixes de água fria, ovos e vegetais.

9) Vitamina B6 (Piridoxina):

Reduz os espasmos musculares, alivia dores, melhora a visão, ajuda na prevenção do câncer, entre outros: Suas principais fontes são: Aves, cereais integrais,  , frutas, peixes, semente de girassol e vegetais.

10) Vitamina B7 (Biotina):

Combate infecções, ajuda no crescimento celular, reduz o açúcar do sangue, promove a saúde do tecido nervoso, entre outros. Suas principais fontes são: Carne, couve-flor, fígado e gema de ovo.

11) Vitamina B9 (Ácido fólico):

Ajuda a prevenir o e mama, deixa a pele e os cabelos saudáveis, entre outros. Suas principais fontes são: Couve-flor, fígado, folhas verdes e rins.

12) Vitamina B12 (Cobalamina):

Ajuda no crescimento e no desenvolvimento do corpo. Suas principais fontes são: Carnes, fígado, leite, ovos, peixes, queijos e rins.

13) Vitamina C (Ácido ascórbico):

Prevenção do câncer, infecções e ajuda nos tecidos. Suas principais funções são: Frutas cítricas e vegetais frescos. Leia também >> 10 Principais Benefícios da Vitamina C

Fontes:

http://www.medicalnewstoday.com/articles/195878.php

http://saude.ig.com.br/vitaminas/

Equipe Biosom

contato@biosom.com.br

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