Os Benefícios Incríveis dos Ômega 3, 6 e 9

Os Benefícios Incríveis do Ômega 3, 6 e 9

Nosso organismo não produz ômega 3 e 6 naturalmente, sendo necessário adquiri-los através da ingestão de alimentos ou suplementos. Já o ômega 9 pode ser produzido pelo corpo, contanto que já exista o 3 e o 6 ingeridos anteriormente. Os ômegas 3, 6 e 9 são considerados ácidos graxos, ou seja, gorduras insaturadas essenciais para um bom funcionamento do corpo, agindo como antioxidantes e renovadores das células.

Confira agora os benefícios dos ômega 3, 6 e 9 e como consumi-los:

1) O ômega 3

Os Benefícios Incríveis do Ômega 3, 6 e 9

O ômega 3 é necessário para manter as membranas celulares, funções cognitivas e a transmissão dos impulsos nervosos. Seus maiores benefícios são voltados para um melhor funcionamento do cérebro, coração e atividades mentais.

A) Quais os Benefícios?

  • Reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL);
  • Reduz a pressão arterial;
  • Atua como antiinflamatório no organismo;
  • Ajuda na redução de peso (quando consumidos em doses adequadas);
  • Previne o entupimento dos vasos sanguíneos, tornando o sangue mais fluido;
  • Estimula a memória, a concentração, o aprendizado;
  • Regula e melhora o humor;
  • Diminui o estresse;
  • Melhoram os sintomas de certas doenças como artrites, psoríase, ansiedade, depressão, Mal de Alzheimer, dislexia, etc.

B) Onde encontrá-lo?

  • Peixes como atum, sardinha, bacalhau, sardinha;
  • Cápsulas de óleo de peixe;
  • Nozes;
  • Vegetais escuros, como couve, brócolis, espinafre;
  • Sementes e óleos de linhaça e chia;
  • Ovos;
  • Leite.

O ideal é consumir de 200 a 400 mg de ômega 3 pelo menos 2 vezes por semana usando um dos alimentos citados acima, podendo associá-los com a vitamina E, presente por exemplo em vegetais escuros, que aumenta a absorção do ômega 3 no organismo.

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2) O ômega 6

Os Benefícios Incríveis do Ômega 3, 6 e 9

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

O ômega 6 também é uma gordura importante, assim como o 3, cooperando em variados processos hormonais e bioquímicos. Alguns benefícios são parecidos com os do ômega 3, incluindo algumas particularidades, como mostrado a seguir.

A) Quais os Benefícios?

  • Forma células saudáveis;
  • Deixa a pele rejuvenescida;
  • Fortalece a fibra capilar, evitando a quebra dos fios dos cabelos;
  • Previne doenças como a osteoporose, deixando os ossos mais fortes e absorvendo mais facilmente o cálcio;
  • Combate o colesterol ruim;
  • Melhoram os sintomas de doenças como a hipertensão, problemas cardíacos, alérgicos e de pele, diabetes, tensão pré-menstrual, por exemplo.

B) Onde encontrá-lo?

  • Óleos vegetais (girassol, milho, soja);
  • Alimentos que possuem conserva em azeite;
  • Óleo de linhaça, abóbora, prímula;
  • Alguns vegetais escuros, como espinafre e couve, por exemplo.
  • Ovos;
  • Leite;
  • Cereais, como gérmen de trigo;
  • Nozes, avelã, amêndoas, amendoim;
  • Assados (porco, frango, peru, bovino e cordeiro).

Você pode combinar o consumo do ômega 6 com vitamina C, por exemplo, para potencializar seus efeitos. Porém, o uso em excesso de ômega 6 pode acarretar problemas degenerativos, como o Mal de Alzheimer, ganho de peso e retenção de peso, devendo ser utilizado com recomendação médica.

3) O ômega 9

Os Benefícios Incríveis do Ômega 9 abacate

Como já citado, o ômega 9 pode ser produzido em nosso organismo, desde que já estejam presentes o 3 e o 6. Ele participa do metabolismo, desempenhando um importante papel na síntese dos hormônios.

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A) Quais os Benefícios?

  • Deixa os níveis de triglicérides mais saudáveis, reduzindo o colesterol ruim (LDL) e aumentando o colesterol bom (HDL);
  • Ajuda na redução de peso (quando consumidos em doses adequadas), reorganizando os depósitos de gordura no organismo e impedindo a concentração de células adiposas na região abdominal, além de queimar a gordura existente e usando-a como fonte de energia;
  • Atua como antiinflamatório no organismo;
  • Protege o coração, prevenindo cânceres e o envelhecimento das células;
  • Ameniza sintomas da TPM, como irritabilidade, inchaço, sudorese e ansiedade.

B) Onde encontrá-lo?

  • Azeite de oliva extra-virgem;
  • Óleos de sementes de chia, de gergelim, de girassol, de soja, de avelã, de côco;
  • Peixes, como o bacalhau;
  • Castanhas, amêndoas, pistache e nozes;
  • Abacate;
  • Azeitonas.

Em geral, é sempre bom consumir os ômegas 3, 6 e 9 de forma restrita, já que seu excesso pode levar ao aumento de peso, sendo utilizados em conjunto com uma alimentação balanceada e exercícios físicos para aproveitar os benefícios citados.Assim como o ômega 6, o ômega 9 deve ser consumido com cautela, um vez que é um ácido graxo gorduroso.

Fonte:

http://www.globalhealingcenter.com/natural-health/benefits-of-omega-3-6-9-fatty-acids/