10 Principais Benefícios da Proteína de Soja para a Saúde

benefícios da proteína de soja para a saúde

A proteína de soja é uma proteína de origem vegetal que é derivada naturalmente da soja. Os grãos de soja são membros da família da ervilha, e possuem um elevado teor de proteína. A soja contém fibras, isoflavonas e proteínas, e é muito popular entre veganos e vegetarianos que procuram aumentar o seu consumo de proteínas, por exemplo.

A proteína de soja também fornece ao corpo uma fonte equivalente ao leite e uma abundância de aminoácidos que quando combinados, criam proteínas – e essas proteínas são consideradas como blocos de construção (crescimento) para o corpo.

Proteínas são macro nutrientes essenciais para o crescimento e reparação do tecido muscular, e ainda para a reparação da saúde e da função celular. Devido a isso, muitos fisiculturistas, atletas e pessoas que querem ganhar massa magra acabam escolhendo proteínas como suplemento para garantir que sua base proteica diária está sendo atingida e que elas estão tendo o máximo que podem de seu corpo, aproveitando todo o benefício das proteínas.

Quando falamos em suplementos de proteína, o primeiro nome que vem a cabeça é o Whey Protein, que anda mais é do que a proteína do leite, porém, existem outras opções para a suplementação proteica e a proteína de soja é uma delas.

i) Veja os 8 principais benefícios da proteína de soja para a saúde:

1) É uma proteína de base vegetal de alta qualidade

Hoje em dia existem muitos suplementos de proteína vegetal disponíveis, e embora cada um ofereça seus próprios benefícios e desvantagens, o consenso geral entre os especialistas é que a proteína de soja é considerada a que tem a melhor qualidade de suplemento de proteína à base de plantas entre as atualmente disponíveis.

Isso ocorre porque a proteína de soja contém todos os aminoácidos mais importantes e essenciais nas quantidades adequadas necessárias para colocar o corpo em um estado anabólico.

2) É rica em vitaminas e minerais

Outro benefício oferecido pela proteína de soja, é o fato de que ela é naturalmente rica em vitaminas e minerais. A proteína de soja fornece doses muito altas ​​de vitaminas do complexo B, vitamina E, fósforo, potássio, zinco e ferro, todas as quais proporcionam inúmeros benefícios ao corpo. Por exemplo, não só os nutrientes ajudam a fortalecer e aumentar a imunidade, mas certos minerais e vitaminas, especialmente zinco e vitaminas B, ajudam a aumentar os níveis de testosterona e aumentar os níveis de energia natural como resultado, ajudando no crescimento de músculos.

3) Crescimento muscular

Embora alguns possam considerar a proteína de soja como uma fonte de proteína “feminina”, existem muitas pesquisas que sugerem que a suplementação com a proteína de soja, que garante o nível suficiente de proteínas em uma base diária, pode aumentar o seu crescimento muscular global e suas taxas de recuperação, sendo muito benéfica para o crescimento muscular.

4) Atua como um substituto para proteína da carne

A proteína de soja é uma substituição viável para a proteína que ganhamos ao ingerir qualquer tipo de carne. Enquanto a carne é normalmente associada seu alto teor de gordura, a proteína de soja não é. Além disso, a proteína de soja contém todos os aminoácidos obtidos a partir da carne, e fazer essa substituição é uma parte importante da redução de gordura, mantendo também os músculos saudáveis e uma boa produção de insulina no corpo.

5) Ajuda a reduzir o colesterol “ruim” LDL

Uma dieta que inclui pelo menos 4 porções de proteína de soja por dia desempenha um papel na redução do colesterol ruim, conhecido como colesterol LDL em até 10%. Nesse mesmo cenário, o bom colesterol (colesterol HDL) não é reduzido pela adição das 4 porções de proteína de soja diárias. Estudos têm mostrado que a proteína de soja ataca o plasma no colesterol LDL enquanto não afeta o colesterol HDL, sendo ótima para quem tem colesterol alto.

6) Ajuda a reduzir o risco de doença cardíaca

Como dito acima, a proteína de soja não reduz a quantidade de colesterol HDL, mas reduz o colesterol ruim, LDL. Médicos dizem que uma queda de 1% em quantidades de colesterol ruim reduz o risco de doenças cardíacas em 2%.

Os benefícios para a saúde da proteína de soja aumentam ainda mais os argumentos a favor da inclusão da soja em uma dieta diária. Incluir a proteína de soja na dieta em uma base regular continuará a reduzir o colesterol ao longo do tempo, mantendo suas veias saudáveis, um bom fluxo sanguíneo e é claro, seu coração mais saudável.

7) Ajuda a melhorar a eficácia de outros alimentos

Devido aos aminoácidos encontrados em produtos com a proteína de soja, como tofu e leite de soja, outros alimentos que entram no corpo são capazes de serem utilizados de maneira mais eficaz e transformados em energia. Existe uma série de aminoácidos que só podemos conseguir através de certas fontes alimentares, e a proteína de soja contém muitos destes aminoácidos que nos permite obter os benefícios completos de outros alimentos.

8) Redução do risco de câncer de próstata e osteoporose

Acredita-se que a proteína de soja também pode ajudar na redução de outros riscos relacionados à saúde como o câncer de cólon, câncer de próstata e até osteoporose.

Não é difícil adicionar a proteína de soja em sua dieta diária. Mudar o leite que você toma de manhã com achocolatado ou cereal para o leite de soja já é um bom começo. Tente também sucos à base de soja e tofu e colha todos os seus benefícios.

9) Aumenta a energia do corpo

Os mesmos aminoácidos que podem ser encontrados no tofu e leite de soja, também são encontrados na proteína de soja. Estes aminoácidos são facilmente convertidos em energica pelo corpo.

10) Melhora a coagulação sanguínea

Excelente para quem não quer consumir produtos a base de peixe, a proteina de soja é uma excelente alternativa já que é rica em ômega 3 e irá fazer você ter a quandidade suficiente para melhorar a sua conagulação sanguínea.

II) Efeitos colaterais da proteína de soja

Como mencionado anteriormente, alguns dizem que a proteína de soja é considerada uma proteína voltada para o público feminino, devido ao fato de que a soja pode aumentar os níveis de estrogênio, e fala-se até na diminuição da testosterona, porém, estudos recentes mostraram que esse fato não acontece, e que a proteína da soja é tão eficaz no crescimento muscular quanto o Whey Protein.

Nos últimos estudos realizados, todas as fontes de proteína resultaram no mesmo desejado efeito de aumento da massa corporal magra, não havendo alterações nos níveis de testosterona.

Os resultados destes estudos mostram que a proteína de soja é tão eficaz quanto a proteína de soro de leite na construção de massa muscular magra juntamente com exercícios físicos e uma boa dieta, contradizendo o mito de que a proteína de soja pode afetar negativamente os níveis de testosterona nos homens.

Quanto as contraindicações, mulheres grávidas, lactantes ou pessoas que façam uso de remédios controlados devem falar com seu médico ou nutricionista antes de começar a utilizar qualquer suplemento.