10 Benefícios Incríveis de Pilates para a Saúde

10 Benefícios Incríveis de Pilates para a Saúde

Este método foi criado por Alemão Joseph Pilates para ajudar os pacientes durante a primeira guerra mundial. Só nas décadas seguintes, ele caiu no gosto dos bailarinos que começaram a praticar o pilates para aumentar a flexibilidade.

Nos dias de hoje, este método está em alta. Muitas pessoas, inclusive celebridades, praticam e estão gostando bastante. É um método de condicionamento físico e mental, mesmo com os exercícios que aparentemente são suaves.

Existem dois tipos de pilates, o pilates solo e o com aparelhos:

  • O pilates solo exige o esforço de seu corpo, sem nenhum equipamento para ajudá-lo, os resultados poderão aparecer antes.
  • O pilates com aparelhos facilita o seu desenvolvimento, devido aos equipamentos que o ajudam a fazer menos força física. Os resultados podem demorar mais para aparecerem.

Veja abaixo os princípios desse método:

  • Respiração: a inspiração e expiração devem ser controladas
  • Concentração: como os movimentos feitos são guiados pela mente, é preciso concentração total
  • Fluidez: sem fazer esforço em excesso, a prática deve ser tranquila
  • Controle: é uma combinação de movimentos, a concentração ajuda para que o esforço seja no músculo desejado
  • Precisão: o esforço deve ter a quantidade correta, sem exagerar no esforço

1) Quais benefícios pilates oferece?

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Depois de ver os benefícios, você pensará em fazer pilates:

  • Aumento da força e da resistência muscular
  • Relaxamento e combate o estresse
  • Melhora o equilíbrio
  • Previne a osteoporose
  • Melhora o sono
  • Alívio na tensão da dor nas costas
  • Ajuda na recuperação de lesões
  • Evita lesões
  • Melhora a postura
  • Ajuda na condição física

2) Quem pode fazer?

10 Benefícios Incríveis de Pilates para a Saúde - Gravidez

Diferentes tipos de pessoas podem praticar este método:

  • Jovens: é recomendado principalmente para aqueles que estão em fase de crescimento, desenvolvendo músculos e estruturas que podem acompanhar de má postura e dores.
  • Gestantes: antes de mais nada é preciso da aprovação do médico, ele avaliará se a gestante poderá praticar e em qual frequência.
  • Físico: é recomendado para quem quer melhorar o condicionamento físico e estético.
  • Reabilitação: o pilates pode ajudar nas lesões, oferece uma evolução de melhoria mais rápida.
  • Idosos: é altamente recomendado, porque pode proporcionar benefícios na articulação, por exemplo artrose, pode previnir a osteoporose. Também não causa impacto, isso é essencial para idosos.

3) Este método emagrece?

Se for a única prática de atividade física, este método pode não ser muito eficiente para a perda de peso. Mas com a prática regular pode ajudar a emagrecer por acelerar o metabolismo.

4) Pilates ou musculação, qual é o melhor?

Não há melhor ou pior. A escolha depende do gosto e objetivos de cada pessoa. A musculação trabalha com pesos e no limite da pessoa, causa uma hipertrofia e consequentemente o aumento do músculo. Já o pilates não trabalha com cargas pesadas, mas sim com o peso do próprio corpo, um dos focos é a resistência. Resulta em um aumento de força, mas não causa hipertrofia.

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Equipe Biosom

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