10 Benefícios da Leitura para a sua Vida

10 Benefícios da Leitura para a sua Vida

Pare e pense: quando foi a última vez que você tirou tempo pra ler?  Como dizia Carlos Drummond de Andrade “a é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede”.

Uma pesquisa feita em 2016 na escola de Saúde Pública de Yale, com mais de 3600 pessoas acima de 50 anos que liam diariamente, teve um resultado surpreendente. Por ler um assunto qualquer cerca de 30 mim por dia,  aumentou 2 anos ou mais de vida em comparação com quem não tem hábitos de leitura.

A leitura traz benefícios para vários aspectos da vida e vão desde alivio do e melhora da saúde emocional á prevenir o Alzhemier e .

Conheça a partir de agora 10 benefícios da leitura para a sua saúde

10 Benefícios da Leitura para a sua Vida

1- Aumenta seu conhecimento

Ler aumenta seu conhecimento por aprender novas informações e reforçar as que você já conhece. Estimula sua mente por aprender novas culturas, lugares, comidas diferentes, como as coisas funcionam e agrega valores.

Conhecimento é um dos maiores tesouros que o ser humano pode ter e é algo que não pode ser tirado de você.

2- Alivia o estresse

Uma boa leitura pode te transportar para outros lugares e te distrair dos problemas e como resultado o coração desacelera, o corpo alivia toda tensão dos músculos e isso te mantém relaxado e tranquilo.

Estudos feitos em 2009 na Universidade de Sussex garantiu que a leitura é a forma mais eficiente de aliviar o estresse, ultrapassando ouvir música ou até mesmo dar um passeio. Ainda foi realizado um teste onde houve o monitoramento da tensão muscular e a frequência cardíaca, e por fim constatou-se que o corpo leva apenas 6 minutos pra relaxar depois de começar a ler.

3- Melhora a Memória

A medida que o leitor começa entender a história ou o assunto da leitura seu cérebro começa a guardar informações sobre as características dos personagens, conselhos úteis, referência, etc.

Esse processo impulsiona a memória a trabalhar, força as conexões cerebrais e fortalece as existentes. São essas ligações que determinam a velocidade com que seu cérebro lembra ou esquece algo. Então, quanto mais conexões forem estabelecidas melhor será sua memória.

4- Melhora o foco e a concentração

Num mundo com tanta facilidade de acessos a dados é extremamente difícil se manter concentrado. Cientistas comprovam que durante cinco minutos seu cérebro está dividido com no mínimo 3 coisas ao mesmo tempo. O lado ruim é que nossa produtividade fica afetada e o estresse aumenta.

No momento que você inicia a leitura, seu foco e concentração se voltam para a leitura, e tudo o que acontece ao redor começa a ser completamente ignorados. Assim, seu cérebro começa aprender a se concentrar e com tempo será algo natural.

5- Promove um bom sono

Alguns estudiosos sugerem que ter uma rotina antes de pegar no sono prepara sua mente pra adormecer. É você acertou, a leitura pode fazer parte desse ritual noturno.

Ter o hábito de ler principalmente com o auxilio de uma luz fraca sugere ao cérebro que é hora de descansar, diferente da luz forte (como a do celular ou computador) que transmite a ideia de que está na hora de acordar.

6- Evita o Alzheimer

Uma pesquisa realizada em 2001, publicada pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences indicou que pessoas que usavam mais o cérebro por ler, por exemplo, diminuiu o risco de ter , eles também alegaram que a inatividade é um perigo pra doença.

Podemos ilustra isso da seguinte forma: o nosso cérebro funciona como qualquer outro órgão do corpo humano, se você faz exercícios físicos fortalece os músculos, da mesma forma ao fazer atividade mental ( leitura) seu cérebro se fortifica.

7- Alivia a depressão

Ler matérias de autoajuda combinadas com uma orientação sobre como usá-los mostra-se mais eficaz do que apenas a ajuda médica. O segredo está no fato da pessoa depressiva conseguir se concentrar na solução do problema ao invés do problema em si.

8- Melhora a saúde emocional

Quando a pessoa começa a leitura, principalmente ao ler sobre a história de um personagem, logo no primeiro capítulo o leitor desenvolve sentimentos, como a empatia. Na verdade muitas pessoas se veem como parte da história e começam a se indagar sobre como agiriam, se fulano é uma pessoa correta ou se aquele cara vai se dar mal.

Tudo isso tem resultados positivos na nossa vida, pois trabalha questões sociais, diminui o estresse e incentiva a interação social.

9- Aumenta o vocabulário e melhora a escrita

Esse benefício não é segredo pra ninguém já que aprendemos isso na escola. Se você ler vai conhecer mais palavras e sem perceber vai passar a usá-las. E não é segredo nenhum que quem é bem articulado tem uma melhora significativa em todos os aspectos da vida, ainda mais no meio profissional.

Por ficar exposto há vários tipos de escrita, seu cérebro passa a entender como esses mecanismos de linguagem funcionam e com o tempo fica mais fácil escrever sobre qualquer assunto.

10- Diversão gratuita

Além de ser uma das formas mais antigas de se divertir, o custo é relativamente baixo. Começar a ler e fazer parte da história gera em você uma mistura de sensações e sentimentos que te leva a se divertir de uma forma única.

Seja por alugar um livro na biblioteca, ler revistas ou jornais ou baixar PDF na internet, isso é muito prazeroso e o melhor é que te proporciona experiências únicas e abre sua visão do mundo afora.

Equipe Biosom

contato@biosom.com.br