10 Benefícios Incríveis do Alongamento para a Saúde

10 Benefícios Incríveis do Alongamento para a Saúde

O é essencial para aumentar flexibilidade, melhorar a postura e prevenir lesões. Incorporar o alongamento em sua rotina diária é muito importante para melhorar funcionamento do corpo. Continue lendo a seguir para descobrir o quanto de benefícios o alongamento pode lhe proporcionar!

I) Aqui estão os 10 Principais Benefícios do Alongamento para a Saúde:

10 Benefícios Incríveis do Alongamento para a Saúde

1) Sono tranquilo

Um acúmulo de faz com que seus músculos se contraiam, fazendo você se sentir tenso e desconfortável. Essa tensão pode levar a um impacto negativo na mente e no seu corpo. E esticar-se antes de ir para a cama lhe proporcionará uma experiência de sono mais confortável e tranquilo.

Dica: Deite de costas em um colchão fino e flexione os joelhos, permaneça por 30 segundos, dobrando uma perna de cada vez nesse tempo.

2) Garante a postura correta

Esticar os músculos da parte inferior das costas, do tórax e dos ombros ajuda a manter a coluna vertebral em melhor alinhamento e melhora a postura geral aliviando dores. Respire devagar e da forma certa.

3) Permite a flexibilidade

O benefício óbvio do alongamento é melhorar a flexibilidade. Alongamentos ajudam a melhorar a flexibilidade e amplitude do movimento. Quanto mais o corpo envelhece, mais os músculos minimizam a possibilidade de movimento nas articulações. A falta de flexibilidade torna o movimento mais lento e com menos fluidez, assim a pessoa fica mais susceptível às lesões e tensões musculares. Além de evitar tais problemas, uma melhor flexibilidade pode também proporcionar um melhor equilíbrio e coordenação.

Os alongamentos podem ajudar a garantir uma boa postura, para isso, é preciso alongar os músculos tensos que puxam áreas do corpo e forçam a má postura. Para melhorá-la alongue a parte inferior das costas, peitos e ombros, assim ter um melhor alinhamento e muitas dores serão sanadas.

Tem sido comprovada que alongamentos ajudam no aumento do fluxo sanguíneo nos músculos. Esse aumento proporciona um maior fornecimento de nutrientes para os músculos, assim reduzindo a dor muscular e ajudando a acelerar a recuperação de lesões musculares e articulares.

4) Alivia a fadiga

Esticar seus músculos e tendões alivia a , atrasando seu aparecimento, aumentando assim a sua resistência para uma corrida, por exemplo.

5) Fornece nutrientes

O alongamento ajudará a fornecer um maior suprimento de nutrientes aos músculos, ajudando a acelerar a recuperação das lesões musculares e articulares. Use tênis e roupas confortáveis.

6) Aumenta a energia

Às vezes você pode ter problemas para ficar acordado durante um longo dia de trabalho. Ao fazer alongamento, você aumenta sua energia, ajudando sua mente e seu corpo a estarem mais alertas. Os músculos ficam contraídos quando nos cansamos e isso nos faz sentir ainda mais letárgicos ou lentos.

7) Melhora a pressão arterial

O alongamento aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos. Isso ajudará no tempo de recuperação. E com uma maior circulação sanguínea, a pressão arterial ficará normal e estabilizada.

8) Reduz a dor

Alongar antes e depois de um treino dará aos músculos tempo para relaxar, aliviando a dor nos músculos. Beba muita água: antes, durante e depois do alongamento.

9) Afasta a depressão e estresse

O alongamento ajuda a produzir endorfinas, como a serotonina que ajuda a produzir sentimentos de alegria, felicidade e euforia. Não só a serotonina faz você se sentir mais feliz, mas também pode ajudá-lo a lidar com problemas de saúde mental, como e . Escolha um lugar tranquilo e livre de ruídos indesejáveis, como um parque, montanha ou perto de um lago, para sentir paz mental e ter contato com a natureza.

Além de depressão, todo mundo sofre com o estresse, agora o estresse acumulado e em excesso faz com que os músculos se contraiam e fiquem tensos. Exercícios de alongamento para aumentar a flexibilidade são muito eficazes para aliviar o estresse. Gastar 10-15 minutos para realizar alongamentos todos os dias, pode acalmar a mente e proporcionar uma chance para o seu corpo se recuperar e relaxar.

10) Coordenação motora

Finalmente, o alongamento o ajuda a melhorar sua capacidade de equilíbrio, aumentando a coordenação motora, principalmente se tiver escoliose, lordose, , , ou ter sofrido algum acidente grave.

II) Veja abaixo como ter um maior proveito

A) Aquecimento

Se for fazer sessões de alongamentos, é recomendado aquecer seus músculos antes. Quando for começar procure andar um pouco, em baixa intensidade entre 5 a 10 minutos. É muito importante se alongar depois do treino, enquanto os músculos ainda estão aquecidos.

B) Foco nos músculos

Além de querer se alongar por inteiro, foque em músculos que você sabe que precisam de mais atenção. Alongue parte por parte, não alongue somente uma área.

C) Movimentos dos alongamentos

Alongamentos não bruscos podem aumentar a flexibilidade em movimentos específicos. Os movimentos de tai chi, yoga ou pilates podem ser bom jeito de alongamento. Esta prática é muito importante para movimentos, como um chute de artes marciais ou futebol e outros exercícios de campo. No começo, podem ser movimentos bruscos, por isso, alongue-se e procure começar lentamente.

D) Alongamento específico

Não alongue tudo, mas se for praticar uma atividade física, alongue os músculos que serão mais trabalhados. Se for jogar futebol, foque mais nas pernas ou se for puxar pesos, alongue os músculos que irá trabalhar mais.

Veja este vídeo que ensina como alongar em 10 minutos

Equipe Biosom

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