Como Acabar com Pulgas de seu Pet?

10 dicas caseiras para acabar com pulgas

Quem possui cães, gatos ou qualquer outro animal de estimação peludo sabe o quanto é irritante o problema das pulgas. O cuidado é constante, os custos podem se tornar muito altos e, ainda assim, não eliminar o problema por muito tempo.

Felizmente, existem algumas saídas caseiras que os donos podem tomar para que seus bichinhos não sofram com os parasitas, garantindo mais saúde para os mesmos, e mais higiene para todo o lar.

Confira 10 dicas caseiras para acabar com pulgas eficientemente

1 – Aveia

10 dicas caseiras para acabar com pulgas

A aveia pode ser muito bem utilizada como uma proteção natural para seu cachorro contra o efeito das pulgas, pois as propriedades do cereal aumentam a imunidade do animal. Para fazer bom uso da aveia, sem causar um efeito colateral forte como a diarreia, siga os seguintes passos:

  • Coloque 1 ½ de aveia misturada a ração, uma vez por dia.
  • O tamanho da colher varia conforme o porte do cão. Em ordem decrescente, ficaria da seguinte: café (para cães de grande porte), chá ou sobremesa (para cães de médio porte), ou sopa (para cães de pequeno porte).
  • Não faça uso da receita para Gatos! Por serem organismos diferentes, pode ocasionar problemas graves aos bichinhos.

2 – Mistura de Cravos da Índia, Vinagre e Cânfora

 

matar pulgas

Parece algo muito suspeito, mas não é: a combinação destes alimentos e produtos fazem enorme diferença graças a suas propriedades ácidas, que não corroem a pele do cão, e atacam diretamente as pulgas e carrapatos presentes tanto nos cachorros como nos gatos. Confira como elas funcionam:

Ingredientes

  • 1 Litro de Álcool
  • 20 pedras de cânfora
  • 1 copo de vinagre de vinho branco
  • 1 pacote de Cravos da Índia

Modo de Preparo
– Misture todos os ingredientes em uma caneca e coloque sobre fogo médio até que todas as pedras de cânfora dissolvam.

– Deixe por cerca de mais 2 minutos no fogo após a dissolução da cânfora. Coloque a mistura em um borrifador e aplique no dorso do animal, de preferência após o banho do bichinho. Se preferir, pode aplicar no ambiente também.

3 – Chá de Arruda

10 dicas caseiras para acabar com pulgas

O chá de arruda possui vários benefícios ao corpo humano, incluindo um em especifico que pode ser igualmente aproveitado pelos cães. Esta infusão possui propriedades adstringentes e antissépticas, que além de ajudar no combate a conjuntivite e outras inflamações, ela combate a presença de piolhos no couro cabeludo.

Acabar com o zumbido no ouvido

Em uma proporção simples, este mesmo chá de arruda pode ser usado diariamente para combater as pulgas tanto em cães como em gatos. Confira o passo-a-passo.

  • Com uma colher de sobremesa de folhas de arruda e uma caneca de água fervendo, aplique diariamente 1 gota do chá na pele no dorso do seu animal.
  • Seque o dorso logo em seguida, para que eles não lambam.
  • Em contato com a infusão, as pulgas sairão normalmente do seu animal.

4 – Limpe o Chão com Sal de Cozinha

10 dicas caseiras para acabar com pulgas

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Não é preciso gastar dinheiro com medicamentos a serem passados com frequência em sua casa. Na simples receita a seguir, você pode usar um utensílio da cozinha para acabar com as pulgas e carrapatos.

Ingredientes

  • 1 Xícara de Chá de Sal
  • 2 Litros de Água

Modo de Preparo

– Não é preciso esquentar a água. Misture os ingredientes em um balde, passe no chão – de cimento ou piso frio apenas.
– Deixe o chão secar e depois enxágue o chão novamente com água limpa, sem desinfetante.

5 – Esfregue Laranja ou Limão

 

limão laranja pulgas

Outro método muito simples para acabar com a presença de pulgas nos animais é com uma casca de laranja ou limão. Descasque uma das frutas, e esfregue no dorso do animal.

Diferente dos humanos, a pele deles não será machucada em contato com o sol por conta da sua pelagem. Além disso, o cheiro é muito bom, e não tem problema se o seu animal lamber.

6 – Misture Alho com a Ração

10 dicas caseiras para acabar com pulgas

O alho não é considerado um Superalimento a toa. Pique um dente, deixe-os bem amassados, e misture na ração do seu cachorro. As propriedades antissépticas do alho, depois de metabolizadas pelo animal, irão aumentar sua imunidade, afastando as pulgas dele.

7 – Adicione um pouco de Vinagre de Maçã na água.

10 dicas caseiras para acabar com pulgas

Uma alternativa ao alho, caso não tenha, é misturar um pouco de vinagre de maçã a água do cachorro (e apenas para eles). O cheiro forte do vinagre pode afastar o olfato apurado dos cães, mas seus efeitos na pele são tão efetivos quanto o alho no corpo do animal.

Acabar com o zumbido no ouvido

Para que seja mais fácil de conseguir os efeitos, tenha uma boa quantidade de água para colocar menos um dedo de vinagre de maçã.

8 – Limpe bem suas camas

10 dicas caseiras para acabar com pulgas

Tanto a cama do animal como a sua própria são bons esconderijos para pulgas, e de nada adianta limpar o chão com frequência se as camas não forem limpas. No dia em que limpar o chão contra as pulgas (usando a mistura de água e sal de cozinha vista acima), coloque as roupas de cama para lavar. No enxágue final, adicione uma colher de chá de óleo de eucalipto – se ainda houver pulgas e carrapatos presos as roupas, não haverá mais…

9 – Use Babosa caso as pulgas piquem você

10 dicas caseiras para acabar com pulgas

As pulgas possuem agentes anticoagulantes que causam aquelas infames “bolinhas vermelhas’ no corpo, que causam enorme coceira. E isto é válido tanto para os cachorros e gatos, como para seres humanos, e a possibilidade de contrair doenças por conta deste fator é grande.

Para evitar que os efeitos permaneçam por muito tempo, corte um pedaço de babosa (também conhecido como Aloe Vera) e passe o líquido que sair dela na região afetada pelas pulgas. O gel vai mantê-las afastadas por tempo suficiente para que você as elimine.

10 – O Truque da Vela

10 dicas caseiras para acabar com pulgas

Este pode ser considerado um “truque da vó” – em que os efeitos não são cientificamente comprovados, mas que curiosamente funcionam. Em um recipiente de vidro, coloque uma vela acesa, cercada de uma mistura pequena de água e sabão, o suficiente para que a vela não se apague. De preferência, faça isso antes de dormir, e em um local escuro, para não ter riscos. As pulgas, atraídas pela luz da vela, acabam caindo na água.

Gostou das dicas? Quais delas funcionaram em sua casa para acabar de vez com as pulgas? Deixe-nos comentários!

Veja também este vídeo que mostra como acabar com as pulgas