10 Dicas Imperdíveis para Ganhar Autoconfiança

10 Dicas para Ganhar Autoconfiança

A autoconfiança é uma peça essencial para se obter uma vida plena e satisfatória. Através dela, somos capazes de perceber o quanto podemos aprender a gostar de nós mesmos, da forma como somos, que é possível realizar qualquer coisa ao longo da vida para alcançar nossas metas pessoais e profissionais, e pensar de forma positiva sobre nosso futuro.

Veja a seguir 10 dicas para ganhar autoconfiança:

10 Dicas para Ganhar Autoconfiança

1) Corra riscos e busque novos desafios

Tudo que é novo e diferente em nossas vidas causa ansiedade e desconfiança, pensando se é a melhor escolha a fazer. Mas isso é completamente normal. Se você fugir sem correr este risco é pior, pois ficará remoendo a perda de uma oportunidade em obter sucesso, que poderia ter mudado sua vida.

Busque entrar de cabeça em novos desafios, pois só assim provará se algo é bom ou não para você. E esforce-se mais para conseguir coisas melhores para sua vida, seja um novo curso, uma meta em perder peso, uma corrida com um percurso longo nunca realizado antes, um novo emprego, etc.

2) Deixe para trás experiências ruins ou frustrações

Situações passadas como rejeições, perdas, conflitos, crises, frustrações (por não ter conseguido algo ou ser como gostaria) devem ser deixadas para trás o mais rápido possível.

Tudo isso está no passado e você deve se focar no presente e planejar seu futuro. Vença seus medos e supere suas fragilidades, pensando sempre positivamente, e com isso aumentando a confiança em si mesmo.

3) Aprenda com seus erros

Para acertar em suas escolhas é necessário primeiramente cometer erros. Sem eles não sabemos distinguir o que realmente é certo ou errado.

Se você agiu de alguma forma que não te agradou, seja com você mesmo ou com os outros, repense na forma como você se comportou para consertar o que fez e aja de maneira diferente para que isso não ocorra de novo no futuro, redimindo-se, sendo gentil e generoso.

Acabar com o zumbido no ouvido

4) Não desista de seus objetivos

Conquistar objetivos nem sempre é uma tarefa fácil. Você terá que ultrapassar muitas barreiras e dificuldades. Você é o protagonista de sua história, então corra atrás daquilo que quer.

Lute pelos seus sonhos e caso algo não saia como planejado, mas ainda assim é uma coisa que você quer muito, levante-se e tente de novo até conseguir. A pessoa que confia em si mesmo nunca desiste de suas metas até conquistá-las.

5) Afaste-se de coisas ou pessoas que fazem você se sentir mal

Há coisas ou pessoas que “sugam” nossas energias, deixando-nos desanimados, sem vontade de correr atrás do que realmente queremos.

Procure ter ao seu lado pessoas positivas, que apóiem seus planos e estejam próximas sempre que você precisar, sejam elas familiares ou amigos. Isso só te deixará mais animado e autoconfiante.

6) Descubra quais são os seus talentos

As pessoas negativas geralmente acham que não são boas em algo e que não sabem fazer nada. Dentro de qualquer pessoa há talentos que devem ser descobertos.

Encontre algo que te dê prazer de verdade ou em que você é bom, como cantar, dançar, uma atividade no trabalho, um hobbie diferente, etc. Encontrar seu talento fará você muito mais autoconfiante, sentindo-se firme e orgulhoso.

7) Sinta orgulho de quem você é e seja grato pelo o que tem

Não se compare às outras pessoas. Ninguém é igual a ninguém. Você é único, com seus defeitos, qualidades, pensamentos, comportamentos, personalidade, etc.

Pense na sua própria vida e em tudo o que conseguiu de bom até agora. Procure qualidades que fazem você e as outras pessoas se admirarem. Orgulhe-se de quem você é e agradeça todos os dias por tudo o que você possui, conquistou, lutou, até mesmo nos erros que cometeu, pois isso faz você amadurecer e aprender mais sobre sua própria vida.

8) Não se cobre tanto

Conformar-se com tudo ou só relembrar dos fracassos não fará você desenvolver autoconfiança como gostaria. Quando você exige demais de si mesmo há uma sensação de impotência para alcançar seus objetivos.

Acabar com o zumbido no ouvido

Nada ou ninguém é perfeito e o que importa é se aquilo dará certo no final. E se não der, qual o problema? Levante e recomece sua batalha. Continue se esforçando mais, sem se cobrar tanto, afinal erros e fracassos sempre acontecem, então aprenda com eles.

9) Cuide melhor de você e se ame mais

A autoconfiança só é possível quando você está bem consigo mesmo, ou seja, quando sua auto-estima está bem. Centre-se naquilo que você mais gosta em você, seja na aparência física ou numa característica comportamental, e altere um mau hábito, pratique exercícios físicos, coma melhor, durma melhor, faça um check-up para cuidar da saúde, tenha um hobbie que goste, vista-se melhor, maquie-se; resumindo, cuide melhor de você como um todo e ame a pessoa quem você é.

10) Comemore cada conquista obtida

Cada vitória conquistada transforma nossas vidas, deixando-nos mais fortes e autoconfiantes para buscar novas conquistas. Comemore mesmo que seja o início de um degrau alcançado, pois assim você estará mais perto de conseguir o quer, avançando os degraus seguintes.

Você pode festejar quando tirar uma boa nota numa prova, ao conseguir mais tempo com sua família e amigos, uma promoção no trabalho, enfim, comemore cada passo dado e conquistado e veja sua autoconfiança ganhar mais forma.

Fonte:

http://www.positivityblog.com/index.php/2007/08/14/top-24-tips-for-making-your-self-confidence-soar/


Mariana de Andrade

Psicóloga E-mail: mary.drad@yahoo.com.br