10 Efeitos Incríveis Só de Manter uma Postura Correta

boa postura

Você tem dores nas costas? Está sempre cansado? Falta confiança? Tudo isso pode ser por causa da má postura. A postura correta não apenas melhora a sua saúde física mas melhora também a saúde mental. Os principais motivos para o desconforto e problemas na coluna, são decorrentes da postura inadequada.

1) Veja os 10 Efeitos Incríveis que a Postura Correta Pode Oferecer para Você. 

boa postura

1) Confiança e boa aparência

Com o corpo mais ereto é possível obter resultados imediatos, como parecer mais alto e sem dúvidas mais magro. Além disso, diversos estudos já comprovaram que a postura influencia positivamente na aparência, oferecendo mais segurança e confiança à pessoa.

2) Poder

Pessoas com boa postura, passam uma imagem de poder e dominação, pois a sua confiança e segurança refletem diretamente no comportamento e atitudes.

3) Boa respiração

Manter a postura ereta auxilia na abertura das vias aéreas, garantindo uma respiração adequada. Desta maneira, o oxigênio circula livremente através do sistema cardiopulmonar.

4) Perda de peso

Sim! É possível perder peso mantendo uma postura adequada. Cerca de 350 calorias são eliminadas por dia simplesmente por estar na posição vertical de forma correta. Isso ocorre porque a tensão é eliminada fazendo com que as atividades do corpo tenham um melhor funcionamento.

5) Adeus à dor nas costas

A postura correta é fundamental para eliminar a dor nas costas e no pescoço, uma vez que a circulação sanguínea passa a ser completa e os músculos perdem a tensão que causam os incômodos.

boa postura

6) Aumento na capacidade de concentração

Com a respiração correta, o corpo produz maior oxigenação no cérebro e aumenta a capacidade de pensamento, ideias e concentração. A memória também é positivamente afetada pela boa postura.

7) Bom humor

Alguns testes e experimentos, comprovaram que a postura correta influencia diretamente no humor, aumentando a energia e a capacidade de produzir pensamentos positivos.

8) Redução do estresse

O estresse não só causa uma postura inadequada, como o perpetua. Estudos comprovaram a postura correta quando a pessoa está sentada, ajuda a manter a autoestima, bom humor e redução de pensamentos negativos, eliminando o estresse e tensão. Com isso, conclui-se que a posição sentada pode ser uma grande aliada ao combate contra o estresse.

Acabar com o zumbido no ouvido

9) Aumento na produtividade

Quando sentado de forma correta, a pessoa permanece alerta, mais concentrada e consequentemente mais produtiva.

10) Evita complicações na saúde

Uma má postura pode oferecer danos e complicações severas na saúde, como o aumento na hérnia de disco, dores nas costas, má circulação sanguínea, entre outros. Além disso, ao longo dos anos de postura incorreta, é possível que a pessoa obtenha um “desleixo” permanente, impossibilitando o conserto da coluna.

Para melhorar e corrigir a postura, é essencial encontrar motivação. Lembre-se de sempre se sentar corretamente e buscar móveis que favoreçam o conforto e o bem-estar da coluna. Sempre que possível, realize massagens relaxantes. Isso ajuda a eliminar a tensão do corpo e ativar os tecidos das costas.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Cultivar hábitos e pensamentos positivos e fazer exercícios regularmente também são grandes aliados de quem busca a postura adequada e um estilo de vida mais saudável!

2) Veja as Dicas para Melhorar a Postura? 

quiropraxia postura correta

1) Identificar a principal motivação para corrigir a postura

O primeiro passo é saber o porquê de querer melhorar a sua postura. Seja por causa da saúde, evitar problemas, melhorar a respiração ou a aparência. Após definido, basta se esforçar para sempre se autoavaliar e corrigir o que está errado.

2) Concentração

Para manter a coluna alinhada à cabeça, imagine uma linha que servirá de apoio e sustentação. Mantenha-se focado em deixar as costas retas e relaxe os músculos.

3) Definir um lembrete

Muitas pessoas ao se distraírem, acabam relaxando e esquecendo de manter a postura. É recomendado criar maneiras de lembrar de verificar se está tudo certo. Post-its e alarmes são validos.

4) Massagem e Quiropraxia

A massagem nos ombros, costas e cabeça é uma grande aliada para quem busca manter a postura sempre correta, além de relaxar os músculos e eliminar o estresse. Mas as vezes a massagem não é suficiente quando os ossos estão muito fora do lugar. Neste caso a quiropraxia seria ideal para colocar os ossos no lugar.

5) Eliminar maus hábitos

Ver TV ou ler deitado, trabalhar sob a luz fraca e dormir de barriga para baixo são hábitos que prejudicam a coluna. Evitá-los é um passo essencial para obter uma postura adequada.

6) Assentos de qualidade

O ideal são adquirir cadeiras confortáveis, com uma almofada firme e encosto que vai até os ombros.

7) Utilizar todo o assento

Grande parte das pessoas utilizam somente metade do assento da cadeira, o que é errado. É recomendado sentar com o pé das costas rente ao encosto, o que ocasiona em uma posição completamente ereta. Vale colocar uma almofada de apoio para deixar a cadeira mais confortável.

8) Pés no chão

Quando estiver sentado, mantenha os dois pés no chão devidamente aliados. Evitar cruzar as pernas ou apoiar os pés no alto são essenciais.

9) Investir em uma boa cama e travesseiro

Invista em colchões firmes e travesseiros ortopédicos. Ambos são garantia de um descanso perfeito para a coluna e evitam futuros problemas de saúde.

Acabar com o zumbido no ouvido

10) Evitar carregar peso

Carregar itens pesados por um longo período, podem resultar em ombros curvados e costas arriadas. A utilização de bolsas e sacos ajudam quem não pode fugir de rotinas de peso.

11) Exercícios

Praticar exercícios regularmente está mais do que provado que pode fazer milagres. Para manter a coluna saudável, recomenda-se pilates, ioga, exercícios com bola e alongamentos. Musculação também pode ajudar a desenvolver músculos para manter uma postura correta.

12) Avaliação médica

Se a sua postura está muito prejudicada ou se possui histórico de lesões ou dores nas costas, busque uma opinião profissional. Somente ele poderá recomendar a melhor opção para o seu diagnóstico.

Confira também o infográfico sobre como manter uma coluna saudável

10 Efeitos Incríveis Só de Manter uma Postura Correta

 

 

Fontes:

http://www.uprightpose.com/blog-10-proven-benefits-of-good-posture/

http://personalexcellence.co/blog/good-posture/