massa muscular homem mulher

Seja para ter um corpo mais bonito, ou deixá-lo mais em forma para outras atividades, o uso de suplementos para ganhar tem se tornado cada vez mais comum. Embora, ele seja um grande aliado para alguns atletas, ele não deve substituir de forma alguma uma alimentação saudável e variada. Além disso, buscar por orientação médica para começar o uso dos suplementos é essencial.

Uma vez que todos estes pontos estejam de acordo, confira as 10 dicas a seguir que irão te ajudar a ganhar massa:

10 Melhores Suplementos para Ganhar Massa Muscular

1 – Creatina

Suplementos Creatina massa muscular

A é um aminoácido que auxilia principalmente na formação e na resistência de atletas. Isto se deve ao fato do nutriente ajudar na retenção de líquido nos músculos, garantindo seu crescimento, Além disso, a Creatina também auxilia na regeneração de ATP muscular, o que torna seus usuários mais resistentes em diversas atividades de alto impacto.

A creatina muitas vezes é vendida separadamente, na forma de suplemento alimentar e tem seu uso regulado pelos médicos. Caso você queria um ritmo mais lento, e até mais saudável, você pode encontrar a creatina nos seguintes alimentos.

. Carne Vermelha magra
. Porco
. Frango
. Atum
. Arenque
. Salmão
. Bacalhau

2 – Cafeína

Suplementos cafeina massa muscular

A cafeína tem duas funcionalidades importantes no ganho de massa muscular. Além de potencializar as atividades físicas, acelerando o metabolismo, adquirir uma boa quantidade de cafeína ajuda na regeneração muscular, o que faz os atletas terem mais tempo para treinamentos e conseguir maiores ganhos de músculos.

Existem suplementos de cafeína em separados que podem ser usados no pós-treino, ou ingerir energéticos a base dele. Mas caso prefira fontes naturais, você pode optar pelas seguintes.

. Café
. Guaraná
. Chocolate
. Chá Preto

3 – Carboidratos

carboidratos - massa muscular

Os carboidratos não chegam a ser uma fonte direta de ganho de massa muscular, mas seu uso não pode ser descartado principalmente para quem está começando a realizar exercícios mais intensos com esse objetivo. Os carboidratos ajudam na hipertrofia e seu uso constante também recomendado para quem é sensível a insulina, já que outros suplementos podem causar danos ao fígado mesmo em menor quantidade.

Entre as fontes naturais de carboidratos, podemos citar as seguintes.

. Arroz Integral
. Preto
. Doce
. Pão Integral
. Couve
. Brócolis

4 – ZMA_1c20b721_

Suplementos ZMA Vitamina B5 massa muscular

De todos os suplementos apresentados até aqui, o ZMA é um dos poucos cujas fontes não podem ser encontradas nos alimentos. Inteiramente sintética, sua fórmula se deriva de uma combinação de Zinco, e B6. Entre os principais benefícios oferecidos por ela, estão a regulagem do sono, e aumento dos níveis anabólicos, gerando força e resistência física.

Caso não interesse o uso de suplementos sintéticos, você pode buscar as fontes dos nutrientes que o compõem em separado, embora não surtam os mesmos efeitos de imediato. Para os alimentos ricos em magnésio, você pode pesquisar em detalhes neste artigo. Para os outros nutrientes, veja a seguir,

Zinco
. Frango
. Ostras
. Iogurte
. Leite
. Queijo
. Camarão

Vitamina B6
. Abacate
. Banana
. Alho
. Avelã
. Atum
. Lombo de Porco

5 – BCAA

_1a22d68f_

Embora também seja uma fonte sintética, o BCAA contém um aminoácido de grande importância no pós-treino, a Leucina. Este nutriente auxilia na síntese proteica, o que incentiva o ganho de massa muscular. Contudo, se consumida sozinha, a Leucina pode causar um desequilíbrio na reposição de outros aminoácidos no organismo, o que acaba por dificultar o crescimento de massa muscular.

O uso BCAA que contenha Leucina é mais adequado, ajudando a diminuir dores e lesões musculares, e acelerar o tempo de recuperação dos músculos. Porém, é essencial que você procure um médico antes de utilizar o suplemento, para que tenha uma noção do quanto utilizar dentro dos seus limites.

6 – Glutamina_895150de_

Suplementos Glutamina massa muscular

Outro aminoácido importante para a hipertrofia, a glutamina ajuda na divisão de células responsáveis pelo aumento muscular, o que faz sua importância no treino diário ainda mais importante. Sua aquisição é ainda mais importante no pós-treino e mesmo após competições, pois seus níveis de produção caem drasticamente. Não por acaso, não é raro que alguns atletas fiquem doentes após as competições, por conta da diminuição na glutamina.

A glutamina é encontrada em suplementos alimentares e nos seguintes alimentos.

. Repolho
. Espinafre
. Ervilhas
. Feijão
. Carnes em geral
. Ovo

7 – Whey Protein

Suplementos massa muscular

Talvez um dos suplementos mais populares para ganho de massa muscular, o Whey Protein é uma extraída do leite durante o processo de transformação do mesmo em queijo, mais especificamente do soro do leite. Esse uso ganha grande importância na hipertrofia, pois deixa os músculos mais receptivos a outros aminoácidos e importantes, como a Glutamina, por exemplo.

Existem diversas variações do Whey Protein, mais adequadas para ganho muscular ou perda de peso. Vejamos as variações.

Whey Concentrada – mais acessível em preços e indicada para quem está começando a praticar exercícios.

Whey Isolada – Perfeita para quem deseja emagrecer ou definir os músculos, graças a concentração maior da proteína.

Whey Hidrolisada – Recomendada para quem já pratica exercícios por um tempo, sua filtragem passa pelo processo de hidrólise, tornando o processo de absorção dos nutrientes pelos músculos mais rápido.

8 – Carnitina_f2d77b4f_

Suplementos Carnitina massa muscular

Embora tenha uma quantidade pequena na natureza, o Carnitina, ou L-Carnitina como também é conhecida, ajuda direta e indiretamente no ganho de massa muscular. Além de potencializar o ganho de músculos de forma direta, seus efeitos ajudam a proteger o corpo de doenças e distúrbios cardiovasculares, tornando importante para que o corpo não se sobrecarregue.

Além de suas fontes sintéticas, a Carnitina também pode ser encontrada nos seguintes alimentos.

. Carne Moída
. Leite
. Pão Integral
. Peito de Frango
. Bacalhau

9 – Hipercalóricos

Suplementos - massa muscular

Pessoas que possuem um alto nível de metabolismo fazem um uso constante dos hipercalóricos. Isto porque seu uso é essencial para oferecer uma fonte extra de , incentivando o ganho direto de peso, sem uma preocupação específica com o ganho de massa. Ele também garante melhor rendimento nos treinos e mais energia para a dieta como um todo, tal como a cafeína.

Apesar dos benefícios, o uso dos hipercalóricos deve ser bem moderado. O mau uso do suplemento pode levar a um descontrole na absorção de nutrientes, levando a problemas principalmente nos rins e no sistema cardiovascular.

10 – Multivitamínicos

Suplementos multivitaminicos massa muscular

Por fim, temos uma das fontes sintéticas mais simples de ganho de massa muscular. Mais recomendado para quem ainda não começou a realizar exercícios e precisa trabalhar este aspecto com antecedência, os multivitamínicos oferecem alguns benefícios extras além do ganho de massa, como aumento de energia, e facilidade para realizar tarefas mentais.

Seu uso deve ser prescrito por um médico, para que ele não substitua uma alimentação saudável e, eventualmente, seja trocado por suplementos mais específicos.

Veja também: É possível manter a massa muscular fazendo dieta cetogênica?

Equipe Biosom

contato@biosom.com.br