Ebola – 10 Mitos e 10 Fatos Sobre a epidemia

ebola

A epidemia de vírus ebola foi a protagonista de terror no oeste da África. Foi a maior epidemia registrada. A infecção se espalha facilmente, por isso já causou milhares de mortes.

Nos EUA foram registrados alguns casos de Ebola. O primeiro foi em 30 de setembro em Dallas no Estado do Texas, quando o paciente morreu depois de 9 dias. Em 11 de outubro, outro caso foi diagnosticado em uma enfermeira, que vinha de um trabalho voluntário da África, mas ela foi curado no dia 24 de outubro.

No terceiro caso foi um membro da equipe na área de saúde que foi liberado depois de ter se recuperado também. O mais recente foi de um médico que foi diagnosticado e morreu no hospital da Nebraska em 17 de novembro.

Embora alguns pacientes morreram, a chance da doença espalhar nos EUA é baixa porque lá tem muita infraestrutura para cuidar da doença. No Brasil, surgiu uma suspeita de Ebola. Um africano chamado Souleymane Bah, de 47 anos, mas depois do exame concluiu-se que não tinha o vírus e isso fez com que as autoridades respirassem aliviadas.

Logo, o Brasil tomou precauções a cerca das pessoas que viriam da Libéria, Serra Leoa e Guiné que são os três países afetados. Essa tragédia já deixou 8 mil infectados e 4.400 mortos – a maioria africanos.

Embora não esteja preparado para uma epidemia, o Brasil tem condições de isolar os primeiros casos e evitar a expansão.

Enquanto isso, as autoridades dos EUA estão trabalhando intensamente no Oeste da África para conter a doença e prevenir a epidemia. O Instituto Nacional da Saúde dos EUA já desenvolveu a vacina e está fazendo os primeiros testes com os seres humanos.

10 Mitos e Verdade sobre o Ebola

ebola-mitos-fatos-interessantes

1. Mito: A única maneira de matar o vírus é utilizar o gel desinfetante para mãos. Verdade: Lavar com sabonete e água é eficiente para matar o vírus.

2. Mito: O vírus Ebola não é transmissível uma vez que a pessoa morre. Verdade: Essa afirmação é falsa. É preciso tomar cuidado com os cadáveres.

Acabar com o zumbido no ouvido

3. Mito: É possível se contaminar através de ar. Verdade: A doença só é transmissível através de sangue e fluído corporal.

4. Mito: A pessoa não irá se contaminar se tiver um sistema imunológico saudável. Verdade: O vírus Ebola é capaz de atacar qualquer sistema imunológico independente de seu estado.

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

5. Mito: O vírus Ebola não é sexualmente transmissível. Verdade: É transmito pela relação sexual, já que permite o contato com fluído da pessoa contaminada.

6. Mito: A pessoa que se recuperou do vírus Ebola ainda está infectada e pode contaminar outros a qualquer momento.

7. Mito: Os profissionais de saúde levaram doenças para os países que foram infectados. Verdade: A origem da doença foi contato com animais selvagens.

8. Mito: Existe cura para Ebola. Infelizmente essa afirmação é um mito.

9. Mito: Não comer pode ajudar a se recuperar do Ebola. Verdade: Jejum é fatal já que enfraquece o nosso metabolismo no combate ao vírus.

10. Mito: Taxa de mortalidade do Ebola depois da contaminação é de 90%. Verdade: A média é de 50%.

10 fatos sobre o Ebola

ebola-paises-afetados

1. O Ebola foi a maior causa de epidemia no Oeste da África. Países como Guinea, Serra Leoa e Guiné são os mais infectados e foram encontrados alguns casos na Nigéria, Senegal, Espanha, Estados Unidos e Mali.

2. Alerta aos viajantes da Guinea, Serra Leoa e Guiné. Por ser o foco dos casos da Ebola, países como EUA limitaram a visita enquanto a epidemia esteja em controle.

3. Proteção contra os visitantes do Oeste da África nas entradas principais dos EUA. Os cinco principais aeroportos dos EUA, como Nova Iorque, Washington DC, Nova Jersey, Chicago e Atlanta já estão protegidos para conter qualquer situação de Ebola.

Acabar com o zumbido no ouvido

4. Ebola é causado pelo vírus RNA. Isso quer dizer que o vírus é o mesmo que infecta os animais selvagens. Contato com o sangue ou fluído corporal são as causas principais da doença.

5. Os sintomas de Ebola são similares a outras doenças virais. Os sintomas aparecem entre 8 e 10 dias depois da contaminação e é muito difícil reconhecer como Ebola por serem similares a outras doenças.

6. Sangramento é comum na fase posterior do Ebola. Devido a sangramento interno e externo, os olhos dos pacientes podem avermelhar e podem chegar até vomitar sangue.

7. Ebola é fatal. A estatística diz que metade de pacientes de ebola resultou em morte.

8. Novos medicamentos para Ebola estão em desenvolvimento. Os pesquisadores dos EUA já estão em fase final do desenvolvimento, mas ainda não é seguro fazer o teste nos seres humanos.

9. Não existem vacinas para prevenir Ebola. Embora a vacina esteja em desenvolvimento, existe uma grande dificuldade na fase de testes em humanos pois o Ebola pode ser fato em um curto prazo.

10. Ebola não representa risco a população e só pode contaminar  com contato direto dos fluídos corporais ou sangue. Caso você não represente alguns sintomas como vômito, febre e tosse, você está livre da doença.

Fontes:

http://www.everydayhealth.com/news/ebola-10-essential-facts-about/
http://www.omgfacts.com/lists/15978/10-Myths-About-The-Ebola-Virus-Every-Person-Needs-To-Know-Are-False