10 Remédios Caseiros para Náusea e Vômito Durante a Gestação

náusea e vômito

Náusea e vômito são condições de certa forma durante a gestação, decorrentes de outros problemas já sentidos com frequência, como a tontura, por exemplo. Salvo em casos específicos, náusea e vômito nunca são um bom sinal.

Para amenizar os sinais de náuseas, ou recuperar o corpo em casos de vômitos, você pode usar alguns dos remédios caseiros a seguir. Mantenha a preferência em alguns deles apenas, para não gerar efeitos adversos no organismo.

10 Remédios Caseiros para Eliminar a Náusea

1 – Água

náusea - beba água

Beber água constantemente é um hábito importante para diversas funções no organismo, sendo uma das principais a hidratação do mesmo. Por muitas vezes, vômitos e náuseas podem surgir devido a falta de uma hidratação adequada e, se intensificam ao fazer exercícios físicos por longos períodos e não há uma reposição adequada de água.

Portanto, antes de realizar exercícios, beba bastante água. E, obviamente, mesmo que não faça atividades de acordo, mantenha um bom ritmo com o líquido. Em casos de vômitos e diarreia, a reposição é ainda mais necessária, por conta da perda mais expressiva de líquido.

2 – Vinagre de Maçã

vinagre mel náusea

O vinagre de maçã possui propriedades que auxiliam o corpo de várias maneiras, como já vimos por aqui ao longo das várias listas. E adivinhe, ele também pode ser muito bem utilizado para acabar com náuseas e vômitos, graças a suas propriedades antimicrobianas que acabam com quaisquer infecções que estejam afetando o sistema digestório.

Veja como aplicá-la.

Ingredientes

  • 1 Colher de Sopa de Vinagre de Maçã
  • 1 Colher de Sopa de Mel
  • 1 Copo de Água

Modo de Preparo

  1. Misture o Vinagre de Maçã e o mel no copo com água até ficar homogêneo
  2. Beba em doses pequenas até a náusea passar, ou cessar os vômitos.
  3. Uma versão alternativa, sem o mel e com 1 colher de chá de vinagre, pode ser usada para um bochecho e eliminar o gosto de vômito da boca e assim trazer mais alívio.

3 – Acelga

acelga - náusea

A acelga não possui propriedades que combatam diretamente o vômito, mas ela é capaz de relaxar os músculos ao ponto de oferecer o alívio que o estômago precisa para acabar com os mesmos. Para conseguir este efeito específico, confira a receita a seguir.

Ingredientes

  • ½ de folhas Acelga
  • ½ xícara de Água

Modo de Preparo

Acabar com o zumbido no ouvido
  1. Pique as folhas de acelga, e coloque em um liquidificador junto com a água.
  2. Bata até misturar bem os ingredientes.
  3. Tome duas colheres por dia, com um espaço de 8 horas entre elas.

4 – Chá de Gengibre

cha-de-gengibre - náusea

O gengibre é um estimulante natural para a digestão, e por conta disso é um dos grandes aliados no controle de vômitos e a presença de náuseas. Um bom chá de gengibre é o suficiente para aliviar os sintomas. Veja como prepará-lo.

Ingredientes

  • 1 Xícara de Chá Água
  • 1 Colher de Sopa de Raiz de Gengibre

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Modo de Preparo

  1. Deixe a água atingir o ponto de fervura no fogo. Adicione a raiz de gengibre, e mantenha o fogo ainda acesso por 5 minutos.
  2. Desligue o fogão, e abafe a mistura por 10 minutos.
  3. Deixe amornar, coe, e beba em pequenos goles durante o dia.
  4. E não adicione açúcar, pois do contrário os efeitos podem ser reversos.

5 – Sementes de cominho

cominho - náusea

Um dos melhores remédios caseiros para se usar contra náuseas e vômitos, o Cominho ganha ainda mais preferência quando é utilizado em casos de infecções no estômago ou intestino, já que suas propriedades estimulam as enzimas pancreáticas, que combatem os organismos invasores do sistema digestório.

Para fazer um bom remédio com o Cominho, veja a receita a seguir.

Ingredientes

  • ½ Colher de Chá de Sementes de Cominho
  • 1 Litro de Água

Modo de Preparo

  1. Esquente a água (mas não ferva).
  2. Adicione as sementes de Cominho, e beba em goles pequenos ao longo do dia.

6 – Suco de Cebola

cebola - náusea vômito

A cebola é um antibiótico natural, capaz de trazer muitos benefícios para quem a consome com frequência. E por conta disso, pode ser usada facilmente para combater vômitos e náuseas, se consumida na forma de suco. Para tanto, siga a receita a seguir.

Ingredientes

  • 3 Cebolas
  • 1 Colher de Chá de Gengibre Ralado

Modo de Preparo

  1. Faça o suco de cebola (pique-as e bata em um triturador, ou corte as cebolas em pedaços e rale em um ralador de queijo. Coe com um pano limpo a fim de filtrar melhor que uma peneira).
  2. Após o suco ficar pronto, adicione o gengibre ralado, e beba em goles ao longo do dia, para acabar com a náusea e vômitos.

7 – Água de Arroz

água de arroz - náusea

A água de arroz é essencial para cuidar dos vômitos em casos de gastrite, pois ajuda a aliviar o estômago contra os sintomas. O que chega a ser curioso, pois muitas vezes ou ela é descartada, ou naturalmente evaporada no cozimento tradicional do arroz. Para conseguir fazer bom uso dela, utilize a seguinte técnica.

Ingredientes

Acabar com o zumbido no ouvido
  • 1 Xícara de Arroz Branco
  • 1 ½ Xícara de Água

Modo de Preparo

  1. Ferva o arroz junto com a água.
  2. Coe a solução em um recipiente de acordo, e com cuidado.
  3. Beba a solução inteira, para aliviar os sintomas.

8 – Limão com Mel

limão com mel - náusea vômito

O Limão é outro remédio natural contra as dores de estômago, sobretudo aquelas causadas por azia, gases, e indigestão. Além de quebrar os nutrientes com mais facilidade, diminuindo o esforço do estômago, ele ajuda a nivelar o PH do corpo.

Para aplicar a mistura com mel e curar seus vômitos, veja a receita a seguir.

Ingredientes

½ Suco de Limão
2 colheres de sopa de Mel

Modo de Preparo

  1. Misture o suco do limão ao mel em um recipiente.
  2. Coma a mistura aos poucos, até passar a náusea.

9 – Groselha Indiana (amla)

amla - náuse vômito

Também chamada de Amla, é um remédio popular na Índia contra as dores de estômago de modo geral. Sendo uma fonte muito potente de Vitaminas A e C, a groselha indiana é capaz de estimular a circulação sanguínea e, claro, proteger o seu estômago contra as náuseas. Quando sentir náuseas, coma uma fruta amla aos poucos, até os efeitos passarem.

10 – Mel

mel

Vimos acima que o limão com mel pode ser muito bem específico contra náuseas e vômitos, mas o mel sozinho também pode ser usado. Com duas colheres de mel in natura, você pode evitar a náusea e até mesmo uma das consequências que ela causa além dos vômitos, a tontura. Como ela é capaz de regular os níveis de açúcar no organismo, você não corre riscos.

Gostou das dicas? Deixe nos comentários quais delas irá utilizar e quais delas surtiram efeito contra suas náuseas e vômitos. Até a próxima!

Veja também: O que Fazer para Tratar o Refluxo na Gravidez?