5 Chás para Descer a Menstruação Atrasada

5 Chás para Descer a Menstruação Atrasada

Se você já passou por essa situação sabe o quanto pode ser desesperador ter uma , principalmente quando se é sexualmente ativa.

Mulheres que desejam engravidar veem esse atraso como sinal de esperança, por outro lado quem não quer ter filho, pode ficar tenso e desesperado com a possibilidade de uma gravidez não planejada.

Mas o que é menstruação? Todo mês, no corpo da mulher, ocorre um processo chamado ovulação. Quando a fecundação não acontece, é necessário que esse óvulo seja descartado ou eliminado. Então, as paredes do útero que estavam preparadas pra receber o bebê começam a descamar, e isso resulta no sangramento. De forma simples, é a mistura de sangue com restos de tecido do interior do útero.

I) Porque a menstruação atrasa?

Existem alguns fatores responsáveis por essa desordem:

A) Puberdade: quando começamos a menstruar é normal haver distúrbios na regularidade e na quantidade do fluxo. Geralmente, o ciclo menstrual leva cerca de 2 anos para se ajustar.

B) Adolescência: nessa fase, a menstruação se regulariza. Porém, fatores como:

  • Gravidez
  • Parar com o uso da pílula anticoncepcional
  • Estresse
  • Obesidade
  • Problemas na , outros podem provocar distúrbios no ciclo menstrual.

C) Maturidade: depois dos 40 anos, ocorrem desajustes na menstruação até chegar à menopausa, onde ela se encerra.

Para descer a menstruação atrasada é indicado alimentos quentes, pois tendem a aumentar a circulação sanguínea, gerando o sangramento.

II) Conheça agora 5 chás mais eficientes para descer a menstruação atrasada

5 Chás para Descer a Menstruação Atrasada

1- Chá de gengibre

O é uma erva vasodilatadora, capaz de estimular o organismo e sistema nervoso. Algumas mulheres relatam que ele tende a aumentar o fluxo menstrual.

Além disso, sua eficácia também é comprovada pela capacidade de aliviar a dor, sendo comparado a medicamentos como .

Modo de preparo: Com o gengibre em mãos corte a raiz em pedaços. Deixe ferver na por 20 mim e desligue o fogo. Espere esfriar, coe e beba até no máximo duas xícaras por dia. Adicione um pouco de se preferir.

2- Chá de angélica

A raiz de angélica é uma das plantas mais potentes para estimular a descamação do útero. Ela age como um emenagogo, ou seja, provoca o fluxo de sangue no interior do útero resultando na menstruação.

Modo de preparo: Utilize 10 gramas de raiz de angélica pra meio lito de água fervente. Deixe esfriar e tome o chá três vezes ao dia após as refeições.

3- Chá de Salsa

Salsa é reconhecida como um dos alimentos mais benéficos para saúde. Considerada uma erva suave, ela possui um sabor diferenciado, porém sutil. Como consequência ela é capaz de acabar com a menstruação atrasada e regular esse ciclo.

Modo de preparo: Para o chá você pode usar fresca ou seca. Ferva por aproximadamente 20 mim e deixe esfriar. Você pode consumir 3 ou 4 xícaras por dia. Geralmente, o resultado é imediato.

4- Chá da Flor de Agoniada

Apesar do nome estranho, o chá é extremamente eficaz. A agoniada intensifica a ação dos hormônios ligados à menstruação, sendo capaz de controla-los. Também, ela diminui as cólicas e os sintomas da .

Modo de preparo: Para o chá a proporção é de 5 gramas de flores de agoniada pra 500 ml de água. Faca infusão das flores em água quente por alguns minutos, espere esfriar e depois beba.

5- Chá de canela

A é uma iguaria, repleta de benefícios para a saúde em geral. Sua ação é estimulante, elevando a pressão sanguínea o que consequentemente resulta na chegada da menstruação.

Modo de preparo: Você pode usar a canela em pau ou pó e ferver por alguns minutos.

Se desejar poderá consumir também com leite quente. Entretanto, o recomendado é não adicionar açúcar.

Vale ressaltar que os chás descritos acima não podem ser consumidos por mulheres grávidas, pois podem acarretar abortos.

III) Você sabia?

A menstruação pode sofrer vários distúrbios ao longo da vida, são eles:

  • Metrorragia: ciclos mensais irregulares. Podendo ser menores ou maiores.
  • Menorragia: fluxo menstrual exagerado.
  • Oligomenorreia: fluxo menstrual limitado ou escasso.
  • Poligomenorrea: menstruação frequente, mais de uma vez ao mês.

 

Equipe Biosom

contato@biosom.com.br