5 Razões para Você Comer Devagar a Partir de Hoje

5 Razões para Você Comer Devagar

Quanto tempo você costuma levar durante uma alimentação? Caso seja menos de 20 minutos, é bem possível que tenha alguns problemas de saúde, direta ou indiretamente ligados ao seu sistema digestivo. Por mais que a pressa do dia a dia exija momentos mais rápidos, comer devagar ainda é algo essencial e importante.

Além de ser um momento de relaxamento do dia, a alimentação por si pede por processos fisiológicos que não são nem um pouco saudáveis caso sejam apressados. Ainda assim, há um costume cada vez maior de fazer um “lanche rápido”, ou qualquer coisa do gênero, o que leva a outros problemas de saúde.

Para evitar que esses problemas aconteçam a médio e longo prazo, vamos mostrar algumas boas razões para que você faça da sua alimentação adequadamente. O objetivo não é comer de forma demorada, mas se alimentar no tempo certo.

Confira Abaixo as 5 Razões Convincentes para Você Comer Devagar a Partir de Hoje

1. Diminui a famosa Gordura Abdominal

A gordura abdominal ocorre não apenas por uma má alimentação, mas pela absorção muito rápido de gorduras no nosso organismo, levando a distensões musculares. Comer devagar não apenas ajuda os músculos da região a trabalharem menos, como também diminui outros grandes riscos ao corpo, como os de infarto, por exemplo.

Existe um bom motivo para se preocupar com a gordura abdominal nesses casos, além do fator estético e do saciamento ao se alimentar. Quanto maior a “barriguinha”, ou quanto maior for a flacidez, mais gordura visceral é produzida. Essa gordura, maligna, é a principal responsável pelos casos de infarto.

Portanto, mais do que apenas comer devagar, é preciso selecionar bem os pratos que vai ingerir, em qualquer refeição.

Acabar com o zumbido no ouvido

2. Torna o processo de digestão mais acurado e leve

Quando ingerimos um alimento, desde a mastigação até chegada do mesmo ao estômago, nosso sistema digestivo realiza uma série de processos que exigem energia do nosso organismo. Isto vai desde a trituração do alimento na boca, até a digestão no estômago, e por fim a separação dos nutrientes e dejetos o intestino.

Quando aceleramos a alimentação, esse processo se torna muito precário, fazendo com que o organismo não absorva todos os nutrientes, ou não consiga na quantidade ideal. Além disso, por conta do processo mais apressado, o corpo acaba gastando mais energia para processar os alimentos.

O resultado, além de um aproveitamento pobre de nutrientes, você acaba mais “cansado”, devido ao esforço extra de fazer algo mais demorado em um ritmo mais intenso. O tempo ideal de alimentação é entre 20 e 25 minutos

3. Comer Devagar ajuda a apreciar os sabores

Convenhamos: poucas pessoas, se não nenhuma, consegue de fato apreciar o sabor de uma boa comida se alimentando rápido. Além de prejudicial a saúde, a falta de uma boa apreciação do sabor não torna o momento relaxante, e não estimula suas papilas gustativas.

As papilas, mais do que apenas identificar os vários sabores, também ajudam na salivação, tão importante para levar a comida adequadamente ao estômago. Por isso, além de comer devagar, aproveite o momento para de fato saborear o que come, seja de sua própria receita, seja preparado por outras pessoas.

Ao estimular o seu paladar, você ganha dois excelentes benefícios. O primeiro é a facilidade de identificar e desenvolver suas preferências com sabores, o que permite saber, inclusive, quando um alimento está fora do ponto. O segundo benefício é a produção de dopamina e serotonina, hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bom humor.

4. Ajuda a comer menos

Comer devagar não somente ajuda a absorver os nutrientes melhor mas também ajuda a comer menos. Isso porque o cérebro demora para processar que o estômago está cheio. É necessário que o cérebro tenha tempo o suficiente para processar e informar que você está cheio e não precisa comer mais.

Acabar com o zumbido no ouvido

Para que o corpo ajude a absorver bem os nutrientes, também é preciso uma boa alimentação. De nada adianta comer por 30 minutos, se a alimentação é feita a base de alimentos pesados, gordurosos e pouco nutritivos. Uma boa ideia para fazer desse momento mais prazerosos e benéfico é utilizar a pirâmide dos alimentos.

A pirâmide dos alimentos organiza, em ordem de importância em sua base até o topo, todos os grupos alimentos que nosso organismo precisa para estar em seu melhor estado. Utilizá-la como referência em todas as suas refeições pode tornar até aquele prato mais estranho aos olhos algo muito saboroso.

5. Comer devagar ajuda a diminuir o consumo de líquidos

Uma das falhas mais comuns de quem costuma se alimentar rapidamente é quanto a ingestão de líquidos junto ao mastigar. Eles podem ser de um simples copo d’água, até bebidas alcoólicas. Além de tornar a ingestão mais pesada, devido ao excesso de alimento e líquido, ele potencializa as chances de refluxo, azia e outros problemas estomacais.

A melhor forma de evitar esses problemas é justamente comer devagar. Com o aumento na produção de saliva e na mastigação, a ingestão de alimentos se torna menos pesada no corpo, e as bebidas podem ser ingeridas com melhor apreço ao final da alimentação, para justamente facilitar o processo de ingestão.

Quanto as bebidas em si, opte sempre por opções mais leves, como água ou sucos, pois eles facilitam ainda mais a digestão, e de quebra oferecem outros nutrientes. Refrigerantes e outras bebidas gaseificadas, ou mesmo as alcoólicas, podem ser consideradas, mas tenha um uso moderado.

Pelo que podemos ver, comer devagar não só ajuda a diminuir um pouco do stress do dia a dia, como oferece diversos benefícios a saúde. Torne a alimentação o grande momento do dia, em todos eles. Com o tempo, sua apreciação se torna mais prazerosa, e qualquer dificuldade é atenuada. Até a próxima!


Equipe Biosom

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