7 Exercícios Para Aliviar as Dores nas Pernas

dores nas pernas

Dores nas pernas é muito comum e pode ser causada em qualquer pessoa de qualquer idade. Geralmente, elas são geradas por cãibra, circulação arterial deficiente, mialgia, neuropatia periférica, inflamação nas articulações e retorno do sangue venoso. Dependendo do problema, também pode acabar afetando a coluna. A vantagem é que há várias formas de tratamento para aliviar as dores e ativar a circulação do sangue.

7 Motivos que causam as dores nas pernas:

1) Cãibra: É uma fadiga muscular causada por uma longa exigência física. Geralmente, a cãibra aparece em pessoas que praticam esporte ou iniciam algum exercício sem preparação. As cãibras podem ser instigadas pela desidratação, por conta da diminuição da taxa do cálcio, potássio, magnésio e sódio.

2) Circulação arterial deficiente: A deficiência arterial é causada pela falta de sangue rico em oxigênio e nutrientes para ajudar nos tecidos. Esse problema acontece com frequência quando pratica alguns exercícios físicos, como caminhada.

3) Mialgia: É causado pelo esforço físico, geralmente quando passa do limite de capacidade da pessoa. Também pode ocorrer na repetição de exercícios intensos. Pessoas sedentárias que não estão acostumadas com certos tipos de exercícios, torna-se muito comum.

4) Neuropatia periférica: É um grupo de doenças, como diabetes e Aids, o tratamento destes, podem afetar o sistema nervoso periférico, que é constituído por nervos, assim afetando várias partes do corpo, como por exemplo as pernas. Quando afetadas, os sintomas são: formigamento e cansaço.

5) Problemas circulatórios: Geralmente, este é causado com maior frequência em mulheres a partir dos 40 anos de idade, devido as varizes nas pernas. São vasos que podem apresentar inflamação, incomodo, queimação e entre outros sintomas.

6) Inflamação nas articulações: Uma pessoa que tem as articulações inflamadas pode sofrer de dores nas pernas quando o esforço é em excesso, devido a maneira de como fazer certos movimentos. Isso pode causar fadiga ou perda de força.­

Quais são os exercícios para aliviar as dores nas pernas?

lkk

Acabar com o zumbido no ouvido

Exercício 1

dor nas pernas

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Posicione a perna direita a sua frente meio dobrada e a perna esquerda para trás, mantenha o corpo inclinado para frente, para ficar mais fácil apoie a cabeça nos braços. Faça isso com os dois lados pelo menos 5 minutos.

Exercício 2

dores nas pernas

Apoie o pé em algum lugar, por exemplo, você pode utilizar um degrau, depois mova para baixo e para cima, também por 5 minutos.

Exercício 3

dores nas pernas

Sente-se, uma perna você irá deixar reta e a outra a mesma coisa, só que para o lado, e vai inclinar seu corpo para frente levando os braços até o fim e voltar, este exercício ajuda na coluna.

Exercício 4

dores nas pernas

Junte suas pernas em forma de borboleta, abaixe um pouco a coluna, pegue nas pontas dos pés e movimente as pernas como se estivesse batendo asa.

Exercício 5

dores nas pernas

Acabar com o zumbido no ouvido

Deite de lado mantendo as duas pernas retas, depois eleve uma perna até a altura do quadril. Faça pelo menos 20 vezes cada perna com o descanso de 30 segundos.

Exercício 6

dores nas pernas

Sente-se, dobre uma perna e mantenha a outra esticada, depois leve seu corpo até a ponta do pé.

Exercício 7

dores nas pernas

Deite com a barriga para cima, deixe uma perna reta e a outra você dobre e traz até o peitoral, com o mesmo tempo do exercício acima.

Além desses exercícios, há outras formas de aliviar as dores, como:

  • Usar meias elásticas
  • Não ficar parada por muito tempo
  • Perder peso
  • Evitar calçar sandálias ou sapatos com salto alto
  • Aplicar pomadas anti-inflamatória

Agora que você saber fazer os exercícios, também aprenda como massagear as dores nas pernas.