7 Motivos para Começar a Correr Agora

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A prática de correr vem ganhando muitos adeptos em todo o mundo. No Brasil, é visível o aumento considerável de pessoas em busca dessa prática.

Aqueles que apenas caminhavam ou praticavam alguma outra modalidade, estão descobrindo a corrida e percebendo as diferenças que ela traz em seu cotidiano de tal forma, que acaba se tornando algo prazeroso e difícil de abandonar.

Para obter bons resultados sem causar nenhum dano, é de grande importância que certifique-se do estado de sua saúde com um médico e também é indicado o acompanhamento de um profissional para orientações durante a corrida.

I) Quem pode correr?

Não pense você que apenas pessoas preparadas podem praticar a corrida. Ela é amplamente aberta e abrange todo tipo de pessoa e idade, desde que não tenha nada que a impossibilite.

Basta que cada um avalie sua situação física e respeite o limite do seu corpo, fazendo treinos adequados ao seu ritmo. Com o passar do tempo, a mudança virá gradativamente e os resultados serão cada vez melhores.

Se você já tem o hábito de se exercitar com regularidade, ou se ainda se encontra em um quadro de sedentarismo, mas quer começar a se cuidar, considere as informações abaixo e tenha certeza que a corrida, além de transformar seu corpo, também fará muito bem ao seu psicológico e emocional. Ela realmente é um exercício poderoso!

1) Acelera o metabolismo

A corrida aumenta a frequência cardíaca e seu metabolismo funcionará de forma acelerada, o que proporcionará um maior gasto calórico, o que ajuda a emagrecer com maior eficiência. E para completar, correr diminuirá o risco de doenças cardiovasculares.

Acabar com o zumbido no ouvido

2) Melhora o condicionamento físico

Por ser um exercício aeróbico de alta intensidade, a corrida melhora a resistência muscular e dá um maior “fôlego” para demais atividades, como subir um lance de escadas ou um morro, sem chegar completamente ofegante ao fim. Ela também fortalece os ossos, prevenindo a osteoporose.

3) Ajuda a aliviar o estresse

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Correr estimula a renovação de células nervosas em seu cérebro, o que é de grande benefício contra o estresse e ansiedade. A corrida te ajudará a manter os ânimos calmos e aliviar as tensões do dia-a-dia, trazendo a sensação de bem estar.

4) Faz refletir na vida

Nem sempre é possível tirar um tempo só para nós. Algo necessário e de grande valia que acaba, muitas vezes, passando despercebido e deixado de lado.

Ao correr, você terá esse tempo somente para você. Seja na esteira ou ao ar livre, poder ouvir sua música predileta, deixar seus pensamentos livres, sentir seu corpo e o ambiente à sua volta, proporcionará um maior equilíbrio mental e emocional.

5) Regula o sono e o apetite

Você certamente terá noites mais tranquilas e renovadoras depois de ter corrido durante o dia. A corrida também trará ao seu corpo uma maior necessidade de alimentos sadios. Com o passar do tempo você será capaz de perceber a mudança em sua procura por uma dieta mais equilibrada.

6) Prolonga a vida

Além da atividade melhorar a saúde de uma forma em geral, aumentará a sua expectativa de vida. Para os corredores, a vida pode se estender em até 6 anos, segundo um estudo que envolveu cerca de 20 mil pessoas na Dinamarca. Ele apontou que quem corria de 2 a 3 horas por semana tinha uma expectativa de vida de 6,2 anos maior para homens e 5,6 para mulheres.

7) Aumenta a competividade

A corrida também acaba se tornando, de modo natural, um desafio no qual queremos sempre nos superar. Você pode correr sozinho, com um amigo ou até mesmo em grupo. O desafio surge quando você começa a se sentir bem com a atividade e então passa a desejar mais.

Acabar com o zumbido no ouvido

Aumentar a distância percorrida, estabelecer seu próprio tempo ou competir com aquele seu colega, seja como for, o desafio o levará cada vez mais longe e aumentará seu próprio estímulo.

II) Conheça as 8 dicas para correr melhor

correr

  • Bom par de tênis: Os tênis são importantes para absorver o impacto bem como providenciar que os pés fiquem em uma posição adequada.
  • Alimentação correta: Uma alimentação saudável é necessária para que, quando correr, tenha um bom desempenho físico.
  • Exames de saúde: É extremamente importante monitorar sua saúde para saber exatamente se está tudo bem com seu organismo em relação a corrida (e outras atividades físicas).
  • Musculação: Não precisa necessariamente ser academia, mas fazer musculação, mesmo em casa, ajudará a aumentar sua força muscular, logo resistência física.
  • Dias para correr: Estabelecer uma rotina irá fazer com que o organismo se acostume com as corridas, aumentando seu desempenho.
  • Ritmo e postura: Manter o mesmo ritmo faz toda a diferença, assim como ficar sempre atento a postura. Não se incline de mais, e use tênis corretos, eles irão ajudar na postura.
  • Metas progressivas: Tenha uma meta para correr, e uma meta após atingir a primeira, e assim sucessivamente.
  • Descanso: É importante ter descansos durante a corrida. O coração, e outros músculos, irão responder melhor quando estiver correndo se você estabelecer intervalos regulares para descanso.

Veja também: 5 Dicas Eficientes para Planejar uma Rotina de Treinos

Fontes:

https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/healthyliving/running-and-jogging-health-benefits

http://greatist.com/fitness/30-convincing-reasons-start-running-now