10 Benefícios Incríveis da Vitamina D e Principais Alimentos

vitamina D

Já foi constatado que a deficiência da Vitamina D tem algumas relações com o surgimento ou desenvolvimento com Câncer, Doença de Parkinson, Alzheimer, Esclerose Múltipla, Depressão, além de, influenciar nos níveis de testosterona e performance esportiva.

A deficiência desta vitamina nos torna vulneráveis e suscetíveis a uma enorme gama de comorbidades que afetam as pessoas, estas comorbidades atingem, principalmente as pessoas que estão envelhecendo.

I) Veja a Seguir os 10 Principais Benefícios de Vitamina D para a Saúde:

10 Super Alimentos Ricos em Vitamina D

1- Melhora o desempenho do cérebro

A vitamina D ativa e desativa enzimas no cérebro e no fluído cerebrospinal que estão envolvidos com neurotransmissores e crescimento dos nervos. Ou seja, a  vitamina D melhora o desempenho do cérebro.

2- Fortalece os ossos

Falta de cálcio enfraquece de forma significativa nossos ossos e dentes, facilitando a ocorrência de fraturas e osteoporose. A vitamina D ajuda na absorção do cálcio dos alimentos pelo nosso organismo, ajudando nossos ossos a ficarem mais fortes.

3- Aumenta a Imunidade

Quando somos infectados por um vírus ou algum outro agente biopatogênico, o corpo apenas consegue responder adequadamente, se a membrana destes bioagentes for rompida. Somente a partir daí, o sistema imune consegue atacá-los, porém, para que seja possível realizar este rompimento da membrana é necessário que o corpo consiga produzir uma proteína, chamada peptídeo antimicrobiano, e o modulador da síntese desse peptídeo é justamente a Vitamina D.

4- Previne doenças cardiovasculares

Através da vitamina D, o organismo é capaz de sintetizar uma proteína chamada Fator Inibidor de Renina, que é fundamental para a manutenção da pressão nas artérias. Se pararmos para pensar, uma quantidade enorme de pessoas que está sofrendo de hipertensão arterial sistêmica e fazendo uso de anti-hipertensivos, com todos os efeitos colaterais, poderiam ter o seu problema no mínimo atenuado e, em boa parte destes casos curados, se ao invés de fazerem uso destes medicamentos, fizessem uso de suplementação de vitamina D.

5- Evita a evolução da doença de Parkinson e Alzheimer

A vitamina D tem sido uma peça fundamental na função cerebral. Particularmente, na redução do risco de desenvolvimento da doença de Parkinson e/ou Alzheimer, ou da progressão da severidade destas doenças. No entanto, sabe-se, através das pesquisas que não são necessariamente os baixos níveis de vitamina D que provocam estas doenças. Por essa razão, para verificar a relação da vitamina D e da doença de Parkinson, pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Jikei, no Japão, realizaram um estudo randomizado com 114 pacientes com a patologia.

6- Melhora a depressão (o humor)

A meta-análise, liderada pela Professora Rebecca Anglin, envolveu o exame de seis bases de dados para estudos de investigação relacionados com a depressão e os níveis de vitamina D. A equipe de pesquisa buscou ensaios clínicos randomizados, estudos caso-controle, estudos transversais e estudos de grupo, em que a depressão era o elemento que estava sendo estudado. Em um nível de vitamina D no sangue foi descrita como uma potencial intervenção ou fator de risco.

7- Melhora a performance esportiva e influência nos níveis de testosterona

Os cientistas acreditam que existem pelo menos duas razões que explicam a influência da vitamina D nos níveis de testosterona. A primeira é que a vitamina D inibe o processo de aromatização na qual a testosterona é convertida em estrogênio, que é o hormônio sexual feminino. A segunda é que, uma vez que as células que produzem testosterona possuem receptores de vitamina D, ela estimula a produção desse hormônio.

8- Previne Câncer

Assim como em outras doenças, foi comprovado que a deficiência da Vitamina D tem algumas relações com o surgimento ou desenvolvimento com Câncer.

9- Ajuda a reduzir a pressão arterial

Vitamina D tem um papel importante para controlar a pressão arterial. Estudos indicam que alta quantidade de vitamina D no corpo podem abaixar a pressão sanguínea.

10- Combate o enlhecimento precoce

Acredite ou não, ficar exposto ao sol por um tempo adequado beneficia a saúde da pele. Estudos recentes comprovam que o sol pode retardar o envelhecimento da pele.

II) Abaixo veja alguns alimentos ricos em vitamina D que devem ser consumidos:

1) Atum:

O atum possui características positivas e negativas, tais como, é um alimento leve e que possui um nível alto de vitamina D. Portanto, o atum em lata contém uma toxina que ao consumir em excesso pode ser prejudicial à saúde, é aconselhável comer com moderação e de vez em quando.

2) Bife de fígado:

Não é só rico em vitamina D, como também é em vitamina A, ferro e uma ótima fonte de proteína. O fígado é um ótimo alimento para se comer no dia-a-dia, cem gramas dessa proteína equivalem a 50 UI diária.

3) Cereal de grãos:

Cereais são considerados alimentos fortificados, portanto são ótimos e com grande quantidade de vitamina D. Para ficar ainda melhor, você pode consumir com leite que também é rico e isso poderá aumentar o nível no seu dia. Uma xícara de cereal com leite é de 90 UI.

4) Cogumelo:

É o alimento que está exposto ao sol enquanto está na horta, portanto ele se alimenta dos raios, e ao ingerir o cogumelo ele mantém esse poder com você. Os tipos de cogumelos também mostram diferenças, exemplo, o champignon fornece cerca de 3% do valor diário e caloria de 140, além de apresentar benefícios para outros problemas na saúde.

5) Leite de Soja:

Também é um alimento fortificado, ou seja, quase todos os alimentos que são fortificados possuem uma grande quantia de vitamina D. Um copo de 237 ml pode fornecer até 30% de IDR (vitamina).

6) Manteiga:

Nem sempre é aconselhável por ser conhecida por ser muito gordurosa, mas também é um alimento que possui vitamina, e de certa forma bastante significativa, portanto consumi-la em pouca quantidade pode ser útil para a saúde.

7) Ovos:

A maior parte de proteína esta na clara do ovo e as vitaminas na gema. As aves são alimentadas por rações que possuem a vitamina D, eles equivalem até 6.000 UI. Não só ovos de galinhas são considerados como uma ótima fonte, também como os ovos de peixe. Frutos do mar, ao todo são ricos em vitamina D, embora muitas pessoas não gostem o benefício para a saúde é incrível.

8) Queijos:

Qualquer queijo possui a vitamina D, portanto os queijos que mais possuem essa fonte são: queijo de cabra, queijo suizz e queijo ricota.

9) Salmão:

Um estudo realizado mostrou que o salmão que pescado contém 988 UI, uma porção de 100 gramas. O fruto do mar é conhecido pelo mundo inteiro e mostra que pode sim ser uma ótima fonte de vitamina para o nosso dia-a-dia.

10) Suco de Laranja:

Comece o dia com uma bebida natural, gostosa e cheia de benefícios.

Veja também este doutor explicando a importância da Vitamina D para a saúde (3:21):

Fonte:

How I Treat Vitamin D Deficiency
http://jop.ascopubs.org/content/6/2/97.full


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