vitamina D

Já foi constatado que a deficiência da Vitamina D tem algumas relações com o surgimento ou desenvolvimento com , , , , , além de, influenciar nos níveis de testosterona e performance esportiva.

A deficiência desta nos torna vulneráveis e suscetíveis a uma enorme gama de comorbidades que afetam as pessoas, estas comorbidades atingem, principalmente as pessoas que estão envelhecendo.

Veja a Seguir os 8 Principais Benefícios de Vitamina D para a Saúde:

vitamina d

1- Melhora o desempenho do cérebro

A ativa e desativa enzimas no cérebro e no fluído cerebrospinal que estão envolvidos com neurotransmissores e crescimento dos nervos. Ou seja, a  vitamina D melhora o desempenho do cérebro.

2- Fortalece os ossos

Falta de enfraquece de forma significativa nossos ossos e dentes, facilitando a ocorrência de fraturas e . A vitamina D ajuda na absorção do cálcio dos alimentos pelo nosso organismo, ajudando nossos ossos a ficarem mais fortes.

3- Aumenta a Imunidade

Quando somos infectados por um vírus ou algum outro agente biopatogênico, o corpo apenas consegue responder adequadamente, se a membrana destes bioagentes for rompida. Somente a partir daí, o sistema imune consegue atacá-los, porém, para que seja possível realizar este rompimento da membrana é necessário que o corpo consiga produzir uma , chamada peptídeo antimicrobiano, e o modulador da síntese desse peptídeo é justamente a Vitamina D.

4- Previne doenças cardiovasculares

Através da vitamina D, o organismo é capaz de sintetizar uma proteína chamada Fator Inibidor de Renina, que é fundamental para a manutenção da pressão nas artérias. Se pararmos para pensar, uma quantidade enorme de pessoas que está sofrendo de arterial sistêmica e fazendo uso de anti-hipertensivos, com todos os efeitos colaterais, poderiam ter o seu problema no mínimo atenuado e, em boa parte destes casos curados, se ao invés de fazerem uso destes medicamentos, fizessem uso de suplementação de vitamina D.

5- Evita a evolução da doença de Parkinson e Alzheimer

A vitamina D tem sido uma peça fundamental na função cerebral. Particularmente, na redução do risco de desenvolvimento da doença de e/ou Alzheimer, ou da progressão da severidade destas doenças. No entanto, sabe-se, através das pesquisas que não são necessariamente os baixos níveis de vitamina D que provocam estas doenças. Por essa razão, para verificar a relação da vitamina D e da doença de Parkinson, pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Jikei, no Japão, realizaram um estudo randomizado com 114 pacientes com a patologia.

6- Melhora a depressão (o humor)

A meta-análise, liderada pela Professora Rebecca Anglin, envolveu o exame de seis bases de dados para estudos de investigação relacionados com a depressão e os níveis de vitamina D. A equipe de pesquisa buscou ensaios clínicos randomizados, estudos caso-controle, estudos transversais e estudos de grupo, em que a depressão era o elemento que estava sendo estudado. Em um nível de vitamina D no sangue foi descrita como uma potencial intervenção ou fator de risco.

7- Melhora a performance esportiva e influência nos níveis de testosterona

Os cientistas acreditam que existem pelo menos duas razões que explicam a influência da vitamina D nos níveis de testosterona. A primeira é que a vitamina D inibe o processo de aromatização na qual a testosterona é convertida em estrogênio, que é o hormônio sexual feminino. A segunda é que, uma vez que as células que produzem testosterona possuem receptores de vitamina D, ela estimula a produção desse hormônio.

8- Previne Câncer

Assim como em outras doenças, foi comprovado que a deficiência da Vitamina D tem algumas relações com o surgimento ou desenvolvimento com Câncer.

Veja também este doutor explicando a importância da Vitamina D para a saúde (3:21):

Fonte:

How I Treat Vitamin D Deficiency
http://jop.ascopubs.org/content/6/2/97.full

Equipe Biosom

contato@biosom.com.br