9 Dicas Eficientes para Melhorar a Postura

9 Dicas Eficientes para Melhorar a Postura

Quem já não ouviu falar que ter uma boa postura traz vários benefícios à saúde? Diante de tanta tecnologia, como o celular, por exemplo, temos adotado cada vez mais uma postura curvada, sedentária, onde tudo o que se faz é somente ficar sentado por longas horas, digitando ou pegando um controle remoto etc, sem ao menos termos consciência do que estamos fazendo com nosso corpo.

E com isso, problemas musculares e articulatórios aparecem com mais força e cada vez mais cedo, evitando que se desempenhe de forma mais eficiente as atividades do dia-a-dia.

Confira agora 9 dicas eficientes para melhorar a postura:

9 Dicas Eficientes para Melhorar a Postura

1. Caminhe de cabeça erguida

O que mais vemos atualmente são as pessoas caminhando pelas ruas olhando para o celular, por exemplo, deixando a região do pescoço mais sobrecarregada. Não ande por aí olhando para eletrônicos, nem para o chão. Olhe para frente direto para o horizonte, alinhando os ombros, com o peito um pouco estufado para a frente e o abdome contraído. Evite empinar os glúteos, pois problemas lombares podem surgir.

Arrume sua postura sempre ao perceber que está com a barriga estufada e as costas arqueadas, a fim de criar este hábito e agir assim depois automaticamente. Para treinar isso, você pode até andar com um livro sob a cabeça, para ter mais consciência de seu corpo e desenvolver melhor o equilíbrio.

2. Sente-se com as costas retas

Quantas vezes você se pegou com as costas arqueadas na cadeira, diante do computador, do celular, conversando ou lendo um livro, por exemplo? Esse é um dos comportamentos mais comuns que observamos por aí.

Assim como treinar um caminhar mais correto, ao sentar é a mesma coisa. Imagine sempre que está deixando as costas eretas em uma parede, incluindo os ombros, peitoral aberto, além dos pés estarem em um ângulo de 90º. E sempre tente reparar quando seu corpo retorna à postura errada, para voltar imediatamente à posição correta, tomando consciência corporal.

3. Faça exercícios de resistência

Exercícios de qualquer tipo são sempre bem vindos não só para melhorar a postura, mas para a saúde em geral. Os de resistência são uns dos mais indicados para problemas no pescoço, coluna e lombar. Eles possibilitam a ficar ereto por mais tempo, fortalecendo os músculos.

Um bom exercício de resistência é o seguinte:

– Deite-se sob uma superfície e deixe as pernas em um ângulo de 90º, como se fosse apoiar em uma parede;

– Estique uma perna até o chão por 5 segundos e depois faça o mesmo processo com a outra perna. Você pode fazer o exercício 10 vezes para cada perna todos os dias.

4. Pratique técnicas de yoga e relaxamento

Exercícios de respiração sempre ajudam a melhorar a coluna, principalmente se você deitar de barriga para cima em uma superfície reta, inspirar pelo diafragma lentamente por 10 segundos e expirar por mais 10.

Técnicas de yoga também ajudam, uma vez que equilibra corpo e mente, levando a pessoa a ter maior consciência de seu organismo. Você pode sentar-se na posição de índio (com as pernas cruzadas) e manter as costas retas, como se estivesse alinhada a uma parede. Faça o mesmo exercício de respiração citado anteriormente, inspirando e expirando lenta e profundamente.

5. Cheque sempre sua postura contra a parede

Para checar se sua postura está ou não correta, fique em pé com as costas contra uma parede. Se o tronco, cabeça e bumbum estiverem encostando na parede, e os calcanhares estiverem de dois a quatro dedos afastados dela, sua postura está correta.

Outra forma de conferir sua postura é diante de um espelho. As palmas das mãos devem estar viradas na mesma direção das coxas. Se as palmas estiverem voltadas para trás, sua postura está incorreta.

6. Alongue-se a cada 30 minutos

Nada melhor do que se alongar e estimular os músculos para aliviar a tensão. Se estiver focado em uma atividade por longas horas, procure se esticar a cada 30 minutos.

Uma boa técnica é levantar e apoiar as palmas das mãos atrás das costas, na região da lombar, inclinando-se para trás o máximo que puder, ou seja, fazendo uma curva com a coluna para trás. Ou então, em pé, deixe os calcanhares firmes no chão e abaixe o tronco para frente, como se fosse pegar algo no chão, mas sem dobrar os joelhos.

7. Atente-se na hora de dormir

Muita gente não sabe, mas a forma como você dorme, influencia na sua postura. A melhor maneira de dormir e alinhar corretamente a coluna é de lado com um travesseiro entre as pernas, evitando o atrito entre as laterais do joelho.

Mas se for mudar de posição, como de barriga para cima, por exemplo, outro travesseiro pode ser usado abaixo dos joelhos para liberar a tensão das costas e outro abaixo do pescoço para alinhar corretamente a cabeça e os ombros. Dormir de barriga para baixo é a posição que mais prejudica a postura, pois tensiona ainda mais o pescoço de um lado ou do outro.

8. Evite sobrecarregar suas costas e ombros

Quem já não sentiu um dos ombros pesar ou as costas todas ao usar uma bolsa em um dos braços ou uma mochila pesada por longas horas? Ou ir ao mercado ou à feira e carregar todas as sacolas de um lado só?

O ideal é sempre equilibrar o peso em ambos os ombros para aliviar a tensão de um só grupo de músculos. Além disso, ao equilibrar o peso, é possível manter a postura ereta e correta ao caminhar ou ficar em pé por um longo tempo. Assim, procure sempre segurar sacolas pesadas distribuindo-as em ambos os braços e usar uma mochila com alças mais grossas dos dois lados dos ombros.

9. Controle o seu peso

O excesso de peso deixa o abdome mais distendido e as costas mais arqueadas, prejudicando a saúde dos músculos e articulações.

Procure manter uma dieta mais equilibrada, consumindo mais frutas, legumes e vegetais, além de praticar atividade física regularmente, para se manter mais ativo e deixar os músculos mais flexíveis e resistentes. Isso mudará não somente a postura, mas a saúde como um todo, evitando o aparecimento de doenças.

Mariana de Andrade

Psicóloga E-mail: mary.drad@yahoo.com.br