Acupuntura – Saiba Tudo Sobre Essa Técnica

acupuntura

A acupuntura surgiu há muito tempo, por meio dos chineses, sendo um dos tratamentos mais antigos dentro da medicina. Seu próprio nome acupuntura significa o seguinte: acus – agulha, punctura – colocar.

Na acupuntura, é realizado o tratamento, prevenção e diagnóstico de doenças. No tratamento utilizam-se várias técnicas, mas a principal é o uso de agulhas.

Essas agulhas são colocadas em lugares específicos do corpo, para que sejam estimulados e assim voltem a sua função normal. Cada ponto restabelecido equilibra novamente as forças que promovem a saúde física e mental.

Algo interessante é que, mesmo com a modernização, a acupuntura é realizada na sua forma antiga original. Atualmente, é reconhecida pela OMS – Organização Mundial da Saúde – como uma especialidade da medicina.

Acupuntura no Brasil

No Brasil, o histórico envolvendo a acupuntura iniciou em 1908, por influência de japoneses imigrantes. Inicialmente era praticado pelos próprios orientais no círculo familiar, até 1980. Porém, até esse momento a acupuntura não era valorizada como sendo um tratamento médico.

Já em 1985, o Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapias Ocupacionais aceitou sua eficiência na saúde e, por fim, em 2003, foi totalmente legalizada como particularidade da medicina, tendo o reconhecimento do Conselho Federal de Medicina e está disponível no Sistema de Informações Ambulatoriais (SAI/SUS) do Ministério da Saúde. A partir desse momento, essa técnica foi adotada por várias pessoas, que comprovaram seus inúmeros benefícios para a saúde.

Para quem deseja se especializar nessa área existem instituições que fornecem cursos técnicos e há uma universidade registrada no Ministério da Educação que disponibiliza um curso de graduação.

Acupuntura utilizando agulhas

acupuntura

Para a acupuntura são usados agulhas especiais, que são bem pequenas, finas e de aço inoxidável, muitas são 10 vezes mais finas que a agulha comum de injeção.

Durante o diagnóstico é analisado em quais partes do corpo serão inseridos as agulhas. Os pontos ou locais escolhidos são chamados de acupontos. Esses locais não são profundos, porém, não ficam no exterior da pele.

Para que não ocorra nenhuma lesão, as agulhas são injetadas em diferentes ângulos. Talvez seja preciso modificar o tempo, o sentido e a forma isso de acordo com as doenças apresentada.

É comum que um tubo plástico chamado de mandril, seja usado para facilitar a aplicação da agulha. Sua principal função é diminuir a dor, porém não é possível atingir a profundidade indicada de uma só vez.

Pode ser que sinta uma dor leve ou um pequeno choque em alguns pontos. A intenção da colocação das agulhas é equilibrar a energia do corpo.

Acabar com o zumbido no ouvido

Está comprovado o efeito sobre o sistema nervoso, responsável pelo controle de alguns distúrbios. Sua ação, nos acupontos liberam neurotransmissores que melhoram o bom humor, ajudando em casos de dor.

Procure clínicas confiáveis para o tratamento, que tenham boa higiene e descartam as agulhas depois do uso.

Existem algumas variações dentro da acupuntura sem o uso da agulha são eles, o uso dos dedos, laser, pedras quentes, entre outros.

Diagnóstico

Para o diagnóstico são avaliadas questões sobre vários aspectos no modo do paciente levar a vida. Também é feito um exame físico onde se faz a checagem da respiração, pulsação, cor da língua e da pele.

Depois, é possível identificar o problema e traçar a forma de tratamento. Nesse caso são escolhidos, quais acupontos serão motivados e quantas sessões serão necessárias.

Benefícios da acupuntura

acupuntura

No tratamento, o paciente tem de ficar deitado em maca na posição pedida pelo acupunturista. Começa a inserção de cada agulha nos locais escolhidos. Onde ficarão por cerca de 20 minutos. No mínimo serão realizadas 10 sessões.

Essa técnica traz inúmeros benefícios, incluindo a diminuição da dor, para pacientes que fazem uso da quimioterapia, pois reduzem a sensação de náusea. Ou para quem fez uma cirurgia recente, para amenizar a tensão e para ajudar na recuperação.

Também é indicada para o tratamento dos sintomas emocionais, como ansiedade e estresse.

Outros benefícios:

  • Insônia
  • Doenças de pele
  • Doenças crônicas
  • Sinusite
  • Doenças auto-imunes
  • Asma
  • Problemas com a menstruação
  • Doenças ortopédicas
  • Zumbido nos ouvidos

Basicamente, podemos dizer que a acupuntura regenera as funções originais dos locais escolhidos, diminuindo assim os sintomas.

Como funciona?

acupuntura

Na medicina chinesa, acredita-se que a saúde como um todo se baseia no equilíbrio das forças yin e yang. Essas forças fluem no nosso organismo, nos mais de 350 diferentes acupontos, onde podem ser estimulados.

Quando há um desequilíbrio dessas forças podem surgir doenças. Mas o tratamento consiste em aplicar uma agulha sobre aquele ponto problemático, pode ser um nervo, tecido conjuntivo ou músculo, para restaurar o fluxo. O que ocorre nesse ponto é o aumento do fluxo sanguíneo, o que ativa a função relaxante do corpo humano.

Muitas pessoas procuram esse tratamento quando:

  • Possuem uma doença que não reage aos tratamentos comuns
  • Querem se livrar dos efeitos colaterais dos tratamentos convencionais, como sono ou mal estar.
  • Não querem fazer uso de remédios.

Várias pessoas procuram a acupuntura como forma preventiva, mesmo que não estejam doentes. O objetivo é melhorar a saúde e viver por mais tempo.

Quem pode fazer o tratamento?

acupuntura 2

Acabar com o zumbido no ouvido

Praticamente todas as pessoas, como bebês, crianças, adultos e idosos. Em especial a criança, pode usar essa forma de tratamento quando não podem utilizar os tratamentos convencionais. E ainda há opção de usar o laser ao invés de agulhas que poderiam assustar as crianças.

Mas, até mesmo na acupuntura existem suas contra indicações, para pessoas com:

  • Problemas hemorrágicos
  • Mulheres grávidas
  • Pessoas com problemas graves que não tem auxílio médico.

Riscos

Na acupuntura, os riscos de lesões graves são mínimos, mas não são impossíveis de ocorrer. Superficialmente, pode ocorrer o surgimento de hematomas nos locais onde foram inseridas as agulhas. Com o tempo, esses hematomas desaparecem.

É possível a presença de áreas doloridas em locais, onde as agulhas foram colocadas de forma profunda. Se ocorrer, use gelo para desinchar e diminuir a dor.

Lesões graves mais comuns:

  • Pneumotórax, uma agulha afeta o pulmão, de forma a ocorrer um colapso parcial.
  • Infecções por hepatite, que afetam gravemente o fígado e bactérias, devido à falta de higiene, como a reutilização de agulhas, por exemplo.

Veja também a reportagem do Globo Repórter sobre a acupuntura (7:09):

Fontes:

http://www.medicinenet.com/acupuncture/article.htm

http://www.medicalnewstoday.com/articles/156488.php

 

 


Equipe Biosom

contato@biosom.com.br