TOP 20 Alimentos Viciantes e Como Fugir do Vício

É fato que o desequilíbrio na alimentação, pode gerar consequências que atuam de maneira negativa na saúde. Existem alguns alimentos viciantes e é necessário tomar cuidado com eles, buscando cada vez mais por hábitos alimentares saudáveis. Não são só refrigerantes, café e hambúrguer que geram vício, a lista pode ser realmente extensa.

O vício alimenta a compulsão e pode gerar um descontrole notável. Não se preocupe, existem maneiras de obter um maior controle e descobrir como melhorar o equilíbrio alimentar.

Confira a seguir 20 alimentos viciantes e como fugir do vício:

TOP 20 Alimentos Viciantes e Como Fugir do Vício

Chocolate

O alto consumo de chocolate não é só na páscoa, muito pelo contrário, algumas pessoas realmente alimentam esse vício o ano todo. Este alimento possui seus benefícios para a saúde, porém, a compulsão pelo doce, pode acarretar em problemas no peso, na pele, gordura nas artérias e até mesmo socialmente, em momentos de consumir ou de sentir falta extrema do chocolate.

Pizza

Hoje em dia, dependendo do lugar, não é difícil encontrar opções variadas de pizzarias. Principalmente nas grandes cidades, elas estão por todo o lugar. Acredita-se, especialmente de acordo com estudos realizados, que a pizza é um dos alimentos mais difíceis de se combater o vício.

Sorvete

Já ouviu algum amigo brincando que é viciado em sorvete? Assim como todos os alimentos deste artigo, é possível se viciar também em sorvete! Em 2012, o Instituto de Pesquisa do Oregon analisou o perigo que alimentos muito doces e gordurosos trazem para os humanos.

Um dos fatores observados em relação ao vício, foi um grau maior do sentimento de satisfação em pessoas que não haviam consumido sorvete em dias anteriores, do que naqueles que haviam consumido.

Cheeseburger

O cheeseburger está na lista de lanches mais encontrados e procurados em fast foods. Assim como outros alimentos citados neste texto sobre 20 alimentos viciantes e como fugir do vício, o cheeseburger, quando consumido frequentemente e em excesso, pode acarretar em danos para a saúde, principalmente para o peso e saúde arterial.

Refrigerante

O que boa parte dos alimentos deste artigo têm em comum, além de serem viciantes? Muitas pessoas consomem eles com refrigerante! No entanto, a bebida não leva benefícios à saúde e constantemente é relacionada com a obesidade por causa do excesso de calorias e sensação de fome que pode surgir ao ingerir.

Acabar com o zumbido no ouvido

Bife

Em estudos realizados sobre os alimentos mais viciantes, o bife está fortemente presente. O vício em carne é muito ressaltado especialmente pelos veganos. No entanto, é interessante notar que qualquer tipo de exagero na alimentação, pode causar um desequilíbrio que não favoreça a saúde, nem cultive hábitos favoráveis.

Salgadinhos

Os salgadinhos, muitas vezes, são apresentados nos primeiros anos da infância. O problema, é que em alguns casos, um vício acaba surgindo e causando problemas, especialmente de hábitos alimentares ruins e de peso.

Batata Frita

Com composição repleta de carboidratos e gorduras, a batata frita promove a sensação de prazer,  o que acaba contribuindo para um alto consumo e até mesmo o vício. Em uma universidade na Alemanha, um estudo associou o alimento à ativação de um mecanismo de recompensa no cérebro de ratos.

Com uma produção maior de serotonina, a sensação de bem-estar é promovida, mas isso não significa que o alimento seja saudável, muito menos o vício nele.

Bolo

A compulsão também pode estar ligada aos bolos. A cada dia mais, novos tipos e combinações de sabores com coberturas são criadas. Nem todo mundo reserva a hora de comer bolo só para datas especiais, muito pelo contrário, algumas pessoas contam com um verdadeiro vício.

Cupcakes

Os cupcakes são basicamente pequenos bolos, muitas vezes recheados e/ou com cobertura. Quantas pessoas conseguem comer apenas um? O problema vai além disso, este é um dos alimentos que aparecem nas listas de mais viciantes. É importante manter o equilíbrio e evitar uma má nutrição.

Ovos

Apesar de contribuir com benefícios na saúde, até mesmo para quem quer perder peso, o ovo é um dos alimentos que entram para a lista de viciantes. Para quem não dosa bem a quantidade de sal, o vício piora ainda mais.

Biscoitos recheados

Uma pesquisa americana realizada por um professor e alunos da Conecticut College, indica que o biscoito da marca Oreo, que tornou-se famoso nos últimos anos, estimula o cérebro, promovendo sensações de prazer. No entanto, outras marcas também são altamente consumidas e podem levar ao vício.

Doces no geral

Várias pesquisas já apontaram e continuam apontando como o alto teor de açúcar e gordura causam efeitos cerebrais relacionados muitas vezes com as drogas. Por isso, que é fundamental tomar cuidado com a alimentação, não apenas com os alimentos doces e os outros citados neste artigo, como também nos excessos. A compulsão por doces pode ser muito forte e deve ser levada a sério.

Café

O café não necessariamente traz malefícios à saúde, a não ser para quem possui problemas no estômago, osteoporose avançada ou insônia. No entanto, a bebida pode levar ao vício e é importante manter o equilíbrio.

Acabar com o zumbido no ouvido

Pipoca amanteigada

A pipoca amanteigada não faz parte da preferência de algumas pessoas apenas no cinema. Esse é mais um dos itens presentes em listas de alimentos viciantes, com o qual também se deve ter cautela para consumir de forma consciente, especialmente pela gordura presente na manteiga.

Salgados Assados

Os alimentos processados, como os salgados assados que muitas vezes são comprados congelados para fritar ou apresentam um alto teor de gordura, entre outros componentes, podem viciar. Além disso, podem contribuir com o aumento de peso.

Pão francês

O carboidrato presente no pão, apesar de ser simples, conta com uma rápida digestão, o que pode acabar promovendo a sensação de falta de saciedade. Dessa maneira, as pessoas podem acabar consumindo mais do que o necessário.

Frango Frito

Sal e gordura? São dois componentes presentes em boa parte dos alimentos desse artigo e essa combinação é capaz de ser adorada por muitas pessoas. No entanto, além de adorada, é uma combinação que a adoração chega ao nível do vício. Um vício que pode causar sérios problemas de saúde, especialmente cardiovasculares.

Bacon

Por mais que tenha um grande número de fãs, o bacon – alimento gorduroso presente em diversos lanches e até mesmo em cafés da manhã ou lanches da tarde-, pode trazer malefícios para a saúde ao ser consumido com frequência, incluindo a pré disposição a complicações envolvendo o excesso de gordura.

Queijo

Um estudo realizado pela Universidade do Michigan, nos Estados Unidos afirmou que o queijo é um dos alimentos viciantes. Um dos motivos, é a presença de caseína, encontrada em produtos originados do leite. Além disso, o queijo está presente em diversos alimentos, incluindo em pizzas e cheeseburgers, por essa razão, o cuidado deve ser redobrado.

Como se livrar dos vícios?

Agora que você já viu quais são 20 alimentos viciantes, está na hora de descobrir algumas dicas para se livrar desses vícios e obter uma alimentação mais equilibrada, longe dos exagerados que podem ser tão maléficos para a sua saúde. Confira a seguir:

  • É fundamental, a princípio, identificar quais são seus vícios, observar a frequência, quantidade de consumo e como se sente ao ficar sem;
  • Não adianta querer cortar de vez cada vício, é fundamental substituir pouco a pouco um hábito por vez. Dê a chance do seu corpo se adaptar e recuperar;
  • Busque sensações de bem-estar por meio de outras coisas, faça exercícíos, escute músicas, entre outras diversas opções, mantenha-se ativo;
  • Procure por opções mais nutritivas, que possam contribuir com a sua saúde;
  • Busque orientação médica para obter direções de quais alimentos são mais favoráveis para as suas necessidades;
  • Não se esqueça, principalmente por causa do refrigerante, de tomar água, outra opção boa também são os sucos naturais para a substituição da bebida gaseificada.


Equipe Biosom

contato@biosom.com.br