Aparelho para surdos

Como um braille para audição, o dispositivo assume a função do sistema auditivo. Ou seja, um aparelho para surdos que traduz as ondas sonoras em impulsos elétricos.

O Engenheiro John Williams, pesquisador da NASA, teve sua audição prejudicada pelo trabalho realizado em câmeras a vácuo. Após diversas seções de pesquisas nas câmaras, o engenheiro adquiriu um incessante nos ouvidos. Buscando uma solução para o próprio caso, Williams desenvolveu um aparelho que possibilita a interpretação de alguns sons, através da língua.

 

O que essa aparelho para surdos? 

Aparelho para surdos

O aparelho é um receptor composto por sensores que ficam preso no céu da boca. Funciona juntamente com um microfone e uma espécie de fone de ouvido. Ainda em fase de desenvolvimento, o aparelho trabalha com a interpretação do toque em informações sonoras.

“Partes do sistema nervoso, os que processam a sensação de toque, estão relacionadas às mesmas estruturas do cérebro responsáveis pelo processamento de informações sonoras”, diz JJ Moritz, membro da equipe de Williams

 

Como esse aparelho para surdos funciona?

Assim como o braille está para ajudar deficientes visuais, este aparelho está para ajudar deficientes auditivos. Quando capta os sons, o aparelho converte as ondas sonoras em vibrações especifica para cada frequência.

A audição através da língua funciona por um processo básico de 5 passos.

  1. Captura do som através do uso de um fone de ouvido com microfone especial.
  2. O aparelho que fica preso no céu da boca, recebe as informação através de um fone de conexão bluetooth.
  3. O aparelho traduz as diferentes frequências em pequenos impulsos elétricos.
  4. O usuário encosta a língua no aparelho para sentir as diferentes vibrações produzidas pelos pulsos elétricos.
  5. O cérebro interpreta os padrões dessas vibrações e os transformas em informações, como por exemplo, palavras.

 

Como Adquirir esse aparelho? 

O projeto ainda não está finalizado e precisa de diversas liberações para ser comercializado. A expectativa é que esteja em circulação em até 3 anos.

Enquanto isso, caso seu problema auditivo e zumbido esteja relacionado a poluição sonora e/ou envelhecimento natural das células ciliadas, você pode usar o Hearing Guardian que conta com a exclusiva tecnologia TSC para proteger sua audição e diminuir o zumbido ouvido.

 

Fonte:

http://www.cbsnews.com/news/new-device-would-let-the-deaf-hear-with-the-tongue/
http://www.popsci.com/prototype-retainer-could-help-hearing-impaired-hear-their-tongues

Equipe Biosom

contato@biosom.com.br