Como Pegar no Sono em um Minuto?

Como pegar no sono em um minuto

São diversas as receitas, chás, remédios ou meditações que prometem eliminar a insônia e fazer a pessoa pegar no sono mais rapidamente. Entretanto, se elas funcionam é uma outra história.

O médico, professor e escritor formado pela Universidade de Harvard, Dr. Andrew Weil criou o exercício 4-7-8, ou “tranquilizante natural do sistema nervoso” no qual são utilizadas técnicas de respiração que prometem fazer a pessoa adormecer em somente 60 segundos.

Confira este truque de pegar no sono que consiste em três passos simples:

pegar no sono

  • Fique em uma posição que não atrapalhe a sua respiração.
  • Com a boca fechada, conte até quatro enquanto inspira silenciosamente pelo nariz.
  • Conte até sete mentalmente enquanto segura a respiração.
  • Expire o ar pela boca fazendo barulho até chegar no número oito.

Segundo o Dr. Weil, em até quatro ciclos a pessoa já caiu no sono, acordando somente no outro dia sem se lembrar ao menos de ter parado de contar. Ressalta ainda que a técnica é absurdamente simples e dispensa a utilização de qualquer equipamento. O método é baseado na prática indiana Pranayama, que significa “Controle da respiração”

Para garantir um funcionamento perfeito, é essencial contar direitinho, sem acelerar ou reduzir a velocidade dos segundos. Além disso, realizar a técnica sem interrupções (sem voltar a respirar normalmente) também é recomendado. Desta maneira, o cérebro fica impossibilitado de produzir outros pensamentos que possam causar distrações e ocasionar a ansiedade.

Acabar com o zumbido no ouvido

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Com este exercício, é possível sentir o ritmo cardíaco desacelerar e abrandar, acalmando a mente e fazendo o corpo relaxar. Diversas pessoas já relataram caírem no sono antes mesmo de realizar o segundo ciclo de respirações.

O truque é recomendado principalmente para pessoas que sofrem de ansiedade e nervosismo, além de poupar o bolso e o organismo, evitando o consumo de remédios sedativos. O estresse faz com que as pessoas respirem breve e superficialmente chegando a prender a respiração inconscientemente.

Com o exercício, você se obriga a melhorar a oxigenação afetando positivamente a corrente sanguínea, causando um efeito anestésico e calmante. Ele vai acalmar seu coração instantaneamente, além de acalmar o sistema nervoso em geral.

Técnicas de respiração vêm sido usadas em modalidades como ioga, que proporcionam o relaxamento e o bem-estar do corpo. O 4-7-8 é um dos mais conhecidos nos Estados Unidos e apesar de não garantir benefícios à saúde, está comprovado que o exercício ajuda quem o pratica a adormecer mais rapidamente. Além disso, pode-se praticar alguns instantes antes de um evento, reunião ou simplesmente se você está nervoso e busca calmaria.

Acabar com o zumbido no ouvido

Conheça outras maneiras de combater a insônia e melhorar a qualidade do sono:

  • Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e estimulantes como café preto e energéticos;
  • Evitar refeições pesadas antes de pegar no sono. O ideal é substituí-las por alimentos leves ou chás calmantes como camomila ou ervas;
  • Evitar dormir durante o dia ou trocar os horários;
  • Não praticar exercícios físicos muito próximos ao horário de dormir, pois os mesmos aumentam o metabolismo e energia;
  • Evitar discutir problemas e esforços físicos. Sempre buscar relaxar a mente e o corpo pelo menos duas horas antes de deitar;
  • Manter o quarto limpo, confortável, silencioso e escuro, evitando sempre materiais que possam causar alergia como carpetes e tapetes;
  • Escolher uma boa posição para dormir, evitando sempre optar pela barriga para baixo, grande causadora de problemas na coluna;
  • Evitar passar muito tempo na cama, como ver TV ou mexer no computador. A cama deve ser utilizada somente para dormir;

Fontes:

http://news.bitofnews.com/4-7-8-method/

http://www.byrdie.com/how-to-fall-asleep-fast