Como Remover a Cera de Ouvido Corretamente?

remover a cera de ouvido

Cera de ouvido é uma secreção natural encontrado na orelha. Ela protege a audição contra a sujeira e bactérias, evitando qualquer tipo de infecção. A cera é composta por epitélio (células da pele), poeira e secreção oleosa da glândulas sebáceas  no canal auditivo. Estas secreções lubrificam o cana auditivo prevenindo o ressecamento. A composição de cera varia de indivíduo para indivíduo dependendo da dieta, idade e ambiente.

Embora o ouvido seja “auto-limpante”, é necessário, algumas vezes, remover a cera em excesso. Também é indicado limpar a orelha uma vez por mês para manter a higiene e para evitar que a cera se acumule e bloqueie o tímpano.

Para evitar dados no canal auditivo, como perfuração, infecção ou coisas piores não se deve usar nem um tipo de bastonetes e muito menos tampas de caneta, clipes de papel, ponta de lápis etc.

É importante, portanto, utilizar métodos seguros para limpar o ouvido sem criar machucados ou promover algum tipo de infeção.

O que preciso fazer com o acúmulo de cera?

Se a cera não está causando nenhum problema, é melhor deixar como está. O ouvido se limpa sozinho. Por isso, é desnecessário tentar remover a cera sozinho. Se notar que a cera está do lado externo do ouvido, poderá limpá-la. Porém, a cera pode se acumular, particularmente quando o ouvido está muito seco ou com muito pelo. Ela também pode acumular com o uso de cotonete, pois você vai empurrando pouco a pouco a cera para baixo. Algodão pode causar ressecamento no canal auditivo causando irritação.

Como posso remover a cera de ouvido em casa?

Se você tem alguma dor no ouvido, não tente fazer nenhum tratamento em casa, mas procure um especialista. Há pessoas que usam pázinha para remover a cera, porém o mal uso pode causar infecção. Existem vários tipo de gotas para o ouvido, mas não é tão simples para usar já que existem pessoas que têm peles sensíveis.

O uso de azeite também é comum e simples. Disponível em supermercados e, já que não precisa aquecer antes, facilita bastante o uso. Três a quatro gotas, de duas a três vezes ao dia por uma ou duas semanas é suficiente, assim a cera sai sozinha pelo ouvido. Utilize um conta gota e encoste a sua cabeça por alguns minutos para um lado. Depois desse tempo use um algodão para secar o excesso de azeite no lado de fora do ouvido.

Cera de ouvido pode causar perda auditiva?

A perda auditiva pode ter várias causas. A causa de mais fácil tratamento é o excesso de cera nos ouvidos, que acaba bloqueando o som. A cera em excesso dentro do ouvido pode afetar pessoas de todas as idades. Como a cera se acumula no canal do ouvido, fica mais difícil as ondas sonoras alcançarem a cóclea. A perda auditiva ocorre gradualmente com o passar do tempo por causa deste acúmulo e pode até passar despercebida por longos períodos. Mesmo que a cera seja removida e o som entrar com mais facilidade, a sensação de zumbido poderá aumentar até o período de adaptação.

Um médico pode remover a cera usando um tipo de óleo para soltar o acúmulo e a amolecendo, escavando e aspirando a cera amolecida.

Acabar com o zumbido no ouvido

5 Passos para remover a cera de ouvido corretamente

cera de ouvido

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Ingredientes:

  • 1 óleo de bebê
  • 1 seringa ou 1 conta gota
  • 2 “bolas” de algodão
  • 1 toalha limpa.

Passo 1

Use uma seringa para aplicar 3 gotas de óleo de bebê em seu ouvido. Você pode comprar uma seringa em drogarias. Incline a cabeça de maneira que o ouvido a ser limpado fique voltado para cima, segure o lóbulo da orelha para facilitar que o óleo entre no canal do ouvido.

Passo 2 

Coloque um pouco de algodão no ouvido externo (orelha) apenas para bloquear o canal do ouvido e impedir que o óleo escorra para fora.

Passo 3 

Deixe o óleo no canal do ouvido por 15 minutos. Caso você esteja com uma quantidade excessiva de cera no ouvido, irá precisar deixar o óleo por mais tempo para que possa amolecer toda a cera acumulada.

Passo 4

Retire o algodão da orelha e descarte. Encha a seringa com água morna e, mantendo a orelha para cima, aplique no ouvido metade da água da seringa.

Passo 5

Retire a água inclinando o ouvido para baixo e use uma toalha para aparelhar a cera e água que irá cair. Repita todos os passos no ouvido oposto.

Manter o ouvido saudável implica em diversas atitudes. Além de manter limpo, evite utilizar fones de ouvido sujos, bem como não ouvir música alta para não prejudicar sua audição.  Leia também >> o que é cera de ouvido?

Veja também este vídeo que explica em detalhe sobre a cera de ouvido (0:59):

Acabar com o zumbido no ouvido

Não deixe de baixar o software Hearing Guardian v1 no seu computador

http://bit.ly/hearingguardianblog

A alta exposição sonora tem sido uma das principais causas da perda auditiva, e o zumbido no ouvido tem sido uma das principais consequências. Para que o usuário possa avaliar os resultados antes de fazer qualquer renovação, então, disponibilizamos 30 dias grátis do software para que utilize diariamente e sinta as melhorias em sua capacidade auditiva. Clique no link ao lado e visite o website para baixa o software. www.biosom.com.br

Fonte:

http://www.entnet.org/content/earwax-and-care

http://www.huffingtonpost.com/2014/07/21/dont-clean-ear-qtip_n_5600401.html

http://www.tinnitus.org.uk/ear-wax-removal-and-tinnitus