Aprenda Como Remover os Pelos do Nariz em um Instante!

Os pelos do nariz possuem uma importante função no organismo, mas ainda assim eles causam um enorme constrangimento quando crescem além do normal. Quando isso acontece, a retirada dos pelos em excesso é mais do que importante, é obrigatória. Mesmo os homens que possuem barba não conseguem disfarçar os pelos do nariz junto aos pelos faciais por isso é importante tirá-los.

Mas como resolver essa questão de forma que o nariz esteja protegido, e você não fique esteticamente desagradável? Vamos buscar esse equilíbrio encontrando compreendendo as funções dos pelos do nariz, e como você pode remover os pelos em excesso.

1) Por que nascem os pelos no nariz?

Aprenda Como Remover os Pelos do Nariz em um Instante!

Existe uma razão muito simples para que utilizemos mais o nariz do que a boca para respirarmos. Os pelos presentes nele, que surgem desde a infância, ajudam a filtrar as impurezas presente no ar que respiramos. Através dos pelinhos, evitamos a entrada de germes e outras bactérias nocivas ao organismo.

Mas as vantagens dos pelos no nariz não param por aí. Os pelos presentes no nariz umedecem e aquecem o ar para que cheguem aos pulmões na temperatura certa, para que não prejudiquem a respiração como um todo. Isso justifica o fato dos nossos narizes coçarem muito quando o tempo está muito frio, ou quando estamos em uma região muito poluída.

E só para completar as diversas vantagens que os pelos do nariz propiciam, que é a diferenciação dos aromas. O cérebro humano é capaz de detectar até 1 trilhão de aromas diferentes, e para tanto, os pelos do nariz são estimulados pelas partículas de ar, que mandam as informações para o cérebro pelo bulbo olfativo.

Com isso, o cérebro é capaz de identificar não apenas os aromas, como os sabores. Por isso é muito importante ter cuidado com os pelos do nariz.

2) Como remover os pelos do nariz?

O crescimento de pelos no nariz, de forma descomunal, tem mais razões genéticas do que doenças e maus cuidados. Geralmente, eles costumam crescer na fase adulta, e com maior intensidade na terceira idade, e junto dos pelos do ouvido.

Técnicas como depilação a laser não são muito recomendadas, devido aos riscos que ele causa ao sistema olfativo. Mesmo o uso da tesoura e da lâmina de barbear deve ser feito com bastante cautela, para que não machuque a pele interna do nariz.

Para quem não está com os pelos em excesso, mas estão expressivos o bastante para chamarem atenção, a pinça também costuma ser uma opção excelente para aparar os pelos do nariz. Ela oferece mais precisão, ao custo de ser mais doloroso se não houver o devido cuidado.

Uma forma muito simples de salvaguardar o nariz e diminuir o efeito negativo dos pelos é através de um aparador. Ele é simples de ser utilizado, fácil de regular, e você consegue deixar na simetria que precisa.

Para facilitar essas particularidades no trato dos pelos do nariz, temos algumas dicas bem práticas:

  • Esterilize bem qualquer um dos aparelhos que vá utilizar na aparação dos pelos do nariz. Uma vez que está mexendo em uma região essencial para a respiração e o olfato, qualquer tipo de infecção é perigosa.
  • Para as tesouras, evite os modelos pontudos, por razões bem claras. Cortes no nariz são tão difíceis de lidar quanto no ouvido.
  • Nunca apare os pelos do nariz quando estiver doente. Ele deve estar limpo e seco, e caso limpe nesse estado, há uma grande chance de contrair outras doenças.
  • Não faça força ao tirar os pelos do nariz. O ideal é sempre aparar o excesso, que já está fora do nariz, e sempre aos poucos. A dor de um bulbo capilar arrancado nessa região é tão intenso quanto nos cabelos.
  • Lave bem as mãos ao terminar o trabalho, para garantir que não contraia outros germes durante o enxágue e a aparação;
  • Caso fique com o nariz muito irritado ao tirar os pelos, utilize algum tipo de compressa gelada para diminuir a irritação.

3) Os cuidados na hora de remover os pelos do nariz

Tal como a limpeza do ouvido, a falta de cuidados na hora de tirar os pelos do nariz acarreta em doenças e situações tão graves quanto o constrangimento social. As infecções e doenças que podem ser contraídas devido a essa falta de cuidado são graves ao ponto de matar os mais descuidados.

E não é brincadeira. Com o nariz desprotegido devido a falta de cílios, os microrganismos antes barrados podem levar seus agentes perigosos direto para a corrente sanguínea e para o cérebro. De todos os efeitos nocivos que isso acarreta, o mais perigoso é a .

Como já bem vimos, a Meningite pode ser fatal, se não houver algum tipo de medicação adequada com antibióticos. Por isso, é essencial que, para remover os pelos do nariz, exista cautela e muita atenção no que está fazendo. Não deixe de cuidar bem da sua saúde, e até a próxima!

Equipe Biosom

contato@biosom.com.br