Como Tratar a Dor na Lombar em um Instante?

Dor na lombar é um problema que todos podem ter em um certo ponto. A região lombar começa logo abaixo das costelas. A dor na lombar é uma das principais causas de má postura no trabalho. Felizmente, na maioria dos casos a dor na lombar melhora sozinha, mas quando não melhora, existem tratamentos eficientes.

 
Aperte o play acima e ouça a narração desse post feita pelos nossos parceiros do Vooozer.

I) Sintomas de dor na lombar

Veja este vídeo para aliviar as dores no lombar (14:02):

As sintomas podem variar de uma dorzinha até uma sensação de facada. A dor pode dificultar o movimento e manter uma postura reta. Muitas vezes a dor aguda nas costas aparece de repente, decorrente de um mal jeito no esporte ou no trabalho. Se a dor durar mais de três meses, pode ser considerada crônica. Caso a dor não melhore no prazo de 72 horas, é recomendando que consulte um médico.

Principalmente a dor causada por uma queda ou por uma lesão, precisa ser checada por um profissional de saúde. Se você tiver sintomas como perda de controle da bexiga ou do intestino, fraqueza nas pernas, dor ao tossir ou urinar, é preciso contatar um doutor.

II) Quais são as principais causas de dor na lombar?

Como Tratar a Dor na Lombar em um Instante?

1) No trabalho

Se o seu trabalho requerer levantar, puxar ou se movimentar de forma que force sua coluna, isso pode causar a dor nas costas. Porém, ficar sentado no escrivaninha o dia inteiro também tem os seus riscos, especialmente quando a sua cadeira é desconfortável ou você tem uma má postura.

2) Sua bolsa ou mochila

É a sua parte inferior das costas que suporta o seu corpo quando você carrega uma bolsa ou uma mochila. Se você costuma encher de coisas a sua bolsa e carregar o dia inteiro, você estará forçando a sua parte inferior das costas a uma lesão.


Cuidado com o excesso de peso na bolsa

3) Na Academia

Exercício demais na academia ou golfe tem sido uma das principais causas de dor na lombar. Isso acontece principalmente quando a pessoa não está apto à exercício e gasta horas na academia ou faz qualquer tipo de exercício no fim de semana.

Acabar com o zumbido no ouvido

4) A Postura

Sua mãe estava certa quando ela disse “senta direito!” A sua lombar suporta melhor o seu peso com uma boa postura.  Quando estiver de pé sempre distribua o seu peso com os dois lados dos pés no chão.

5) Hérnia de disco

Os discos que parecem um gel na coluna vertebral e têm a função de amortecimento, desgastam com o envelhecimento ou lesões. Um disco enfraquecido pode inchar ou até romper, pressionando as raízes nervosas da coluna vertebral. Isto é chamada de hérnia de disco e pode causar dor intensa.

6) Peso

A maioria das pessoas tem a primeira experiência de dor na lombar aos 30 anos, na idade que começamos a ganhar uns quilinhos.

7) Dor nas costas : Condições Crônicas

Várias condições crônicas podem levar a dor lombar.

  • Estenose do canal vertebral é um estreitamento do espaço entre a medula espinhal, que pode colocar pressão sobre os nervos espinhais.
  • Espondilite refere-se a dor crônica nas costas e rigidez devido à inflamação grave das articulações da coluna vertebral .
  • Fibromialgia provoca dores musculares generalizadas , incluindo dor nas costas.

Para ajudar o seu médico diagnosticar a causa da dor na lombar, seja específico na hora de descrever a dor. Detalhe todos os sintomas e o seu histórico da sua condição crônica. Assim o seu médico não vai precisar esperar o resultado do raio x ou ressonância antes de começar o tratamento.

III) Como tratar a dor na lombar em casa em um instante?

1) Use almofada térmica

Na maioria dos casos, a dor na lombar é causada por tensão muscular e melhora sozinha mas você poderá fazer alguns procedimentos em casa, como massageamento com almofada térmica ou um banho quente para aliviar a dor.

2) Retome as atividades

Dor na lombar pode ser uma desculpa para você sair da cama, mas retome as suas atividades o mais rápido possível já que o problema é tensão muscular. Estudos comprovam que descansar um dia ou mais podem piorar a dor e reduzir a flexibilidade.

3) Faça exercícios de alongamento para fortalecimento

Exercícios podem fortalecer e aliviar a dor de lombar. Separamos alguns exercícios que você pode fazer em casa. Se não conseguir fazer esses movimentos, converse com o seu médico sobre os exercícios que você pode fazer.

  • Coloque os joelhos e as mãos no chão e depois encoste os glúteos para trás até sentir a sola dos pés sem tirar as mãos do chão. (20 repetições)
  • Coloque os joelhos e as mãos no chão e estique o braço esquerdo para frente e a perna direita para trás. Faça o mesmo com o braço direito e a perna esquerda. (20 repetições)
  • Coloque a barriga no chão com a perna esticada e depois levante o tronco com os cotovelos no chão e aguente 20 segundos.
  • Coloque os pés no chão, levante os joelhos para o ar com os braços esticados para trás. Movimente o quadril para cima para baixo. (20 repetições)
  • Coloque os pés no chão com os joelhos levantados para cima. Faça o movimento com os joelhos para o lado esquerdo e direito. (20 repetições)

Como Tratar a Dor na Lombar em um Instante? Exercicios

4) Faça massagem na região lombar

A massagem pode aliviar a dor lombar crônica, especialmente quando combinada com exercícios e alongamento. Para massagear mais eficientemente, você pode usar o cilindro de isopor que é vendido nas lojas de esporte.

5) Tome remédios para aliviar a dor

Os remédios são recomendados para dores mais leves na lombar. Existem analgésicos ou cremes para passar sobre a pele que aliviam a dor. As dores mais severas e clínicas precisam de médicos para prescrição.

IV) Esses métodos já requerem profissionais especializados:

Como Tratar a Dor na Lombar em um Instante?

1) Visite um Quiroprático

Quiropráticos e alguns médicos da osteopatia usam técnicas que manipulam a coluna vertebral para tratar a dor na lombar, aplicando pressão com as mãos nos ossos e nos tecidos ao redor. Porém, este tratamento não é adequado para todos.

Acabar com o zumbido no ouvido

2) Fisioterapia para Reabilitação

Se a dor na lombar deixou você inativo por um longo tempo, um programa de reabilitação pode ajudar a fortalecer os músculos e voltar para suas atividades diárias.

3) Acupuntura

Acupuntura pode tratar dor na lombar. Um estudo mostra que após oito semanas, ambos os grupos que tomaram acupuntura tiveram maior alívio do que as pessoas que não tiveram a acupuntura.

4) Injeções

Se terapias e medicamentos não estão ajudando, seu médico pode recomendar injeções. O procedimento é feito com INJEÇÃO EPIDURAL com CORTICOIDES.

5) Cirurgia 

Se a dor na lombar crônica está interferindo a sua vida e outros tratamentos não estão ajudando, você pode ser um candidato para uma cirurgia. Dependendo de causa da sua dor, o cirurgião pode remover o disco com hérnia, aumentar o espaço entre as colunas vertebrais e/ou colocar parafusos entre duas colunas vertebrais.

V) Como prevenir a dor na lombar?

Não uma maneira de prevenir completamente a dor na lombar, mas existem passos que você pode tomar para reduzir o risco :

  • Manter um peso saudável.
  • Exercitar regularmente.
  • Dobre as pernas para pegar qualquer objeto.
  • Mantenha a sua postura correta no trabalho

Veja este vídeo para aliviar as dores no lombar (14:02):

Fontes:

http://www.spine-health.com/conditions/lower-back-pain/lower-back-pain-symptoms-diagnosis-and-treatment


Equipe Biosom

contato@biosom.com.br