Dieta da Sopa – Receitas e Dicas para o Sucesso

Dieta da sopa

Quando se trata de dietas, muita gente já corre pra testar, não é? Então, lá vai mais uma: A dieta da sopa. O que mais chama atenção, sem dúvida alguma, é a rapidez na redução de peso que ela promete. Só que é importante informar-se direito e introduzi-la com cuidado no seu dia a dia, sem abusar.

É uma ótima opção para quem quer perder alguns quilos rapidamente tomando sopas quentinhas, porém, a dieta não é uma das mais recomendadas por nutricionistas, porque dependendo da forma que ela é feita,  pode se tornar muito monótona e com baixo valor de nutrientes necessários para seu organismo. Só que ela pode sim ser feita de forma saudável! Descubra mais sobre a dieta da sopa a seguir:

1) Como funciona a dieta da sopa?

Basicamente, como o nome já diz, ela consiste em substituir algumas refeições por sopa. Caldos nutritivos e deliciosos podem entrar no seu cardápio, mas nem todo mundo toma cuidado na hora de preparar as sopas, deixando de lado a preocupação com nutrientes essenciais para uma boa saúde. O normal dela é não durar muito, pode ser feita de 2 a 30 dias, depende da pessoa. O prato pode entrar no almoço e no jantar, com receitas de sopas variadas.dieta-da-sopa1

Você não precisa necessariamente tomar as sopas em absolutamente todas as refeições, mas para quem quer adotar algo mais leve e saudável substituir a refeição da noite por uma sopa, é uma boa opção.

Há quem siga uma forma mais radical da dieta alimentando-se só com sopa de repolho, porém, fazer as sopas com base em legumes e verduras ou até mesmo misturar legumes com carne ou frango, são boas pedidas para não ter um prejuízo nutricional muito grande.

2) Quais são as principais vantagens da dieta da sopa?

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Como todas as dietas, algumas coisas podem mudar de pessoa para pessoa, de acordo com o modo de preparo dos alimentos e necessidades do corpo. As principais vantagens envolvem a redução de calorias, principalmente, quando hábitos alimentares são alterados e melhorados, porque dessa forma o resultado é mais satisfatório de forma geral.

Afinal, não adianta passar dos limites o dia todo e só de noite pegar leve com uma sopa, não é mesmo? Seguindo de forma saudável e com disciplina, você pode até perder aproximadamente 5 kg em um mês!

3) Quais são os riscos da dieta da sopa?

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Acabar com o zumbido no ouvido

Como dito anteriormente, quando essa dieta é seguida de forma radical, sem se preocupar com as necessidades do corpo incluindo os nutrientes essenciais, podem existir alguns riscos. Fraqueza, tontura e indisposição, são três exemplos de riscos que pode ocorrer, mas a longo prazo outros problemas podem surgir pela alimentação não balanceada. Além disso, ao seguir somente a dieta da sopa por alguns dias e não mudar os hábitos alimentares, pode ocorrer o famoso efeito sanfona, em que a pessoa emagrece, engorda, emagrece e engorda de novo.

4) Receitas da dieta da sopa:

Notícia Diárias Para Quem Não Tem Tempo

Ao preparar as sopas, é importante não exagerar no sal. Coloque somente para dar um gosto leve.

A) Dieta da Sopa Receita 1

1 Berinjela +3 Pimentões coloridos + 1 Molho de tomate + 2 Nabos + 2 Cenouras + 1 xíc. (chá) de vagem picada + 1 sopa de cebola + 1 Tablete de caldo light de galinha + ½ repolho roxo

Para preparar, é necessário cozinhar os legumes e separar, depois adicionar um litro e meio de água em outra panela e então diluir a sopa e o molho. Depois de ferver, acrescente os legumes.

B) Dieta da Sopa Receita 2

2 col. (sopa) de óleo + 2 cebolas médias fatiadas + 2 cenouras fatiadas + 1 xíc. (chá) de salsão + ½ quilo de lentilha seca + 1 colher (chá) de tomilho + 2 folhas de louro + 8 xíc. (chá) de água quente

Parar preparar, doure as cebolas no óleo, adicione o salsão e as cenouras para cozinhar por 5 minutos. Depois junte todos os outros ingredientes. Coloque a água e cozinhe por mais 1 hora, se for necessário para a lentilha ficar macia, deixe mais alguns minutos.

C) Dieta da Sopa Receita 3

½ kg de peito de frango sem pele e ossos +  1 cebola picada + caldo de galinha + 350 g de cenoura picada + sal 

Acabar com o zumbido no ouvido

Cozinhe os ingredientes até o peito de frango ficar macio.

Para um caldo básico você pode seguir a receita 3 acrescentando água, salsão e diminuir um pouco a quantidade da cenoura, para depois cozinhar todos os ingredientes.

Uma dica é variar a alimentação para acompanhar a dieta da sopa de forma mais nutritiva, comendo frutas, queijo branco, bebendo chá e água à vontade.  Não é recomendado que pães, bebidas alcoólicas, frituras e refrigerantes estejam no seu dia a dia. E claro, não esqueça da variação de receitas para que a dieta não se torne muito monótona e prejudicial a sua saúde.

5) Dicas para o sucesso

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  1. Beba bastante água.
  2. Evite pães, bebidas alcoólicas, frituras e refrigerantes
  3. Faça diariamente um leve exercício como andar ou correr.
  4. Faça durante 7 dias seguindo os passos rigidamente.
  5. Tome suplementos de vitamina, com orientação de um nutricionista, para complementar a sua alimentação.
  6. Tome sopa várias vezes ao dia. Só não deixe passar fome.

Veja também: 20 Alimentos que Podem ser Consumidos na Dieta sem Carboidrato

Fontes:

http://www.food.com/recipe/7-day-soup-diet-recipe-215370

http://www.livestrong.com/article/539016-how-to-lose-20-pounds-by-eating-soup/