Como Aliviar a Dor nas Costas em um Instante?

Com a correria do dia-a-dia, que cresce cada vez mais, vem impedindo que as pessoas consigam se manter relaxadas e ao longo do tempo, vão surgindo diversos problemas que acabam afetando não só a saúde do indivíduo, como também a sua qualidade de vida. E dentre os problemas mais comuns, destacamos a dor nas costas, que pode surgir em decorrência de diversos fatores como o estresse, por exemplo, e inclusive seu início pode surgir não só da coluna vertebral, como também nos nervos, nos músculos ou de outras regiões que acabam promovendo o aparecimento da dor nessa região.

Dor nas costas é uma das queixas mais comuns no trabalho e nos hospitais. Embora ela possa afetar todas as idades, é muito mais comum afetar os adultos entre 35 a 55 anos de idade. Especialistas dizem que dor nas costas está associada ao jeito que os nossos ossos, músculos e ligamentos trabalham.

A coluna é responsável por sustentar e movimentar o nosso corpo. Entre as 33 vértebras passa a medula espinhal, que funciona com um canal de comunicação entre o cérebro e o resto do corpo.

O importante é que independente da causa que te fez sofrer com dores nas costas, existem diversos tratamentos e formas de prevenção, e dentre eles estão alguns exercícios de alongamento que ajudam não só aliviar o problema, como também, a fortalecer a região e consequentemente impedir que a dor surja novamente ou piore de intensidade. E se você sofre com dores nas costas, este artigo foi feito especialmente para você. A seguir iremos dar 10 dicas de exercícios para aliviar as dores na região.

O que causa a dor nas costas?

As causas são variadas, veja abaixo os fatores:

A) Problemas motores: a causa mais comum de problemas motores é uma condição chamada degeneração do disco intervertebral, que significa que os discos localizados entre as vértebras da coluna vertebral estão quebrando com o avanço da idade. Como eles estão desgastados perdem a capacidade de amortecimento, se essa região estiver estressada pode causar dor.

B) Lesões: um trauma na coluna vertebral, como fraturas e entorses, pode causar dor crônica ou de curta duração. Entorses podem ocorrer ao torcer ou levantar de forma inadequada. A fratura muitas vezes é devido à osteoporose, causada pela fraqueza dos ossos. Lesões mais graves, como queda e acidentes podem causar dor também.

C) Doenças: escoliose, é uma curvatura na coluna devido à deformidade muscular ou à contração muscular desigual, espondilolistese, diferentes formas de artrite e estenose espinal. 

D) Infecções e tumores: osteomielite é uma infecção que envolve a vértebra e pode causar dor, assim como a discitis, que envolve os discos que amortecem as vértebras.

E) Emocional: geralmente, a dor é relacionada ao físico, mas o emocional também pode contribuir com a dor. O estresse pode afetar todo o corpo, inclusive com que os músculos das costas fiquem tensos. Depressão quando não tratada, ansiedade e insônia podem piorar a dor nas costas.

F) Outras causas: gravidez, pedra nos rins, infecções, endometriose que é o acúmulo de tecido uterino fora do útero e fibromialgia, causada pela fadiga e dor muscular. 

Como aliviar a dor nas costas em casa?

Como Aliviar a Dor nas Costas em um Instante?

Veja abaixo algumas técnicas e tratamentos que podem ajudar a amenizar a dor na coluna:

  • Bolsa de água quente: coloque uma bolsa de águe quente no local da dor para relaxar os músculos. Se a bolsa estiver morna deixe de 15 a 20 minutos, tome cuidado para não queimar a pele! Bolsas térmicas são vendidas em farmácias e lojas de produtos ortopédicos.
  • Banho quente: tomar um banho quente aumenta a circulação sanguínea e promove a vasodilatação, assim aliviando a dor.
  • Relaxe: tente ficar deitado ou sentar em uma cadeira, encoste suas costas totalmente no encosto da cadeira. Evite ficar muito tempo na mesma posição.
  • Emagreça: se você estiver acima do seu peso ideal, essa pode ser a causa da dor. O excesso de peso sobrecarrega as articulações.
  • Postura: melhore a sua postura! Ao sentar em uma cadeira tente se acostumar a não cruzar as pernas, isso é terrível para a coluna.
  • Alongamento: o alongamento vai ajudar no combate à dor, ajudando na circulação sanguínea e desenvolvendo um melhor alongamento.

Além desses, fazer sessões de fisioterapia para melhorar a sua postura é uma grande ajuda. Existe também um dispositivo que avisa quando sua postura está errada, para saber mais clique aqui.

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Como aliviar dor nas costas no trabalho?

Como aliar o estresse da rotina multitarefa e melhorar a produtividade?

Como Manter o Foco no Trabalho é um assunto que realmente pode ajudar no aumento da produtividade. No entanto, é preciso muito mais para vencer as dificuldades do dia a dia. A rotina acaba sobrecarregando a mente e o corpo nos levando a fadiga e saturação.

Criamos este guia levando em conta que estamos no trabalho a maior parte do dia. Sendo assim, irá ajudar a aumentar a produtividade no trabalho e melhorar a qualidade de vida.

Exercícios para aliviar dor nas costas

Vamos mostrar alguns exercícios que irá aliviar a dor nas costas:

PRIMEIRO EXERCÍCIO

Exercícios para aliviar dor nas costas

Para quem deseja aliviar a dor nas costas, muitos exercícios de alongamento podem ajudar a resolver o problema, e a nossa primeira dica é simples e super fácil para você fazer em casa. Para realizá-lo você deverá separar um colchonete e em seguida ficar deitada de barriga para cima. Feito isso, traga suas pernas, de modo que seus joelhos fiquem os mais próximos possíveis do peito. Permaneça na posição por dez segundos e repita por mais duas ou três vezes. E lembre-se: fique atento para que a sua coluna esteja ereta ao chão.

SEGUNDO EXERCÍCIO

Exercícios para aliviar dor nas costas 2

A ponte é um dos exercícios mais eficazes para promover o fortalecimento da região, então ele é ideal para quem está tratando a dor e precisa fortalecer o local para prevení-la futuramente. É muito simples: fique na posição de barriga para cima e levante o tronco, sempre prestando atenção na coluna, para que ela fique ereta. Você irá levantar e descer o tronco bem devagar, por dez vezes e ao longo do tempo pode ir aumentando a quantidade de repetições, conforme a sua evolução.

TERCEIRO EXERCÍCIO

Exercícios para aliviar dor nas costas

Para realizar o terceiro exercício, fique na posição de quatro apoios e em seguida, deite lentamente sobre seus pés, estendendo a sua coluna e seus braços de modo que fiquem o mais eretos possível. É só manter essa posição por no mínimo dez segundos, e repeti-la em três séries intervaladas.

QUARTO EXERCÍCIO

Exercícios para aliviar dor nas costas 4

O quarto exercício da lista, também ajuda a aliviar as dores nas costas através do alongamento profundo na região. Para fazê-lo, deite em um colchonete o improvise com uma toalha que você tiver na sua casa. Na posição de barriga para cima, estenda os braços, como mostra a figura acima, dobre as pernas juntando os joelhos e gire para um dos lados. Depois é só manter a posição por dez segundos e girar para o outro lado e mantê-la por mais dez segundos. O ideal é repetir o exercício por no mínimo três vezes de cada lado da perna.

QUINTO EXERCÍCIO

Exercícios para aliviar dor nas costas 5

O próximo exercício é para ajudar a fortalecer a região das costas, e também prevenir o agravamento da dor. Para realizá-lo, deite em um colchonete, com a barriga virada para baixo e em seguida, levante os braços e as pernas, de modo que não encostem mais no chão. Não precisa forçar a coluna para realizar o exercício, levante os membros só até onde a coluna se mantenha firme e ereta no chão.

SEXTO EXERCÍCIO

Exercícios para aliviar dor nas costas 6

Para o próximo exercício é necessário uma bola de Pilates, mas fique tranquilo que é acessório muito fácil de encontrar. Com a bola em mãos, você deverá apoiar o seu corpo sobre ela, como se fosse deitar, mas sempre mantendo a coluna ereta. Com as mãos na nuca e os pés bem estabilizado no chão, leve a costas para atrás lentamente e volte com cuidado, como mostra a figura anterior, e repita o movimento calmamente por dez vezes no mínimo.

SÉTIMO EXERCÍCIO

Exercícios para aliviar dor nas costas 7

O próximo exercício não requer atualização de nenhum acessório e por isso é muito simples.  Você precisará sentar no chão ou em um colchonete (escolha o lugar mais confortável para você) e deixar a pernas bem estendidas, de modo que as pontas dos pés fiquem voltadas para o teto. Em seguida você deve debruçar o seu tronco em cima de suas pernas até o máximo que suas mãos conseguirem tocarem nos pés e manter a posição por no mínimo dez segundos.

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OITAVO EXERCÍCIO

Exercícios para aliviar dor nas costas 8

Como mostra a figura, você pode adaptar o exercício de acordo com a sua capacidade. E o alongamento, além de ser bem simples é ótimo para quem sofre de dores nas costas. Primeiramente fique de pé e afastes as pernas, e tente encostar as pontas dos dedos no chão, permanecendo na posição por trinta segundos. Se desejar aumentar o nível de dificuldade do exercício, deixe as pernas alinhadas e juntas, tentando encostar as mãos nos calcanhares. E lembre-se: os joelhos devem estar estendidos durante o alongamento.

NONO EXERCÍCIO

Exercícios para aliviar dor nas costas 9

Para esse exercício, sente no chão e com a coluna ereta, abras as pernas e como mostra a figura acima, leve uma em direção as suas partes íntimas, mantendo a outra bem estendida. Logo depois, leve o seu tronco em direção a perna estendida e mantenha a posição por no mínimo trinta segundos, repetindo o exercício para o lado esquerdo, quanto para o direito.

DÉCIMO EXERCÍCIO

Exercícios para aliviar dor nas costas 10

O último exercício da nossa lista de dicas para quem sofre de dor nas costas e quer muito combater esse mal, também é super simples, não precisa de acessórios e você pode fazer em sua casa. Para realizá-lo, deite em um colchonete e com a posição de barriga para baixo, levante o tronco, como mostra a figura acima e com a cabeça mirando o teto, mantenha a posição por no mínimo trinta segundos. Se você desejar, pode repetir por duas ou três vezes o exercício.

O ideal é que você pratique tais exercícios até começar a sentir melhoras nas dores, e com o tempo, ir dando prioridade aos exercícios que fortalecem a região, para prevenir que elas não voltem. Se você desejar, também pode fazer algumas compressas mornas e deixar nas regiões que mais doem para aliviar o desconforto. Além disso, não esqueça que é muito importante consultar um médico, para que você saiba exatamente as causas dessas dores e encontre os tratamentos indicados para o seu caso. E procure um profissional em fisioterapia, que irá orientá-lo melhor sobre quais exercícios são mais indicados para o seu perfil.

Veja também este vídeo que ensina exercícios para aliviar as dores nas costas (6:13): 

Fontes:

http://www.webmd.com/back-pain/features/manage-low-back-pain-home


Equipe Biosom

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